O Ebitda é uma das formas de se calcular os juros sobre capital e ajuda várias empresas, pessoas e uma série de investidores a tomarem suas decisões.
Entretanto, se feita da maneira errada ou com interpretação ruim, pode levar a consequências negativas no futuro.
Nesse sentido, para se prevenir quanto a isso, veja a seguir, as principais informações que você precisa conhecer sobre o cálculo do Ebitda.
O que é o Ebitda?
Ebitda vem do inglês para demonstrar os “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”.
Na tradução, tem como interpretação “Lajida”, mas como é algo muito difícil de ser pronunciado, o Ebitda ficou mais popular com o passar do tempo.
Esse termo tem como principal missão, dar recursos sólidos sobre o demonstrativo de resultados das corporações.
Assim, é uma das formas das pessoas conhecerem a fundo a saúde financeira das empresas através do cálculo do Ebitda.
Sendo necessário realizar a compensação da depreciação com o passar do tempo, porque os produtos precisam ser substituídos.
Não é necessariamente uma despesa de caixa, mas é uma média de gastos por balanço de uma reserva mensal.
Como funciona o Ebitda?
O Ebitda vem a partir do cálculo de do lucro operacional antes do imposto de renda e receitas da empresa sobre as despesas, depreciações e amortizações somadas.
Por isso, não é um processo simples e deve ser feito de uma maneira automatizada para que até mesmo pequenas empresas possam compreender.
Vale ressaltar que o cálculo do Ebitda não é uma geração de caixa, porque depende da relação entre os clientes e fornecedores.
Pois, se as vendas forem futuras, há um consumo de caixa imediato, gerando um grande ebitda, mas a empresa será remunerada apenas depois do pagamento dos clientes.
E, apesar de ser um cálculo muito simples e que qualquer empresa possa fazer, muitas pessoas têm dificuldade em entender suas principais características.
Quais as características do Ebitda?
Para começar a entender se você precisa ou não aplicar o cálculo do Ebitda, é preciso ir a fundo nas principais características desse cálculo.
Dessa forma, podemos mencionar os principais pontos positivos que o Ebitda podemos mencionar:
- Oferece informações comparativas: Como toda fórmula matemática, é um instrumento mais fiel à realidade e pode ser usado para diversas comparações e melhorias a serem implementadas nas empresas.
- Consegue verificar a produtividade de uma empresa: Um grande desafio das empresas é saber quanto realmente ela está produzindo para a tomada de decisões de investimentos e com o
- Ebitda, você consegue ter bons resultados.
Essas são as provas que o ebitda é sempre utilizado em grande maioria dos casos Por que é necessário aproveitar a grande parte de suas vantagens.
O que torna o Ebitda um cálculo importante?
Levar em consideração apenas as características do Ebitda é um primeiro passo, o segundo é entender a real importância para uma empresa, veja:
Um dos principais indicadores
Mesmo com várias métricas existindo, o Ebitda é um dos mais utilizados e precisam ser conhecidos pela gestão da empresa.
Simplicidade
Com poucos passos, o contador conseguirá informar o cálculo do Ebitda da empresa em questão.
Métrica para o investidor
O investidor, apesar de não ser a cara da instituição, tem um papel fundamental que é o financiamento das operações que tem como base o cálculo do Ebitda.
Como calcular o Ebitda?
Para conseguir realizar o cálculo do Ebitda é muito simples, basta seguir os próximos passos:
- Encontre o lucro operacional da empresa;
- Adicione as depreciações e amortizações;
- Em seguida, também some as despesas financeiras e variações cambiais;
- Subtraia o resultado das receitas financeiras;
- Pronto, o resultado é o cálculo do Ebitda;
- Para encontrar a margem Ebitda líquida, você precisará subtrair as receitas líquidas das empresas com o resultado encontrado anteriormente.
Depois de entender como é o fluxo das contas, comece treinando em situações fantasiosas.
Isso impede você de cometer grandes erros quando chegar a implementar em alguma empresa que precise dos resultados.
Quais possíveis problemas o Ebitda pode causar?
Como Nenhuma ferramenta é perfeita você precisa entender alguns problemas que você pode enfrentar ao utilizar o cálculo do ebitda, veja:
Não mostra o fluxo de caixa
Apesar de utilizar muitas informações da empresa, ter como base apenas o ebitda pode deixar seu pensamento limitado.
Isso porque o resultado não mostra o fluxo de caixa real da empresa e isso pode ser um problema para muitos investidores que querem uma solução rentável.
Restrito
Um dos grandes problemas vistos no cálculo do Ebitda é que ele se torna restrito em algumas ocasiões importantes.
Podendo ser uma situação que precise de ajustes para continuar operando ou será substituído por outras formas de cálculo.
Limitado
Como já é pré-determinado o que você precisa fazer e o que precisa ser coletado das empresas, o seu cálculo é bem limitado.
Sendo um problema para empresas que analisam diversas outras formas de cálculo e depende de uma boa integração interna para ser um sucesso.
Usar o Ebitda realmente vale a pena?
Problemas que envolvem o ebitda podem aparecer e isso é normal para qualquer metodologia de cálculo.
Isso porque você sempre vai ter problemas que não dá para solucionar de uma única maneira.
Por isso é preciso entender o momento que você está vivendo na empresa e se o ebitda pode contribuir para um pouco de sucesso a mais.
Afinal como toda ferramenta é sempre uma pequena parte de um todo que precisa ser organizado para trabalhar em conjunto.
Assim você não precisa sempre estar determinado pela fórmula mas pelo momento vivido empresarialmente ou como investidor.
Conclusão
Depois de terminar de ler todo o texto, perceberá que o seu conhecimento sobre Ebitda ficou muito mais completo e simples de ser compreendido.
Nesse sentido, você consegue ajudar mais pessoas a entenderem esta métrica empresarial compartilhando a publicação em suas redes sociais.