Você deve ter reparado que os preços cobrados no Brasil são bem altos.

É até bem comum que vejamos situações em que algumas pessoas preferem, inclusive, fazer compras no exterior para se livrar de preços abusivos praticados em território nacional.

Segundo pesquisas, de 30 países, o Brasil ocupa o 14º lugar no ranking dos lugares que mais cobram impostos.

Há uma estimativa de que brasileiros 153 dias por ano só para pagarem as taxas em todos os serviços e produtos que consomem.

Isso equivale a 12 meses. Já imaginou? Você trabalha quase metade do ano por conta dessa tributação. Para protestar contra essa situação, que impacta e muito a vida do consumidor e de todos os empresários, a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) criou o Dia Livre de Impostos.

Você sabia que essa data existia? Hoje iremos falar um pouco sobre essa temporada, o que precisa fazer para participar e quais os cuidados deve ter. Vamos lá?

O que é o Dia Livre de Impostos?

O Dia Livre de Impostos 2021 acontece a partir do dia 27 de maio e se estende até dia 02 de junho.

Essa data já está em sua 15ª edição e busca conscientizar governantes e a população sobre a alta carga tributária do nosso país.

Organizada pela CDL Jovem, a empreitada conta com o apoio de mais de 2095 lojas e os descontos podem chegar a até 70%.

Veja alguns setores que fazem parte dessa iniciativa:

  • Farmácias;
  • Óticas;
  • Lojas de vestuário e sapatos;
  • Cosméticos e perfumarias.

Esses são apenas alguns exemplos, há muitas áreas que participam do Dia Livre de Impostos 2021.

Além disso, é importante saber que ele acontece em 25 estados do Brasil e em mais de 250 cidades. Os descontos valem tanto para as compras presenciais quanto as online.

Alguns cuidados

A ideia de poder comprar mercadorias dos mais variados tipos é muito tentadora, mas é preciso tomar alguns cuidados para não comprometer sua situação financeira no Dia Livre de Impostos 2021.

Às vezes, por saber que haverá descontos, pode ser que você fique ansioso e o espírito consumista tome conta. Calma lá, vamos ter cautela.

Separamos algumas dicas importantes para que você aproveite esse dia (ou dias a depender do lojista). Assim, você vai sair ganhando com a retirada da tributação abusiva.

Pense no que você precisa

Vamos lá, não é porque um produto está com desconto que você precisa comprá-lo. Cheque bem se você já tinha um produto em mente.

Não se deixe seduzir pelas ofertas, compre aquilo que realmente você necessita ou que já estava pensando em comprar em algum momento no futuro.

Cheque seu orçamento

Depois de avaliar a sua real necessidade, é o momento de verificar se uma compra de um produto cabe em seu orçamento.

Veja se há um dinheiro reservado para isso e faça sua compra à vista, caso já tenha se planejado.

Se for parcelar no cartão de crédito, é importante perceber como as prestações vão se encaixar no seu orçamento.

O intuito do Dia Livre de Impostos 2021 é protestar sobre a alta taxa de impostos brasileira, não fazer você comprar desenfreado e prejudicar sua vida financeira.

Relaxa, que Black Friday é só em novembro (até nesse dia é preciso ter muito cuidado com o orçamento).

Avalie o desconto

O Dia Livre de Impostos é uma iniciativa muito interessante feita pela CDL Jovem, sem sombra de dúvidas.

Mas nem sempre podemos contar que realmente todos os lojistas estão retirando os impostos ou só estão fazendo uma estratégia de marketing.

Se o produto que você irá comprar já está na sua lista de necessidades ou desejos, você já deve saber mais ou menos qual é o preço dele.

Por isso, você já tem uma estimativa de quanto gastaria e com isso saberá avaliar com consciência se aquele desconto vale realmente a pena.

Assim, a dica anterior de escolher apenas o que você precisa fica cada vez mais importante. Pois se você se deixar levar pela ideia de promoção e/ou desconto, pode ser que você compre gato por lebre. Então, o ideal é que você avalie a compra com muita cautela.

Compare

Essa dica vale para qualquer compra, não só para o Dia Livre de Impostos 2021. É fundamental que você pesquise o local que possui o preço mais vantajoso.

Não entre e compre de cara, pesquise os preços oferecidos pelos lojistas e escolha o que está com o valor mais vantajoso ou com as condições de pagamento mais adequadas àquilo que seu orçamento permite.

Como comprar

O ideal é fazer compras à vista, mas se não for possível, use o cartão de crédito. A opção de crédito é ideal principalmente nas compras pela internet.

Você poderá acompanhar a compra pelos e-mail enviados pela empresa, verificando os valores, a aprovação da compra e o prazo de entrega. Assim, você fica mais resguardado caso haja algum problema.

Mas fique tranquilo, pois os lojistas credenciados possuem boa reputação.

Como participar do Dia Livre de Impostos 2021

Participar do Dia Livre de Impostos 2021 é super simples. Os descontos já estão fixados nas lojas, tanto online quanto físicas. Como dissemos, é importante que você tome cuidado.

Por isso, o ideal é consultar as lojas participantes no site da iniciativa.

Não é necessário que o consumidor faça um cadastro ou coisa do tipo. É só consultar quem está participando e efetuar sua compra sem a taxação juntamente à empresa escolhida.

Conclusão

O Dia Livre de Impostos 2021 é uma iniciativa da CDL Jovem que busca protestar contra as altas taxas de impostos cobradas no Brasil.

Os lojistas participantes estão presentes em todo território brasileiro em lojas físicas e virtuais também.

Os descontos podem chegar a até 70%, o que pode ser muito vantajoso, desde que você siga as nossas dicas. Não se prejudique, faça boas escolhas, feche um bom negócio, tudo isso sem afetar sua vida financeira.

Consulte as lojas participantes no site do projeto e não deixe de comparar os preços, ok?

Nos vemos no próximo conteúdo. Boas e conscientes compras!