Não dá para negar que o dia 25 de Dezembro é uma das datas comemorativas que mais alegram adultos e crianças.
E com a empolgação das celebrações os gastos podem se multiplicar, porém, existem dicas valiosas para economizar no Natal.
Se a sua intenção é aproveitar muito o Natal realizando compras, esse artigo será de grande utilidade!
Conheça agora as melhores 10 dicas para economizar muito durante a melhor época do ano.
1. Decida quanto pode gastar
Antes de ir às compras estabeleça um orçamento, deixar pré-definido o valor que você pode usar é muito importante para economizar.
E para atingir o principal objetivo que é não se enrolar em dívidas com valores altos, é preciso reavaliar algumas atitudes.
Pode parecer chato, mas uma organização financeira antes de realizar qualquer compra é o primeiro passo para não gastar muito com as compras e os presentes de Natal.
Continue lendo, garanto que vai valer muito a pena!
2. Faça uma lista de presentes
Agora que você já priorizou o seu orçamento, é hora de criar uma lista do que será comprado, escreva na lista tudo, entre presentes, roupas que você e sua família irão usar.
Mas não se esqueça de fazer uma lista por categoria, e de preferência não saia para comprar todos os itens de uma única vez, fazer compras no Natal pode ser muito cansativo.
Tentar comprar tudo ao mesmo tempo pode te levar ao erro. E não queremos que você ultrapasse o seu orçamento, correto?
3. Utilize um aplicativo de controle financeiro
Ter controle e organização sobre suas finanças é uma das melhores formas de economizar dinheiro, diversos aplicativos podem ser usados de forma gratuita para te auxiliar com o seu orçamento pessoal.
Como por exemplo, Minhas Economias, Orçamento Fácil, 1 Money, Money Manager e o Mobills, e o melhor, você não precisa pagar nada para usar qualquer um desses aplicativos.
4. Não deixe para a última hora para economizar no Natal
Deixar para comprar os itens da sua lista na última hora é sempre um problema, principalmente em datas comemorativas onde o fluxo de consumidores é bem maior.
Sendo assim, para evitar filas gigantescas e a falta do produto que você precisa, antecipe a compra de tudo o que puder, essa é uma dica valiosa para economizar no Natal.
5. Aproveite as ofertas de janeiro
Se for possível, aguarde a virada do ano para comprar presentes com valores acima do que você gostaria de pagar.
Em Dezembro os valores costumam ser bem mais altos do que durante os outros meses do ano.
Em Janeiro, tudo que ficou “encalhado” durante as vendas do Natal podem ser vistos com preços bem menores, o que obviamente agrada o bolso de muitos consumidores.
6. Evite comprar apenas em shoppings
Shoppings são conhecidos por oferecerem uma variedade grande de lojas com diversos segmentos.
Entretanto, escolher o shopping como o único local de compra não é nada vantajoso para quem deseja economizar no Natal.
Shoppings oferecem conforto e comodidade, o que não é uma coincidência, tudo é minimamente calculado para que o consumidor gaste mais dinheiro do que deveria durante o seu passeio.
7. Pesquise para economizar no Natal
Fazer pesquisas e comparar preços nunca é demais, o que muitos acham cafona, pode ser a grande solução para economizar durante o Natal.
Principalmente se sua lista de compras for extensa, então não se envergonhe de realizar pesquisas e não se intimide por vendedores sedentos em bater as metas.
Procure sempre pelo melhor preço antes de finalizar qualquer compra e encontre a economia que tanto deseja!
8. Não caia nas tentações de fim de ano
Se o seu orçamento já foi pré-estabelecido e sua lista de compras já está pronta, não caia nas tentações que irão aparecer no seu caminho.
Elas serão muitas, e eu posso garantir! Mas se o seu foco é economizar durante o Natal, você precisa dizer não a todas elas.
Mantenha o seu foco, e não ultrapasse o orçamento que já foi definido!
9. Tente pagar à vista para economizar no Natal
Preste atenção ao usar o cartão de crédito, principalmente para o parcelamento de compras, o que parece ser uma opção mais viável e mais em conta, pode se tornar o seu pior pesadelo.
Ao realizar as compras de Natal, aproveite para pagar o que puder à vista, além de aproveitar descontos pelo pagamento à vista, as chances de se endividar a longo prazo são bem menores.
10. Evite levar crianças durante as compras
Não temos absolutamente nada contra crianças, pelo contrário, amamos todas elas! Mas precisamos concordar que, crianças amam pedir tudo que é chamativo e atraente para elas durante as compras.
Ou seja, os planos de economizar durante o Natal podem acabar indo pelo ralo!