Conseguir comprar aquilo que deseja é muito bom. Temos todo o direito de ter aquilo que gostaríamos, sem sombra de dúvidas. Porém, essa boa sensação deve permanecer, sem ser substituída por outras questões e sentimentos, concorda?

Algumas pessoas acabam por comprar de forma impulsiva e depois do bem-estar gerado pelo produto ou serviço, em alguns casos, podem se sentir lesadas ou arrependidas.

Isso acontece porque nós podemos tanto nos deixar levar pelas emoções ou cair em estratégias de marketing que se aproveitam de situações de vulnerabilidade, seja de sentimentos ou de conhecimento.

Por isso, é bom ficar atento antes de consumir. Para que você consiga se preparar e não ser enganado na hora das compras, separamos algumas dicas para te ajudar.

Se você decidir segui-las, temos certeza que não vai bater nenhum arrependimento depois. Vamos lá?

Primeiro passo: checar o orçamento

Muitas vezes, nos vemos tentados a comprar e acabamos adquirindo algo sem pensar se cabe em nosso bolso. A educação financeira passa por ter um planejamento.

Por isso, não deixe de colocar tudo na ponta do lápis. Assim, você evita cair em tentações que podem comprometer seu orçamento e te deixar endividado. Por isso, é bom checar o seu balanço financeiro antes de fazer qualquer compra.

Vamos listar alguns passos simples para você começar.

  • Faça um levantamento de tudo que ganha;
  • Defina os seus gastos: contas fixas como água, luz, aluguel, etc. e as eventuais, como medicamentos e roupas;
  • Compare e veja se os gastos são compatíveis com a sua renda;
  • Revise o orçamento para ver se é possível fazer cortes se eles forem necessários;
  • Não deixe de incluir contas parceladas no cartão de crédito;
  • Guarde parte do dinheiro para montar sua reserva de emergência.

Esses foram passos simples, mas você pode se aprofundar um pouco mais, conhecendo as etapas do planejamento financeiro pessoal e do familiar em nosso site.

Você realmente precisa?

Tudo bem, nem tudo na vida deve ser questão de atender as necessidades básicas. Nós concordamos com você em gênero, número e grau.

Se sentir bem consigo mesmo, se divertir, entre outras coisas é muito importante para nos mantermos com o psicológico em ordem.

Mas ainda que precisemos de outras coisas, é preciso ter cautela. Como diria aquela passagem da bíblia: tudo me é lícito, mas nem tudo me convém.

Pode ser que seja uma boa experiência ter um produto novo, mas pense bem se é realmente o momento. Não troque o prazer imediato da compra pela tranquilidade da vida financeira em dia.

Essa é uma das dicas para não ser enganado na hora das compras mais importantes.

Pense bem, se você estiver em uma loja, é papel do vendedor te convencer a levar um produto. Ele tá certíssimo, é o trabalho dele. Mas você deve estar bem firme em seu propósito para não exagerar e comprar mais do que o necessário.

Pesquise o preço

Ok, se você está nesse passo já deve estar decidido a fazer sua compra. Esperamos que você tenha checado o orçamento e verificado se você realmente daquilo que irá comprar. Se você seguiu tudo certinho, vamos para o shopping (ou para loja online ou física).

Pera! Ainda não! Você precisa fazer uma pesquisa de preço. É muito importante verificar as condições que os concorrentes podem oferecer. Assim, você fecha o melhor negócio possível, pode até, se der sorte, pegar uma promoção em algum lugar (estamos na torcida!).

Você pode pesquisar o preço na internet em diversas lojas online ou até mesmo ligar para pontos de venda física ou visitá-los para checar quanto o produto ou serviço que você deseja está custando no lugar.

Outra solução muito interessante é procurar a variação de preços nos últimos tempos. Sites como o Zoom e o próprio Google Compras têm essa função.

Assim, você evita cair no conto da oferta imperdível, que na verdade você pode perder e ainda conseguir outra coisa melhor.

Segurança

É muito importante checar o preço, como dissemos. Mas, quando falamos de dicas para não ser enganado na hora das compras, é muito importante levar em conta a segurança.

Em lojas físicas é importante verificar a procedência e qualidade do produto para não comprar gato por lebre.

Já nas lojas online, além de checar a qualidade do que é oferecido, é importante checar se o site é seguro. Isso você identifica pelo endereço e se ele tem aquele cadeado logo do lado, por exemplo.

Desconfie de ofertas muito absurdas, com preços demasiadamente diferentes dos concorrentes.

O “9” e seu poder de persuasão

Vamos esclarecer uma coisa muito importante, você precisa muito saber disso para não ser enganado na hora das compras.

Há campanhas de marketing e publicidade que buscam criar um senso de que o preço é irresistível, imperdível. Uma dessas estratégias é a do 9.

Sabe aquele preço 0,99 centavos, que podia ser 1 real, mas como não é gera uma sensação de que o preço está muito baixo. Funciona como um gatilho para compra.

Você até viu em algum outro lugar uma bolsa, por exemplo, que custa 100 reais e decidiu que não era o momento de comprar.

Mas ao ver o mesmo produto por 99 (ou 99,99), seu olho pode brilhar e você pode cair no conto do 9. Cuidado, pois é uma estratégia muito usada.

Valor da prestação ou valor diluído

Um celular que custa 3 mil reais parece muito caro, mas um celular que custa 125 reais mensais parece um pouco mais plausível para você?

Ou por exemplo uma assinatura de uma revista que custa um real (ou um cafezinho por dia), mas que no final acaba custando 365 reais.

Essas são estratégias para que o valor não te assuste, com ele assim diluído fica bem mais fácil de te convencer.

Preste atenção nessa estratégia, você pode acabar sendo enganado sem nem perceber.

Conclusão

No post de hoje, você conferiu algumas dicas para não ser enganado na hora das compras. Esperamos que esse conteúdo seja muito útil no seu dia a dia e te ajude bastante.

Deixe sua dúvida ou nos conte se você já caiu em alguma dessas armadilhas?

Até a próxima!