Há quem diga que os brasileiros ganham em primeiro lugar quando o assunto é comprar itens pessoais e presentear quem ama,  inclusive, usando formas de pagamento diferenciadas.

Podemos dizer que ir às compras é um dos hobbies mais prazerosos, não é mesmo? Nada melhor que namorar um produto e correr pra comprar.

Existem muitas formas de pagamento, já pensou em qual vai usar na sua compra? São vários tipos disponíveis, e cada um funciona de uma forma.

Quer entender melhor como funciona cada um? Então continue aqui comigo, que eu vou te ensinar tudo sobre todas as formas de pagamento.

O que  são as formas de pagamento?

Ao fazer uma compra são oferecidos diversos meios de pagamento ao cliente para que ele realize o pagamento.

Os comércios costumam ter de três a seis tipos de pagamentos disponíveis, porém, algumas lojas aceitam literalmente todas as formas de pagamentos existentes.

Quais os tipos de pagamento?

Confira agora uma explicação bem simples de como funciona esses dois formatos de pagamento:

À vista

Quando o cliente escolhe a forma de pagamento à vista, sua compra será paga de uma única vez, sendo feita no crédito ou no débito você pagará o valor total dela.

Parcelado

Se a opção for à prazo ou parcelado, o valor total das suas compras será dividido em parcelas iguais, e todo mês você terá esse valor fixo a ser pago de acordo com a quantidade de parcelas escolhidas.

Quais são as formas de pagamento existentes?

Fizemos uma listagem das formas de pagamentos disponíveis, confira agora como funciona cada uma delas:

Cartão de crédito

O cartão de crédito além de facilitar os pagamentos parcelados também oferece benefícios de pontos nas compras realizadas.

Contando também com a vantagem de não ter que dar dinheiro trocado ou receber aquele famoso troco em balinha.

Cartão de débito

Pagamentos com o cartão de débito funcionam como um pagamento “à vista”, o que muda é que o dinheiro deixa de ser físico.

Dessa forma, o consumidor não se arrisca carregando montantes altos de dinheiro em suas compras.

Boleto

O boleto bancário é emitido através de um software, o que facilita às empresas a emissão deles para pagamentos.

No boleto o cliente consegue visualizar o número e o código de barras, para pagamentos online pelo internet banking ou pessoalmente em caixas eletrônicos ou lotéricas.

Dinheiro

As transações em dinheiro são feitas da moeda brasileira, o Real. O dinheiro é a principal forma de pagamento, inclusive, diversos estabelecimentos oferecem desconto nos produtos quando o pagamento é feito em dinheiro.

Cheque

O cheque também é uma forma de pagamento à vista, o valor descrito nele poderá ser recebido na agência que o emissor (quem preencheu o cheque) tem conta.

Mas se preferir, também pode ser depositado em qualquer agência em que o beneficiário (quem recebeu o cheque) tiver conta ativa, dessa forma o valor será enviado imediatamente.

Pix

O Pix é uma nova forma de pagamento, criado com o intuito de deixar as transferências mais seguras e proporcionar agilidade no dia a dia do consumidor.

Com o Pix você pode deixar os pagamentos semanais agendados e fazer transferências instantâneas, que são feitas em segundos.

Transferência

Com a transferência bancária é possível enviar dinheiro de uma conta para outra, essa transferência acontece de três formas, TED, DOC ou Pix.

Essa transferência poderá ser feita por caixas eletrônicos ou pelo internet banking.

Crediário

O crediário é usado normalmente por consumidores que não possuem cartão de crédito ou não querem usar o limite do cartão para parcelamentos.

Ele oferece ao cliente parcelamentos de até 48x das suas compras.

Ted

Para realizar pagamentos através do TED será necessário ter os dados da conta de quem irá receber o valor, não existindo um limite estabelecido de valor para esse tipo de transferência.

O dinheiro cai na conta do destinatário no mesmo dia se for feito dentro do horário estabelecido pelo banco, que costuma ser até às 17h.

As transferências de um banco para o outro levam minutos para serem concluídas.

Doc

O DOC é uma modalidade de pagamento com o mesmo segmento do TED, porém, existe a diferença do tempo em que o dinheiro vai levar para cair na conta do destinatário. 

Realizando um pagamento DOC, o dinheiro será enviado no próximo dia útil caso seja realizado até às 22h, após esse horário, levará 2 dias úteis para cair na conta.

Whatsapp Pay

Essa ferramenta foi criada para facilitar os pagamentos diretamente pelo aplicativo, e podem ser feitos com o cartão de crédito, débito e pré-pago.

A transferência vai ser enviada como uma mensagem, e o destinatário deve aceitar o pagamento para que seja concluído.

