Você já ouviu falar na estratégia do Dropshipping? Caso não, saiba que se você pretende começar um negócio e contar com baixo custo de investimento, o dropshipping pode ser a opção ideal para você!
Isso se deve ao fato que ao trabalhar por meio dessa estratégia, você precisa apenas focar no marketing. Ou seja, o envio e a produção ficam por conta do fornecedor original do produto. Desta forma também é muito mais fácil conseguir expandir os seus negócios e trabalhar atendendo o público no exterior também.
Mas vamos descobrir mais um pouco sobre como funciona esse método de venda e por que ele pode ser muito atrativo para algumas pessoas?
O que é dropshipping?
Basicamente, se precisarmos resumir, podemos dizer que praticar o dropshipping é vender produtos de outra empresa. Desta forma, você e a sua empresa atuam como uma espécie de intermediário. Justamente por esse motivo, você consegue trabalhar sem a necessidade de possuir um estoque ou fazer um investimento muito alto em produtos.
Sendo assim, esse sistema possui muita procura por pessoas que não têm muito tempo para investir no negócio. Assim, consegue deixar os processos de produção, reserva e entrega do produto para o fornecedor. O que faz com que seja muito mais fácil direcionar o seu tempo para questões relacionadas ao marketing e vendas do produto.
Ou seja, a sua loja irá funcionar como uma vitrine de outras lojas. Pois o estoque será sempre de outras empresas e você apenas demonstrará e venderá o produto, de forma a obter o seu lucro.
Essa estratégia geralmente é muito utilizada por pessoas que não querem investir muito dinheiro para começar uma empresa. Como por exemplo, pessoas que já têm um E-commerce e desejam ampliar o seus lucros de faturamento.
Quais problemas o dropshipping evita?
É importante saber que existem dois problemas enfrentados por empreendedores que o sistema de Dropshipping pode evitar. Sendo assim, vamos descobrir mais sobre quais são os problemas!
O primeiro deles é a falta de produtos em estoque, que a maior parte dos empreendedores já se deparou. Desta forma, ao trabalhar com o dropshipping, você contará com o estoque do fornecedor. Que geralmente é o próprio fabricante. O que torna muito mais difícil faltar estoque na hora de vender, né?
Pois sabemos que muitos clientes precisam do produto e quando não encontram com você, recorrem a outros fornecedores. E isso pode ser muito prejudicial para as suas vendas e consequentemente o seu retorno financeiro.
Por outro lado, o contrário também pode ser um problema. Ou seja, caso você possua um excesso de itens armazenados em seu estoque físico. Isso pode representar que o seu capital de giro está estagnado. E com o investimento parado, você não consegue movimentar o dinheiro utilizando a quantia que está parada para pagar contas e fazer outras melhorias.
Sendo assim, quando você trabalha com o sistema de graça você não possui estoque, o que pode facilitar na hora de pagar as contas. Afinal, você só irá trabalhar com aquilo que o fornecedor possui, sem precisar tirar algum dinheiro do seu próprio bolso.
Por fim, também é possível reduzir os custos com mão de obra, pois você não precisará de funcionários para realizar envios e produzir pedidos, o que também pode representar uma economia significativa!
Dropshipping: como funciona?
Conforme a tradução do próprio termo, dropshipping significa em tradução literal: “livre de remessa”. Ou seja, o seu negócio estará livre de todas aquelas taxas e burocracias que envolvem o envio dos produtos, de fato.
Por esse motivo, o dropshipping funciona de maneira bem simples, e vamos te contar agora mesmo! Primeiramente, é importante saber que você também terá uma empresa. Por isso é importante que você crie uma loja virtual e adeque a sua loja para trabalhar com esse sistema de envio. Se preocupe em oferecer um site intuitivo e com bom design.
Sendo assim, como você não precisará focar na produção e envio, é necessário colocar em prática uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo. Pois é dessa maneira que você conseguirá atrair mais público por meio do funil de vendas, o que gera em um retorno financeiro muito melhor!
Agora você precisará decidir qual produto vender e encontrar um fornecedor confiável para realizar os envios para você. Caso já tenha um fornecedor, basta entrar em contato com ele e passar as informações necessárias. Para que assim os produtos sejam enviados da maneira correta e contando com as características corretas.
Por fim, como a venda foi feita por você, o seu cliente irá pagar o produto a você. E cabe a você repassar parte do valor para o fornecedor, ficando então com o seu lucro em mãos.
Vantagens do dropshipping
Como falamos anteriormente, esse modelo de trabalho cresceu bastante nos últimos anos. E isso se deve ao fato de que ele apresenta vantagens para os usuários, vamos descobrir quais são elas?
Primeiramente, em relação ao capital investido. É importante saber que você só precisará se preocupar em investir em marketing de conteúdo, todo o restante do processo é de responsabilidade do fornecedor. Então para pessoas que desejam trabalhar com um baixo investimento de capital, pode ser uma boa pedida!
Uma outra vantagem está no fato de que você pode começar de maneira imediata. Afinal, não é necessário aguardar até que o estoque esteja pronto para começar a vender. Basta preparar a plataforma, adequar para a compra, escolher o fornecedor e começar a vender!
Para as pessoas que não abrem mão de trabalhar no conforto de casa, o dropshipping é ideal. Pois você não precisará ter estoque em mãos e nem um local físico para atendimento. Precisa apenas de um computador e um contato direto com o fornecedor. O que também é efetivo na redução de custos.
Afinal, aluguel, conta de luz, gestão de estoque e outros custos fixos podem afetar negativamente o seu lucro final e acabar atrasando um pouco mais o retorno financeiro do investimento.
Por fim, podemos notar que esse sistema é sim vantajoso para as pessoas que desejam trabalhar sem ter estoque. No entanto, é primordial escolher um fornecedor de confiança e investir em marketing de qualidade para que a estratégia funcione.