A comida que está no seu prato, assim como você deve imaginar, não chegou até aí magicamente! Para que você possa comer, foi necessário muito empenho e muito trabalho. E assim como você deve imaginar, muito dinheiro. Ou seja, todo um custo para que esse alimento possa ser preparado, transportado e distribuído.

Além disso, o trabalho em área rural, além de ser bastante árduo por conta de todo o esforço físico necessário, é também bastante volátil. E isso se deve a elementos como por exemplo: o clima, ou até mesmo pragas. Mas você por acaso já pensou o que deve ser feito em uma situação em que há um prejuízo na produção de toda uma lavoura? 

Nessa situação o produtor pode se ver desesperado e sem saída. Por esse motivo, é muito importante ter em mente como exatamente se livrar desse beco sem saída e conseguir resolver a situação da melhor maneira. 

Mas fique tranquilo! Vamos te contar como estar preparado para situações como essa, evitando muitas dores de cabeça e até mesmo prejuízos financeiros! 

O que é a garantia-safra?

 Como falamos acima, é importante estar preparado para imprevistos na produção. E uma excelente maneira é obter o programa garantia safra, que pode em muitos casos, acaba sendo indispensável para o produtor rural. 

Por isso, se você é um produtor rural e teme acabar perdendo a safra enfrentar uma situação bastante complicada. Ou até mesmo, se você vive na cidade, mas está se programando para se mudar para o campo, esse programa pode ser muito útil para você. 

Pois caso ocorra algo e você acabe perdendo a sua safra você não estará desamparado. E isso se deve ao fato de que o programa garantia safra vai funcionar como uma espécie de seguro para o produtor rural. 

Desta maneira, irá ajudar a suprir necessidades em caso de perda de produção por inúmeros fatores diversos. Sendo o seu principal objetivo o de auxiliar e manter o trabalhador em condições saudáveis de trabalho, mesmo em caso de alterações climáticas e ataque de pragas.

Mas você pode estar se perguntando como funciona o programa, né? E é isso que vamos te contar agora mesmo! 

Como funciona o programa?

Primeiramente, mesmo que pareça super complicado, o programa age de maneira simples. Por isso, o programa se compromete em oferecer um auxílio no valor de R$ 850,00 para aqueles produtores rurais e famílias que sofreram alguma perda em relação à safra. 

Isso se deve ao fato de que muitas famílias vivem exclusivamente da renda da produção rural. E caso ela seja de alguma maneira prejudicada, podem acabar perdendo o necessário para o sustento do mês. 

Quem pode receber?

Mas afinal, quem pode receber o benefício em questão? A resposta para essa pergunta é bem simples: famílias que moram em zonas rurais e que perderam seu meio de sustento. No entanto, para receber o benefício em questão, não é necessário que você tenha perdido 100% da produção. Mas sim uma perda de 50% ou mais. 

Ou seja, se você passou por isso recentemente, pode ser uma boa ideia recorrer ao programa Garantia Safra.

Como solicitar

Para descobrir como solicitar, saiba que é bem simples! No entanto, infelizmente não é possível realizar o cadastro de uma maneira remota. Mas, ainda assim, não deixa de ocorrer de uma maneira rápida. 

Documentos necessários

Além de cumprir os requisitos apresentados anteriormente, também é muito importante que você tenha em mãos alguns documentos para receber o benefício em questão. 

Em geral, você precisará ter consigo apenas quatro documentos. Sendo eles uma cópia da certidão de nascimento, uma certidão de casamento, o seu CPF e a cópia da DAF.

Como fazer

Primeiramente, se dirija até o sindicato dos trabalhadores mais próximo de você. Após isso, você deverá realizar o preenchimento do formulário. Tendo feito isso, será necessário apenas apresentar os documentos, assim o seu benefício será pago após uma breve análise da sua solicitação de adesão ao programa.

Como você pode notar, é bem simples solicitar o programa Garantia Safra! Você precisa apenas se certificar de estar incluso no público alvo, possuir os documentos e se dirigir até o sindicato mais próximo!