Nós, da GETG, o tempo todo reforçamos a importância da educação financeira. E isso não é só ladainha, tá? É de fato fundamental estar atento a essas questões, pois ela te ajuda a ter uma boa relação com dinheiro, se planejar, conquistar objetivos e passar longe das dívidas.

Quando esse assunto vem à tona, logo pensamos que é necessário estudos. Sim, realmente é necessário ler blogs, livros e coisas do tipo, além de ter ações práticas para o seu dia a dia. Mas você sabia que também dá para aprender muita coisa enquanto se diverte e dá aquela relaxada com a família?

O assunto finanças deve estar presente na sua vida diária e isso inclui aquilo que você assiste. Por isso, nós separamos dicas de filmes para aprender sobre finanças e ainda conseguir curtir um bom entretenimento.

Confira as opções que podem te ajudar a refletir sobre dinheiro e ainda te motivar bastante.

Vamos lá?

Até que a sorte nos separe

Essa é uma opção de comédia nacional, com o Leandro Hassum e a Danielle Winits. O filme conta a história de um casal que ganha uma bolada na loteria.

Bom demais, né Tinha tudo para ser perfeito, mas eles acabam perdendo tudo por que esbanjam com gastos e luxos.

O que o filme pode nos ensinar: nesse filme, fica muito claro a importância de um bom planejamento financeiro. Eles tinham bastante dinheiro, daria para eles viverem de renda, por exemplo, mas por conta da falta de visão a longo prazo e gerenciamento, perderam tudo. Ou seja, a lição é: cuide do seu dinheiro, pois ele pode ir embora sem você perceber.

À procura da felicidade

Esse é um drama protagonizado por Will Smith que conta a história real de Chris Gardner. O enredo fala sobre as dificuldades passadas pelo personagem antes de se tornar um investidor. Sem dinheiro para sustentar a sua família, ele chegou a ser despejado.

A virada acontece quando ele aceita um estágio sem remuneração que poderia levá-lo a trabalhar na Bolsa de Valores de Nova York, que era seu sonho.

O que o filme pode nos ensinar: esse filme tem duas lições. A primeira é não apostar tudo em um só investimento, pois foi isso que levou Chris às dificuldades financeiras ao perder tudo que aplicou.

A outra é sobre perseverança, sobre perseguir e buscar seus sonhos e não deixar de acreditar em si, apesar das adversidades.

A grande aposta

Nessa ficção, é abordada a crise financeira de 2008. Nela, o personagem Michael Burry percebe que o mercado imobiliário pode entrar em colapso e começa a investir contra esse setor aplicando muito dinheiro. Isso atrai a atenção do corretor de ações Jared Vennet que começa a oferecer aos seus clientes.

Nisso, eles tiram proveito da crise e faturam muita grana.

O que o filme pode nos ensinar: aqui fica a importância de prever oportunidade, mas também de ter a noção de que não é porque está dando certo para todo mundo que aquele investimento é o melhor para você.

Os delírios de consumo de Becky Bloom

Esse filme é muito interessante e divertido. É uma comédia que fala sobre a vida de Becky uma garota extremamente consumista e que vive enrolada em dívidas. O pior é: ela é uma jornalista de finanças, ou seja, faz tudo diferente daquilo que prega.

O que o filme pode nos ensinar: aqui, pode ser que você se identifique muito com a personagem e dê muitas risadas. Mas o mais importante é perceber como o consumo consciente é importante, pois ela não tem a noção da diferença entre necessidade e desejo.

Becky ainda tem uma relação nada saudável com o cartão de crédito, o que pode fazer com que você repense a sua se for o caso.

As loucuras de Dick e Jane

Se você gosta de comédia, esse filme tem risadas e diversão garantidas e ainda te ajuda a aprender sobre finanças. Nele, o casal Dick e Jane tem uma vida confortável, até que o marido perde o emprego e a situação se descontrola. Com isso, eles começam a fazer loucuras pelo dinheiro, como golpes, assaltos e subornos.

O filme ainda mostra a busca deles por emprego e por tentar manter as aparências, mesmo depois de estar sem grana nenhuma.

O que o filme pode nos ensinar: não, ele não tá aqui para te ensinar que vale tudo pelo dinheiro, como aplicar golpes, ok? Brincadeiras à parte, esse filme mostra que a vida é cheia de surpresas, você pode perder seu emprego e por consequência sua renda. Mas mesmo que isso talvez esteja fora do seu controle, é possível se preparar para isso.

Eles não se planejam e por isso ficaram em uma situação complicada. Então, ele evidencia a importância de práticas como a reserva de emergência para garantir uma segurança quando esse tipo de coisa acontecer.

Freakonomics – O filme

Essa dica é um documentário baseado em um best-seller e que ajuda muito a aprender sobre finanças. Isso porque ele explica a relação entre economia e alguns problemas sociais.

Com princípios científicos, ele explica a origem econômica de fatalidades como a criminalidade e também como as coisas e pessoas podem influenciar nas relações de consumo.

Ou seja, ele relata que a nossa relação com um dinheiro é mais que um comportamento individual. É um reflexo de conceitos, acontecimentos e estruturas sociais bem profundas que às vezes não nos damos conta.

O que o filme pode nos ensinar: sabendo que as nossas motivações podem ser mais profundas do que achamos que é, esse documentários nos faz ficar mais questionadoras.

Perguntas como: “Por que eu quero comprar isso?”, “O que me faz desejar tal produto?” podem aparecer e nos fazer refletir sobre nossos gastos e como as emoções podem afetar as nossas finanças.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que é possível aprender sobre finanças e ainda se divertir. Observar os acertos e os erros dos personagens dos filmes, pois nos ajudam a refletir sobre questões muito importantes como consumismo, planejamento e investimentos.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar com amigos e familiares. Se ficou alguma dúvida, é só nos mandar uma mensagem!

Até o próximo conteúdo!