A Black Friday 2021 está chegando, para todo lojista é importante saber como se preparar para garantir a maximização das vendas e assim, aumentar os lucros. Desde o início da Black Friday no Brasil, tem atraído cada vez mais pessoas interessadas em seus descontos. Não deixe de seguir as nossas dicas nessa Black friday!
E mesmo que no início, tenha ocorrido muitos problemas com fraudes, hoje em dia é totalmente seguro e a grande maioria das pessoas sabem disso. Entretanto, sempre vale conferir a validade do site que você está comprando.
Por isso, é tão importante os lojistas saberem como preparar suas lojas, sejam elas físicas ou digitais. Para que o cliente sinta-se confiante em fazer negócio e retorne sempre que necessário.
Abaixo, nós trouxemos para você um conteúdo, para ajudar as pessoas interessadas em maximizar suas vendas durante a Black Friday, e garantir futuros retornos de clientes fidelizados. Confira:
Dicas para se preparar para a Black Friday
1. Pense na experiência do cliente
Em primeiro lugar, procure considerar o que o cliente está procurando neste dia. Ou seja, obter vantagens através de promoções incríveis que não acontecem sempre.
Portanto, entregue isso a ele. Crie ofertas que realmente são atrativas, que encham os olhos dos clientes e marcam sua experiência com o evento em sua loja.
Procure se lembrar que as pessoas já tiveram experiências ruins durante outras Black Friday’s. Lembre-se que o evento já foi apelidado de Black Fraude, no passado e você não quer fazer parte desta lembrança.
Tenha em mente, que a experiência positiva do consumidor em sua loja, pode fazer com que ele retorne em momento posterior. E mais, pode ser que ele faça o marketing boca a boca por você. Por isso, vale muito a pena investir na experiência do cliente.
Entretanto, não é apenas o preço que está ligado à experiência positiva de compra. Mas, sim, a união entre preço, produto e atendimento. E se a loja for online, acrescente ainda o atendimento digital, velocidade e usabilidade do site.
Por último, é importante organizar toda sua estrutura para atender a todas as demandas que possam aparecer. Lembre-se de facilitar o processo de compras, pois 74% dos clientes acabam mudando de ideia, se encontrarem muita dificuldade em realizar a compra.
2. Trabalhe seu atendimento em mais de um canal de comunicação
Vivemos um momento onde a internet faz parte de nossas vidas. Por isso, você deve abraçar o mundo digital e começar a pensar em mais de um único canal de comunicação.
Clientes gostam de poder encontrar além do endereço, número de telefone, Whatsapp, chat, email e redes sociais.
Por mais que um cliente não use a internet para fazer compras, é provável que utilize ao menos para encontrar informações para entrar em contato. Por tanto, facilite esse acesso e crie mais de um canal de atendimento.
Tenha presença digital total em sua empresa, e esteja preparado para responder. Clientes possuem dúvidas, querem saber de preços, querem saber de produtos, querem saber de tudo um pouco, e você precisa ter alguém para responder.
3. Treine seus colaboradores
Antes de mais nada, prepare sua equipe para que estejam prontos para a Black Friday. Efetue de antemão, treinamentos para que todos saibam o que deve ser feito. Indiferente de que maneira seja o seu negócio (digital ou físico).
Nesse sentido, é muito importante preparar seus colaboradores para dar conta da demanda, e entregar um atendimento que seja empático, humanizado, eficiente, ágil e personalizado.
4. Honestidade sempre
Procure ser honesto com seus clientes, e não tente dar desculpas. Os clientes de hoje em dia possuem amplo acesso às informações, e são totalmente ligados a tudo o que acontece. E conseguem comparar os preços antes de chegar até você.
Por isso, seja transparente e honesto. Prepare promoções de verdade e não tente fazer afirmações como, ‘meu preço é o melhor’. O cliente sabe a verdade.
5. Planeje-se para o evento
O planejamento é um dos pontos mais importantes durante a preparação para a Black Friday. Pois, é nesse momento que você como lojista garante que tudo estará pronto para receber seus clientes.
Em primeiro lugar, garanta que sua loja terá os devidos produtos para ofertá-los. Além disso, em caso de lojas físicas, é importante garantir o quadro de funcionários no dia do evento.
Também é necessário investir em alguns detalhes com antecedência como:
- Trabalhe bem a divulgação de seus produtos e/ou serviços;
- Faça campanhas de marketing. Isso faz toda a diferença;
- Ative a curiosidade e crie expectativas em seus clientes.
Por fim, não deixe de preparar seus colaboradores, treinando-os para oferecer o melhor serviço possível. E prepare sua infraestrutura para receber o número crescente de clientes, sejam eles em loja física ou digital.
Por falar em loja digital, garanta que o seu site está tudo nos conformes, e que o servidor irá dar conta do aumento considerável de acessos. Pois, ninguém gosta de ficar travado no congestionamento de um site.
Qual é a importância de saber se preparar para a Black Friday para as empresas?
Em primeiro lugar, podemos citar que a principal importância para as empresas é aquecer o mercado de vendas no final do ano. Sem falar que a Black Friday é o evento que marca as vendas de final de ano, como o Natal.
Além disso, o evento oportuniza as empresas a atraírem consumidores novos e fidelizar os que já se encontram na carteira de clientes. Gostou das nossas dicas sobre a Black Friday ? Continue nos seguindo e não deixe de compartilhar com os amigos!