Segundo dados do Sebrae, 7% de todos os empreendedores são compostos por pessoas na terceira idade. Apesar de serem minoria nesse sentido, quando o assunto é empregabilidade são os que mais ofertam posições de trabalho.

Há várias razões para essa faixa etária ainda ser minoria, entre elas, a falta de conteúdo específico para lidar com o empreendedorismo na terceira idade.

Contribuindo para a desmotivação e o insucesso daqueles que estão começando a tentar iniciar uma nova fonte de renda.

Para ajudar a aumentar as estatísticas, criamos um guia completo para você empreender e não ficar de fora dessa nova realidade, veja!

O que é empreendedorismo?

Empreender é quase uma filosofia aplicada aos negócios, pois, é a partir de oportunidades em um determinado setor que as pessoas reúnem esforços para oferecer soluções úteis e práticas para os futuros consumidores.

Levando a perceber que empreender não é uma habilidade única, mas um conjunto delas que trabalham harmonicamente para tirar uma ideia do papel, colocar em prática e fazer essa prática melhorar com o passar do tempo. Há diversos motivos que levam as pessoas na terceira idade a empreender, entre eles vamos destacar:

  • Complementação da aposentadoria: O valor da aposentadoria muitas vezes não consegue ser suficiente para algumas despesas.
  • Necessidade de uma renda: nem todos conseguem estar segurados pelo INSS depois de anos trabalhando, por isso, empreender se torna a única solução viável para ter um mínimo de padrão de vida.
  • Dívidas: Aliviar as dívidas ajuda a ter mais poder de compra mensalmente e ainda ter mais crédito no mercado para contratar outros empréstimos etc.
  • Alcance de metas: Muitas vezes temos sonhos de criança que ainda não realizamos, com o empreendedorismo é um meio de buscá-lo.
  • Finalmente fazer o que gosta: Depois de anos na mesma empresa ou na mesma posição, é possível ter um tempo para se dedicar ao que sempre sonhou fazer.

Posso ganhar dinheiro mesmo aposentado?

Com exceção dos casos que envolvem a aposentadoria por invalidez, é possível sim empreender e ainda estar aposentado ao mesmo tempo.

Mas, independente do que vá fazer, sempre tenha um médico acompanhando, mesmo com um histórico de atleta, as atividades consomem muito da saúde do corpo e podem acabar comprometendo algumas áreas da nossa vida.

Isso é um trabalho em conjunto também com uma nutricionista, que irá indicar para você as melhores dietas para a rotina que começará a ser muito mais rápida como empreendedor.

Evitando assim, a ingestão de alimentos maléficos ao organismo, podendo impactar diretamente na pressão, disposição durante o dia, entre outros.

12 melhores ideias de negócios para a terceira idade

  • Alugue imóveis: Mais do que acumular poeira, alugando seus imóveis você consegue ganhar uma boa renda no final do mês.
  • Palestras: Não é preciso ganhar prêmio Nobel para dar palestra, com toda a sua trajetória de vida é possível inspirar pessoas e ainda conseguir um bom retorno financeiro.
  • Mentorias: Um mentor é diferente de um simples professor, afinal, o mentor irá analisar todas as circunstâncias que o mentorado está envolvido e criar um plano de ação personalizado e que facilite o sucesso pessoal.
  • Aulas particulares: Procure ver quais são as áreas que são sempre demandadas na região onde você mora e reserve um espaço na sua agenda para dar aulas particulares para as pessoas.
  • Consultoria: Um consultor é como um bombeiro, ajuda a resolver grandes problemas que empresas começam a passar e tendem a precisar de ajuda para não perder tudo.
  • Crie um curso: E você pode usar as habilidades que adquiriu ao longo do tempo para ensinar pessoas que desejam trilhar o mesmo caminho e não sabem muito bem como começar.
  • Seja um franqueado: Caso queira começar um negócio que já está fazendo sucesso, a franquia é sempre uma excelente opção. Sem contar que atualmente existe uma variedade de atuações com preços acessíveis.
  • Motorista de aplicativo: Deslocamento urbano é sempre uma necessidade constante das pessoas, como motorista de aplicativo você pode usar seu próprio carro para ganhar dinheiro.
  • Venda seu livro: Plataformas como a Amazon, disponibiliza o seu marketplace com milhares de consumidores todos os dias e você pode enviar o seu ebook de maneira gratuita e ganhar com as experiências adquiridas na vida.
  • Cliente secreto: Uma das formas de saber como os funcionários tratam os clientes é contratar um cliente secreto, responsável por fazer um determinado pedido e anotar todo o processo realizado dentro da empresa e ser remunerado por isto.
  • Crie um blog: Utilizar seu tempo livre para escrever sobre experiências, dicas ou o assunto que preferir pode ajudar muitas pessoas que procuram conteúdos escritos na internet.
  • Seja um guia: Pelo lugar que mora há muitos anos, sempre tem turistas que passam para ver os principais pontos e conhecer a história e cultura local.

Como declarar imposto de renda aposentado?

Caso você tenha recebido rendimentos tributáveis acima de R $28.559,70, estará obrigado a declarar o imposto de renda.

Assim, fique atento aos prazos para não tomar multa por atrasos. Caso precise de ajuda, ter um contador por perto facilita todo o processo e acaba sendo muito mais vantajoso contratá-lo do que tentar fazer por conta própria e dar errado.

E se você está preocupado com a restituição, geralmente acontecem a partir de maio e você recebe as parcelas do imposto que foi pago.

Você pode aprender tudo sobre a simulação do seu imposto de renda lendo nosso artigo, clique aqui e saiba mais.

Conclusão

Tem idade para fazer sucesso? A vida sempre prova o contrário, um excelente exemplo disso é do fundador de uma das marcas mais famosas de Fast Foods do mundo, o KFC. Harland David Sanders tinha 65 anos quando os resultados começaram a aparecer e conseguiu resultados milionários com a franquia.

E você pode ser o próximo KFC ou independente do nome, o próximo sucesso, mas para acontecer é preciso continuar empreendendo e nunca abaixar a cabeça para os primeiros resultados negativos.

Por fim, compartilhe nossa postagem nas suas redes sociais para que mais pessoas possam começar a empreender na terceira idade.