Cerca de 30% dos trabalhadores que estão no setor de transporte fazem parte, exclusivamente, do grupo de entregadores que realizam os seus serviços conectando pessoas a produtos.
Mostrando cada vez mais como a categoria vem crescendo. Inclusive nos últimos anos, com as regras de distanciamento social, onde as pessoas tiveram que realizar grande parte dos seus pedidos através do delivery.
Para tentar compensar todo o esforço realizado em seu trabalho, os governos do mundo todo vêm lançando algumas iniciativas.
Entretanto, são poucas as pessoas que ainda conhecem o direito, levando continuarem sua vida sem aproveitá-los. Por isso, veja até o final nossa postagem e acabe de vez com as dúvidas.
O que são os auxílios?
Os auxílios são uma forma de prestar assistência imediata para um grupo da população que integra a nação e que esteja precisando de ajuda por um certo período.
Como por exemplo o auxílio emergencial, atacando principalmente as pessoas que estavam com dificuldades financeiras no período em que a pandemia estava no seu auge.
Uma das principais formas de se conseguirem mais auxílios para a população é fazendo a captação de mais impostos ou utilizando os que já são cobrados de maneira mais direcionada a certas situações.
Por isso, o papel do governo é extremamente importante nesse trajeto e ter uma atitude mais ativa sobre os representantes do povo pode trazer bons frutos a longo prazo.
Auxílio para entregadores com Covid? O que é?
Quando falamos em covid, muitas coisas vem à cabeça, entre elas, o grande impacto trazido em nossa rotina, sem contar os impactos econômicos e de vidas que foram ceifadas pela doença.
Para tentar diminuir os efeitos negativos, as empresas estão sendo obrigadas a fornecer ajuda para os seus trabalhadores que foram expostos à doença e agora precisam de um suporte para conseguir voltar ao normal.
Não podemos deixar de mencionar que tornou-se obrigatório o fornecimento de insumos que ajudam a diminuir a propagação do vírus entre as pessoas.
Quer conhecer de perto as determinações? Acompanhe as instruções que foram publicadas no Diário Oficial da União no dia 5 de Janeiro.
Como funciona o Auxílio Covid?
Segue como base as seguintes determinações:
- Auxílio financeiro: Sendo uma média dos 3 últimos meses de recebimento, os trabalhadores terão acesso a 15 dias de ajuda financeira, podendo ser prorrogado caso comprove por laudos a necessidade de reparar algumas sequelas.
- Seguro: O trânsito pode acontecer coisas inesperadas como os acidentes, assim, entra como garantia um seguro para proteção dos entregadores que cobre invalidez, morte e acidentes pessoais.
- Itens de segurança: Máscaras, álcool em gel e uma série de outros itens de proteção contra a Covid devem ser distribuídos sem nenhum custo incluído nos seus pagamentos.
- Higiene: Deverá ser fornecido também água potável e banheiro para que possam realizar as suas necessidades.
Por fim, para os trabalhadores que estão presentes em mais de um aplicativo, há a chance de receber seus benefícios em dobro.
Como solicitar o auxílio à entregadores?
Como já estão em vigor as novas orientações, você pode solicitar seu auxilio covid a qualquer momento que se fizer necessário.
Por serem empresas que atuam em grande maioria pela internet, é difícil achar um escritório por perto para enviar essa solicitação.
Mesmo que esteja próximo de você, as orientações são para escanear os laudos e todos os documentos comprobatórios que tiver e mandar através da própria plataforma. Ajudando também a diminuir a exposição de outras pessoas ao Covid.
Toda essa facilidade ajuda diretamente da a oportunidade dos trabalhadores se recuperarem com muito mais facilidade quando é fornecido ajuda no tempo certo.
O que fazer se não quiserem me fornecer?
Apesar de ser veiculado em diversas mídias, muitas empresas ainda aparecem céticas sobre as informações e não estão prestando o auxílio necessário a todos os entregadores.
Entretanto, é uma determinação, por isso, as empresas que descumprirem este acordo terão consequências administrativas.
Nas atuais circunstâncias, é realizada uma primeira advertência à instituição. Caso o problema persista, entre em ação a multa que pode bater os 5 mil reais.
No mais, nunca dispensa a atuação de um bom advogado em situações que você se sinta lesado.
Estes profissionais conseguem agilizar mais rapidamente as suas solicitações e oferecem planos, muitas vezes, acessíveis por grande parte das pessoas.
Outros direitos dos entregadores que você não conhece
Caso você esteja inscrito como Microempreendedor Individual,realizando as atividades como entregador e pagando as taxas mensais de direito, poderá ter alguns benefícios no futuro quando for solicitado como:
- Aposentadoria por idade.
- Auxílio-doença.
- Salário-maternidade.
- Pensão por morte.
- Aposentadoria por invalidez .
- Auxílio acidente.
Caso ainda não seja MEI, o portal do governo disponibiliza o site para você ter um CNPJ em poucos minutos. Há outra vertente de casos de pessoas que conseguiram colocar na justiça estas grandes corporações e receber direitos como se fosse uma carteira assinada como qualquer outro trabalhador.
Levando isso em consideração, nunca deixe de procurar seus direitos, afinal, você não é um crime solicitá-los.
Dicas para quem está pretendendo ser entregador
Para você que deseja entrar nesse mundo de entregas, aqui vai as melhores dicas para você enfrentar sua rotina:
- Crie o seu futuro: A intenção geral de se criar um MEI é para que no futuro, quando você precisar se aposentar por exemplo, o caminho seja muito mais simplificado.
- Veja os sinais que a moto dá: Com o uso constante, é natural o desgaste das peças que começam a diminuir sua eficácia, para evitar consequências no futuro, é sempre bom manter as revisões em dia.
- Pneus: Cair é um dos principais temores dos entregadores, assim, uma das maiores causas para isso acontecer são os pneus. Com isso em mente, sempre use o melhor possível para realizar as entregas.
Conclusão
A vida dos entregadores está sendo melhorada a partir das políticas públicas criadas nos últimos anos e pode ajudar a consolidar uma área tão importante que é a das entregas.
Além disso, a categoria tem uma atuação forte em relação a todos os seus parceiros e forma um grupo muito ativo na sociedade.
Ajudando a pressionar órgãos, instituições e pessoas a terem uma visão que seja a partir do seu dia-a-dia. Servindo de exemplo, em alguns casos para diversas outras categorias que também precisam de ajuda.
Agora, você tem o poder de ajudar outros entregadores a conhecerem mais sobre o auxílio covid, por isso, compartilhe nossa postagem em suas redes sociais.