Você sabe o que faz um despachante e qual é a sua utilidade? Se você ainda não conhece bem essa profissão, pode estar perdendo tempo, dinheiro e paciência de maneira desnecessária.

Talvez você até saiba o que é um despachante e o que ele faz, mas ainda acredita no mito de que eles servem apenas para o meio empresarial.

Esse e muitos outros mitos serão desvendados ao longo deste artigo, onde mostraremos que um despachante também pode ser extremamente útil para quem não empreende.

Lembre-se de que existe o Dia do Despachante, e isso não é por acaso. Esses profissionais são fundamentais para que a gestão financeira siga em perfeita ordem.

Qual a relação do despachante com as finanças?

Talvez, apenas pelo nome, você não consiga associar essa profissão com as finanças, mas tudo fica mais claro ao compreendermos seu funcionamento.

De maneira geral, o despachante atua como um facilitador, poupando tempo, e como tempo é dinheiro, também ajuda a economizar.

Contudo, a forma como os despachantes podem te fazer gastar menos vai além de meramente evitar a perda de tempo. Ao evitar problemas com burocracia, uma boa quantia pode ser economizada em certas operações.

Para facilitar o entendimento sobre essa profissão, separamos as duas principais áreas de atuação dos despachantes: o ramo pessoal e o empresarial.

Gestão nas finanças pessoais

Começaremos pelo uso mais curioso: a gestão de finanças pessoais. Normalmente, pensamos em um despachante para atuar em empresas, mas ele também pode ser uma ótima adição na sua vida financeira pessoal.

Um exemplo de como os despachantes podem te ajudar nas finanças pessoais é com os seus impostos.

Os despachantes auxiliam na papelada, garantindo que você não esqueça de declarar nenhum imposto, evitando multas enormes ou problemas com a malha fina.

Gestão em empresas

A gestão em empresas funciona de maneira semelhante à gestão de finanças pessoais, especialmente no tocante aos impostos que você precisa pagar.

Assim como você deve pagar impostos para manter seu empreendimento regularizado, a diferença está na quantidade e complexidade dos impostos.

Outro modo de atuação do despachante é no cuidado com suas licenças e autorizações, livrando-o da burocracia.

Quando negligenciadas, essas questões podem resultar em multas ou até mesmo no fechamento temporário ou definitivo da sua empresa.

Como surgiu o Dia do Despachante?

Com uma função tão útil quanto as mencionadas até agora, é fácil compreender o motivo pelo qual o Dia do Despachante existe.

Mas qual é a história por trás dessa data? Afinal, deve haver um motivo para o Dia do Despachante ser exatamente em 25 de setembro.

Assim como ocorre com muitas profissões que ganham um dia nacional comemorativo, o motivo é simples: trata-se da data de reconhecimento oficial da profissão.

O Dia do Despachante é celebrado em 25 de setembro, pois nessa data a profissão foi oficialmente reconhecida.

Qual dia é comemorado o Dia do Despachante?

Como mencionamos, o Dia do Despachante é comemorado anualmente em 25 de setembro, relembrando a importância desses profissionais.

Se você conhece alguém que trabalha como despachante, não se esqueça de parabenizá-lo neste dia especial.

Talvez você mesmo, que está lendo este artigo, seja um despachante. Nesse caso, adiantamos nossos parabéns!

Deixamos aqui nosso agradecimento a todos os profissionais que atuam como despachantes, livrando-nos da burocracia e de dores de cabeça desnecessárias.

Benefícios de contratar um despachante

Já que o Dia do Despachante está próximo, que tal aprender um pouco sobre os benefícios de contratar esses profissionais?

Talvez este seja o incentivo que faltava para você procurar um. Selecionamos quatro dos principais benefícios de contratar um despachante, mas existem muitos outros.

A seguir, você encontrará benefícios que servem tanto para o gerenciamento de finanças pessoais quanto para o de finanças empresariais.

Em cada caso, há pequenas adaptações, com uma ligeira diferença nas proporções dos serviços, o que influencia os valores cobrados.

Garantia de precisão

Você já declarou o Imposto de Renda por conta própria? Se já tentou fazer isso sozinho, certamente se viu em um dilema.

Se considerarmos as vezes em que tentamos lidar com nossas finanças pessoais, tudo se complica ainda mais quando se trata de finanças empresariais.

As finanças empresariais exigem um grau de seriedade completamente diferente, especialmente no tocante ao pagamento de impostos e funcionários.

Deixar esses serviços nas mãos de um despachante garante que você esteja sendo completamente preciso nos pagamentos.

Isso evita que você pague mais do que deveria ou deixe de pagar algo, o que poderia resultar em uma multa bastante cara.

Diga adeus às filas

Você gosta de enfrentar filas? Duvido muito. Os despachantes permitem que você evite uma série de filas para resolver problemas.

Muitas vezes, pequenos problemas financeiros, sejam eles pessoais ou empresariais, exigem que você passe horas esperando.

Que tal deixar o trabalho pesado para outra pessoa e apenas aguardar a resolução do problema? A resposta é simples.

Esse é um dos principais benefícios de ter um despachante de confiança ao seu lado: o imenso conforto de gerir suas finanças pessoais ou empresariais sem burocracia.

Acompanhamento dos processos

Mesmo que você não entregue todos os seus processos ao despachante, ele ainda pode ser bastante útil ao acompanhá-lo no que for possível.

Dessa maneira, você pode aprender de forma mais simples a lidar com suas finanças pessoais por conta própria, o que também se aplica ao seu empreendimento.

Por que sofrer para aprender tudo sozinho na base da tentativa e erro? Com um despachante, você terá os melhores companheiros ao seu lado.

Evite erros

Alguns erros podem ser um grande problema, especialmente se você é empreendedor, onde pequenos equívocos podem gerar multas enormes.

Ou, no caso de pagamento de funcionários, pode resultar em um processo trabalhista que você certamente gostaria de evitar por inúmeros motivos.

Os despachantes evitam que você se esqueça de algum imposto, deixe de pagar uma conta ou exclua algo do seu planejamento.

Conclusão

Se você ainda não tem o contato de um bom despachante, está perdendo tempo. Eles são importantes não só para quem possui uma grande empresa, mas também para quem precisa de ajuda com finanças pessoais.

Sente dificuldade em garantir que as contas do mês fechem no verde ou se está cansado de quebrar a cabeça com suas finanças pessoais?

Contratar um bom despachante pode ser a virada de chave que sua vida financeira tanto precisa para começar a fluir da melhor forma possível.