Vender é um desafio que as empresas precisam enfrentar constantemente para continuar no mercado. A inovação constante é pilar principal para isso acontecer, principalmente em um mundo comoditizado como o que vivemos atualmente. Não basta apenas vender, as pessoas compram a experiência e o conceito do que está sendo oferecido.

Surge assim, um movimento que utiliza o cliente como centro de todas as coisas e força as corporações a servirem muito além das expectativas deles. Essa experiência do cliente transforma itens básicos, como um simples prato em algo de luxo, diferenciando-se da concorrência e fazendo a empresa crescer muito mais.

Descubra tudo sobre os meios de pagamentos e eles estão mudando as relações entre empresa e consumidor!

Qual é a experiência do cliente?

Desde a primeira revolução industrial, a maneira como compramos as coisas nunca mais foi a mesma.

Atualmente, com o avanço das tecnologias de informação é possível realizar pesquisas em poucos segundos sobre um determinado produto, seus possíveis problemas e ofertas dos concorrentes.

Nesse sentido, ficou ainda mais difícil para as empresas realizarem algo que cative a mente dos seus clientes ajudando-os a comprarem em seus estabelecimentos.

E uma das soluções para contornar a situação e continuar no mercado é oferecer experiências de consumo que podem ser um jeito diferente de servir a comida, um presente de aniversário para os cliente, entre outros.

Quais outros meios de pagamento mais comuns?

Podemos citar:

  • Pix: Responsável já pela circulação de trilhões de reais, ele pode ser o futuro do dinheiro, sendo um excelente case de sucesso do Banco Central e já ganhou alguns prêmios internacionais por isso.
  • Boleto: Geralmente emitido por uma instituição financeira, o boleto é ainda muito usado para pagamento de compras recorrentes.
  • Cartão de crédito: Com o crescimento dos bancos digitais, diversas pessoas tiveram acesso a crédito que antes era limitado apenas a pessoas com um excelente histórico de consumidor.
  • Cartão de débito: Usado geralmente quando os usuários já tem uma quantia já guardada no cartão, o débito facilita a vida de muitos comerciantes que buscam taxas baixas.
  • Moedas virtuais: Com o desenvolvimento do Bitcoin e inúmeras outras moedas virtuais, a tendência é que seja ainda mais popular com o avanço da tecnologia pelo mundo.

Como os meios de pagamento impactam o cliente?

Para entender o impacto, precisamos entender os principais pilares da revolução dos meios de pagamento. Veja:

Maneira 1: Todos precisam de diversidade

Apesar do dinheiro de papel ainda ser extremamente eficiente, seu empreendimento não deve estar vibrando apenas usando ele como referência. Principalmente com a nova geração que já está tendo um poder de compra, ter uma diversidade de pagamentos atinge direta ou indiretamente eles.

Pois, mesmo não tendo talvez como comprar, eles exercem papel fundamental na decisão de compra dos seus responsáveis.

Maneira 2: Tudo em um só

É comum em algumas empresas que atuam no digital em que o cliente sai do site para outro de terceiro e assim finalizar o pagamento. Apesar de parecer um gasto a menos, você está usando toda a sua energia para mandar o cliente para outro lugar.

Sempre que possível, contrate bons desenvolvedores para fazer todas as integrações requisitadas para que seu site realmente retorne lucros.

Maneira 3: “Os dados são o novo petróleo”

Clive Humby cravou essa célebre frase em uma das suas falas e reflete muito do que o mundo está se tornando hoje. Todas as empresas que sabem utilizar os dados a seu favor conseguem personalizar as soluções para os seus clientes e futuros clientes.

Apesar de ser muito mais complexo, pois será preciso equipes de bons gestores de dados, ter informações sobre os clientes e principalmente, informações relevantes faz toda a diferença no fechamento de caixa.

Maneira 4: Seja rápido

O tempo é o bem mais precioso do planeta, afinal, nenhuma quantia financeira é o suficiente para fazer outras pessoas votarem nele para consertar erros, jogar na mega-sena etc. E seu consumidor sabe disso, não há que demorar horas para comprar algo que ele já passou muito tempo antes da formação da decisão de compra.

Logo, priorize soluções ágeis e que não formem filas gigantescas nos caixas de atendimento.

Maneira 5: É o começo de toda relação do cliente

Mais do que apenas realizar um pagamento, as pessoas estão entrando na chamada jornada do cliente. Essa jornada, é uma trilha que todo consumidor percorre até tornar-se fiel a uma determinada marca, podendo ser até um propagador da sua filosofia de trabalho.

Assim, cada vez que este passa por cada ponto dessa maratona, será necessário oferecer experiências diferentes e que estejam alinhados com as expectativas de quem recebe.

Como melhorar a experiência do cliente?

Agora que você já sabe como os meios de pagamento estão mudando a experiência do cliente, veja outros pontos que é preciso levar em consideração para exponencializar a satisfação de quem mantém a sua empresa.

A primeira coisa é desenvolver os talentos da sua equipe. Às vezes, tendemos a escolher equipes externas que não conhecem o cotidiano da empresa e por mais vitoriosas que sejam, não estão convivendo com a realidade.

O próximo passo é dar a ferramenta certa para a equipe. Por melhor que seja um funcionário, não dá para competir com uma Ferrari usando carroças, coloque isto no seu checklist.

Tenha empatia, dados são uma excelente maneira de conhecer o seu cliente, mas pensar como ele, na situação que ele se encontra pode ser a cereja que faltava no bolo do sucesso empresarial.

Conclusão

Esperamos que você esteja com a cabeça fervendo de ideias esperando ser aplicadas na prática. Por este motivo, começar é a parte mais difícil de toda revolução, podem levar anos até atingir o cume desejado.

Nesse sentido, não desista nos primeiros e possíveis fracassos, mas resultados significam que você está tentando. E não desanimar permite que você aprenda muito durante o caminho e sempre aplique as melhorias necessárias no que você estava fazendo e molde o futuro.

Agora que você já sabe tudo sobre a experiência do cliente, compartilhe nas suas redes sociais para que outras pessoas também tenham acesso a estes conhecimentos.