Você já pensou em realizar o seu sonho de ter a sua casa do jeitinho que sempre sonhou? Se esse é o seu caso e você acha que é impossível por não possuir recursos financeiros o suficiente para realizar uma reforma na sua casa, saiba que você está enganado. Isso se deve ao fato de que diversos bancos hoje em dia oferecem recursos especiais para as pessoas que desejam reformar o seu imóvel e transformar o celular naquilo que você deseja.

Partindo desse pressuposto, vamos te ajudar e te apresentar o empréstimo para reforma. Além disso, vamos também te contar quais são as vantagens desse tipo de empréstimo, como você pode solicitar o seu e quais são as instituições financeiras responsáveis por oferecer esse tipo de empréstimo.

No entanto, é muito importante que você saiba primeiramente que esse tipo de empréstimo possui alguns requisitos mínimos. Esses requisitos você deve cumprir antes de solicitar o seu crédito extra. Mas fique tranquilo que vamos te contar quais são eles também!

Para fins de definição, um empréstimo para reforma funciona como uma espécie de linha de crédito que os bancos instituições financeiras concedem. Essa concessão se dá por meio de taxas de juros que são incluídas no pagamento das parcelas mensais.

Desta forma, você consegue utilizar esse valor para compra de materiais de construção. Ou até mesmo para realizar o pagamento da mão-de-obra necessária para o serviço. Sem mais delongas, vamos te contar agora mesmo quais são as condições para conseguir esse tipo de empréstimo. Além disso, você descobrirá como ele pode te ajudar a longo prazo.

O que é empréstimo para reforma?

Como o próprio nome diz, empréstimo para reforma é uma linha de crédito que visa auxiliar pessoas que desejam reformar o imóvel e não possuem recursos para isso no momento. Ou seja, caso você tenha encontrado uma casa para comprar e o orçamento esteja apertado, saiba que existe uma linha de empréstimo para reforma que pode te ajudar a reformar este imóvel e obter a sua casa dos sonhos.

Por outro lado, caso você já esteja morando em uma casa e queira reformar para atender melhor às suas necessidades. Saiba que você também pode recorrer a esse tipo de empréstimo neste caso. Além disso, vale ressaltar que hoje em dia muitas pessoas preferem reformar o imóvel em que moram a se mudar e adquirir algum outro.

Isso se deve ao fato de que muitas das vezes é muito complicado conseguir se mudar e alterar consequentemente toda a rotina. Por isso, muitas pessoas preferem arregaçar as mangas e realizar as reformas em sua casa e é nesse momento que muitas pessoas escolhem utilizar um crédito extra como uma solução para reformar o seu imóvel.

Qual a diferença entre empréstimo para reforma e financiamento imobiliário?

Caso você tenha se deparado com esse questionamento, não podemos esquecer de ressaltar que o financiamento imobiliário é completamente diferente dos empréstimos para reforma.

Isso se deve ao fato de que o financiamento acaba vinculando o uso do dinheiro para o fim específico. Que no caso do financiamento imobiliário é especificamente para a compra de um imóvel. O que torna impossível destinar uma parte dos recursos a reformar ou construir um imóvel.

No caso de empréstimos para reforma, você pode utilizar o valor para comprar materiais, realizar o planejamento e planta do imóvel e até mesmo para a mão-de-obra. Tudo irá depender da modalidade de Empréstimo que você irá escolher e das suas necessidades no momento da solicitação.

Tendo em vista que essas duas possibilidades são muito comuns, mas muito diferentes, é importante conhecer um pouco mais sobre o empréstimo para reformas antes mesmo de analisar qualquer outro tipo de possibilidade.

Empréstimo para reforma compensa?

Em primeiro lugar, como estamos falando de uma decisão que pode impactar significativamente o seu orçamento financeiro, é muito importante se questionar se realmente compensa. E a resposta é bem simples: tudo irá depender da sua necessidade.

Isto é, caso você queira reformar o imóvel e esteja adiando muito por entender que talvez seja uma escolha que irá impactar no seu orçamento. Saiba que você deve considerar todas as opções disponíveis no mercado. E uma boa notícia é que a maioria dos bancos, sendo tradicionais ou até mesmo os digitais mais novos, oferecem esse tipo de empréstimo e as burocracias não são exageradas.

A partir disso, tenha em mente que as condições para o empréstimo para reforma são geralmente mais vantajosas do que condições relacionadas a empréstimos pessoais, cheque especial ou até mesmo cartão de crédito. No entanto, como qualquer outra decisão financeira, você deve se programar e ter total controle das suas finanças. Para não se endividar e acabar fazendo o sonho virar um pesadelo financeiro.

Além disso, como todos os empréstimos, você poderá utilizar o valor para aquilo que entender ser mais necessário na sua reforma ou construção. Isto é, caso você esteja com dificuldade de pagar a mão-de-obra ou até mesmo uma dificuldade extra para comprar os materiais, você pode utilizar o seu empréstimo para isso.

Quais são os programas que oferecem esse empréstimo?

Reiterando o que falamos acima, diversos bancos tradicionais digitais oferece empréstimos para reforma. Além disso, também é possível encontrar alguns programas destinados a este objetivo.

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o Construcard, que é uma linha de crédito que se direciona completamente para compra de materiais de construção em estabelecimentos conveniados com o banco caixa econômica federal.

Neste caso, você precisa oferecer uma espécie de garantia no momento da solicitação. Após o banco analisar a sua proposta, você receberá um cartão E com esse cartão você terá até seis meses para adquirir todo material que necessita pagando apenas os juros dos valores utilizados. Posteriormente, você terá até 240 m para realizar o pagamento integral do saldo devedor.

Em segundo lugar, existe também a possibilidade de encontrar linhas de crédito com esse fim diretamente com o seu banco. Como por exemplo, o banco Bradesco que oferece o CDC reforma de móveis, condomínios e reuso de água. Neste caso, apenas um produto permite que você parcele até 70% do valor da sua obra em até 48 vezes. Contando com pagamentos de até a partir de R$20 por parcela.

Ainda no banco Bradesco, você também poderá contar com o CDC Material de Construção, que se trata de uma espécie de convênio com diversas redes de lojas que oferecem o melhor preço e condições de pagamento para os clientes.