A internet já foi um tempo onde nada estava conectado com o mundo real, mas hoje, diversos fatores incluídos nela são levados em consideração. Veja as boas práticas para utilizar as suas redes sociais para conseguir o emprego dos sonhos.

E as redes sociais são um desses fatores, formando um composto de ferramentas que podem potencializar uma imagem profissional.

Utilizadas por diversas pessoas que não precisam mais sair de casa para conseguir um emprego.

Infelizmente, muitas pessoas ainda desconhecem o potencial à disposição com seus perfis nas redes sociais.

Por isso, veja as principais informações para você dominar de uma vez por todas as redes sociais e assim, conseguir um emprego através delas.

Quais as principais redes sociais existentes?

É sempre recomendável começar pelas redes sociais mais utilizadas e que podem ser um trampolim para sua vaga de emprego.

Assim, as principais atualmente são:

  • Linkedin: A mais utilizada pelas empresas para a publicação de vagas, o Linkedin tem diversas ferramentas que podem dar suporte a sua procura de vagas;
  • Facebook: Mesmo não sendo tão utilizada quanto as mais novas, o Facebook ainda tem muitos adeptos e público acessando seus grupos de compartilhamento;
  • Instagram: Uma foto diz mais que mil palavras e um Instagram pode ser um excelente “livro” aberto da sua vida pessoal e profissional;
  • Tik Tok: Focado em vídeos curtos, o aplicativo chines vem ganhando espaço no Brasil nos últimos anos.

Você pode administrar várias redes sociais ao mesmo tempo ou começar desenvolvendo apenas uma.

Tudo vai da sua gestão de tempo para conseguir manter o padrão de qualidade e também lidar com suas atividades diárias.

6 dicas para usar as redes sociais para conseguir emprego

1.Crie conteúdo relevante

Desde uma dica, até o compartilhamento de um conhecimento que aprendeu com o passar do tempo pode ser uma boa ideia de conteúdo.

Também é comum a criação de um horário fixo para publicar essas novidades. Criando uma demanda constante por informações do seu público alvo.

A dica de ouro é sempre criar um caderno com anotações para nunca esquecer tópicos e possíveis temas a serem publicados em seu perfil.

2.Utilize seu nome

Uma grande motivação para você fazer isso é porque se torna muito mais fácil localizar seu perfil caso o recrutamento precise procurar.

Assim, apelidos ou abreviações podem causar problemas, direcionando para lugares errados ou não encontrando.

Levando todo o esforço que você está realizando na internet sendo descartado porque ninguém consegue acessá-lo.

3.Tenha um discurso

Discursos não são apenas direcionados para os ganhadores do Prêmio Nobel e podem ser democratizados através da internet.

Isso porque, ela é um composto para dar palco a sua opinião pessoal. Por isso, toda publicação terá um norte para ser escrito e publicado.

Sendo direcionado, principalmente, pelo seu discurso e ele deve casar com seu ramo de atuação para alcançar ainda mais pretendentes de empresas a te contratarem.

4.Compartilhe conquistas

Podendo incluir aquele certificado de um curso que está fazendo nas férias ou alguma participação em competição.

Não importa muito qual seja sua conquista, mas sempre que possível explicitar elas nas redes sociais.

Sendo a base para você passar uma confiança para seus empregadores que veem o processo de contratação como um investimento a longo prazo em um profissional.

5.Compartilhe projetos sociais

Atualmente, a questão social está muito mais latente na sociedade em que vivemos e as redes sociais ajudam a criar uma ponte para o empregador acompanhar isso.

Afinal, uma pessoa que já participou de ações comunitárias tem um olhar mais humano e habilidades como pró atividade latente em sua vida.

Diferenciado-se dos concorrentes e podendo crescer de posição muito mais rápido com as ações realizadas.

6.Faça conexões

Mesmo pessoas que você não tem contato podem te ajudar a conseguir uma vaga quando você tem uma boa gestão de perfil nas redes sociais.

Assim, busque sempre aquelas que podem ter alguma relação profissional, interaja e faça o possível para conseguir ajuda nesse momento tão difícil da sua vida.

Esse networking é fundamental para você conseguir diversas oportunidades a longo prazo quando consolidar a sua própria marca de carreira na internet.

4 coisas para não fazer nas redes sociais se deseja um emprego

1.Política em excesso

Mesmo que seja plausível em uma sociedade democrática a colocação dos diversos pontos de vista existentes.

E, quando falamos na política, sempre há os extremos que podem ser prejudiciais para sua imagem em relação ao empregador.

Por isso, tente, pelo menos nesse período que você está a procura de novas oportunidades, limitar o calor do momento para postagens mais neutras.

Pois, passa boa imagem e o autocontrole necessário para enfrentar o cotidiano, onde temos contato com pessoas de diversas opiniões e pontos de vista.

2.Extremismo de Religião

Assim como política, a religião é um tema sensível e muitas empresas têm diversos receios na contratação por este fator.

E, quando uma pessoa é sempre extremista na forma de lidar com os outros, pode causar uma péssima impressão de controle pessoal.

Por este motivo, é sempre recomendado manter a forma como administra sua religião se você tiver um histórico de levar ao extremo.

3.Conteúdos irrelevantes

Isso inclui alguns conteúdos que são completamente prejudiciais a sua imagem profissional como imagem explicitas como semi pornografia.

Não precisaria nem ser dito caso você tenha raciocinado um pouco sobre os seus recrutadores, mas é sempre bom dar destaque para não faltar em seu checklist.

4.Memes em excesso

Piadas são muito legais e servem para descontrair um momento que é muito engraçado ou compartilhado pelas pessoas.

Entretanto, bombardear o perfil que não é de um cargo de Stand Up Comedy pode não ser uma boa ideia.

Assim, diversifique sempre que possível o conteúdo para passar uma boa imagem para aqueles que estão passando por eles.

Conclusão

Como deve ter visto, administrar as redes sociais não é uma tarefa simples quando você deseja criar uma boa imagem profissional.

Por isso, ainda é muito comum que a maioria das pessoas ainda não consiga aprender estas lições.

Perpetuando a imagem de que a rede social é blindada e criada exclusivamente ao lazer sem limites.

Para quebrar esse ciclo é necessário compartilhar nas suas redes sociais o link para a nossa publicação.

Assim, você ajuda mais pessoas a mudarem a forma como veem as redes sociais na hora da busca por um emprego.