Pagamento por aproximação

O pagamento por aproximação começou a ser conhecido pela grande maioria das pessoas pelo cartão de crédito.

Afinal, basta encostar seu dinheiro plastificado com a máquina e pronto, já está feito a transferência.

Acontecendo justamente pela tecnologia NFC que usa do campo magnético ao redor do objeto para validar transações financeiras.

Dispensando na maioria dos casos o uso de senha e cortando grande parte do tempo perdido para ter que pagar um produto ou serviço.

O grande trunfo disso é que já está sendo integrado com outras tecnologias como Smartphones, Smartwatches etc.

Moedas virtuais

Para um pagamento sair de um banco até uma empresa ou pessoa, vários passos não precisam ser cumpridos para que isso se concretize.

Afinal, toda essa grande rede precisa de uma segurança para prevenir golpes como a de alteração de pagamento e o surgimento do gasto duplo.

Envolvendo uma grande centralização e controle do governo. Apesar desse fato, algumas pessoas querem dar mais autonomia aos donos do próprio dinheiro.

Utilizando uma rede de segurança compartilhável chamada Blockchain que garante a segurança de todas as transações e elimina diversos custos de movimentação financeira.

Atualmente, as principais moedas virtuais são o Bitcoin, Ethereum, Tether e podem ser adquiridas em corretoras ou até mesmo bancos como o Nubank e Mercado Pago.

NFT

Imagine que você tem algo único como uma obra de arte em casa de um grande pintor famoso.

Você, como sabe dos efeitos do tempo sobre ela, se antecipa ao futuro e busca uma solução para não deixar se perder algo tão valioso.

Dessa maneira, é possível utilizar blockchain para criar um código único para as diversas partes que compõem o objeto.

E o melhor, pode ser fragmentado e possibilita que inúmeras pessoas tenham pequenas partes.

Formando o Non-fungible token Token ou Token Não-Fungível na tradução literal tem aplicações em qualquer coisa do mundo real e pode transformá-la em moeda.

Cartões virtuais

A internet já está em 8 a cada 10 casas brasileiras e isso está levando a uma explosão de consumo no mundo digital.

Apesar desse mundo de flores inicial, é terreno perfeito para golpistas se aproveitarem da confiança das pessoas para a aplicação de golpes.

Com isso, os bancos vêm revolucionando a forma de oferecer cartões tanto de crédito quanto de débito.

Criando uma maneira virtual que pode ser criada e excluída a qualquer momento pelos seus usuários dentro do aplicativo.

Dando mais liberdade em colocar seus dados e garantindo uma proteção superior em casos de fraudes utilizando cartões.

QR Code

O QR Code pode ser resumido como uma evolução do código de barras que se tornou ultrapassado com a explosão de produtos e serviços precisando de catalogação.

Por isso, foi necessário criá-lo de maneira simples, mas segura e a prova de cópias ou possíveis duplicações de produto.

Assim, ele pode ter diversos usos, inclusive com o de meio de pagamento para facilitar a última parte do consumo.

Sendo como grande trunfo do QR Code a integração com outras ferramentas como o pagamento através de Pix.

Basta o celular focar no código e fará a leitura automática dos valores a serem transferidos da sua conta.

Carteira digital

Pensando em portabilidade, é notável que os aplicativos de banco sejam a primeira coisa em mente.

Entretanto, o processo de transferência de dinheiro pode demorar e envolver vários passos e prolongar sua espera para pagar.

Pensando nisso, é possível contornar esses processos com a carteira digital. Ela utiliza NFC em dispositivos não compatíveis.

Quando entra em contato com a máquina de pagamento, você tem a liberação automática apenas cadastrando seus cartões.

A má notícia é que ainda é limitado a alguns bancos no Brasil, mas espera-se que no futuro esteja democratizado a diversas opções.

As principais carteiras digitais disponíveis até o momento são:

  • Apple Pay;
  • Google Pay;
  • Samsung Pay.

Conclusão

Viu como os meios de pagamento estão cada vez mais diversificados e de simples acesso a qualquer pessoa?

Essa é a maravilha da inovação tecnológica que vem alterando a forma como nos relacionamos com o mundo e nesse caso com os pagamentos.

Em breve, essa lista irá aumentar e novas alternativas podem surgir para solucionar outros problemas que ainda nem damos tanta importância até a ferramenta existir.

Por este motivo, você precisa continuar acompanhando conteúdos relevantes como os que publicamos constantemente no Blog e não perder possíveis ondas inovadoras.

Agora, ajude mais pessoas a se desenvolverem quando o assunto são meios de pagamento, compartilhe nas redes sociais o link para nossa publicação.