Ninguém deseja sofrer golpe na Black Friday, não é mesmo? Por isso reunimos uma série de dicas interessantes que te ajudarão nesta data. Ela acontece em breve, por isso é melhor ficar atento. A Black Friday 2021 está se aproximando, deixando muitas pessoas ansiosas.

Claro, para comprar produtos a preços melhores e os varejistas entusiasmados com o aumento significativo nas vendas.  No entanto, deve-se lembrar que em tempos de turbulência financeira, os bandidos estarão sempre à espreita, esperando a oportunidade de roubar seu dinheiro. 

Existem algumas dúvidas principais, que cercam as pessoas. Resolvemos algumas delas, confira:

Qual é o prazo para desistência ou troca de um produto online? 

Sete (7) dias a partir da data de assinatura do contrato ou recebimento do produto. Você terá 30 dias (para produtos não duráveis) ou 90 dias (para produtos duráveis) para reclamar de defeitos óbvios e aparentes no produto. 

Golpe na Black Friday: Depois de 30 ou 90 dias, tenho mais direitos? 

Ou seja, se o produto tiver algum defeito oculto e difícil de identificar pelo consumidor, o prazo para reclamações começa a correr a partir do momento em que o problema é identificado. Ou seja, se o celular para de funcionar após seis (6) meses. 

Quanto tempo leva o suporte técnico para reparar um produto? Pode levar até 30 dias. Ultrapassado esse prazo, o consumidor poderá solicitar imediatamente, ou a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeito estado de funcionamento, ou o reembolso imediato do valor pago.

Aceitar um cupom ou outro produto se eu abandonar uma compra online, procede?

Primeiramente, isso não procede. A loja é responsável pelo reembolso integral do pagamento do produto. Ou seja, a loja pode até oferecer um cupom, outro produto ou outra alternativa, mediante acordo do consumidor. 

Ao fazer compras online, a loja pode me cobrar pelos custos de envio?

Não, a loja irá trocar o produto ou devolver o dinheiro gratuitamente. Contudo, de fato você estará mais do que pronto para aproveitar as vantagens da Black Friday.

Golpe na Black Friday – Dicas para não cair!

Dica #1 – Organize sua lista 

Primeiro, você precisa listar os produtos que deseja, direcionar-se às lojas certas e evitar compras desnecessárias. Ou seja, a criação de uma lista de reposição também é possível, caso um dos produtos desejados esteja esgotado no dia. 

Verifique as especificações destes produtos com antecedência e cadastre-se nas lojas de e-commerce que pretende adquirir, para evitar atrasos. 

Dica #2 – Compare os Preços 

Esta é talvez a dica mais importante da Black Friday e deve ser verificada antes mesmo do início da venda. Sendo assim, pensando nos problemas que surgem com o preço da maquiagem, alguns serviços prepararam ferramentas específicas para esse dia. 

Dica #3 – Ferramentas oficiais 

Para além dos serviços de comparação de preços, confira sempre no Reclame Aqui, onde o consumidor denuncia abusos por parte do lojista. De acordo com a organização, todas as reclamações serão apuradas em tempo real e as ofertas podem ser retiradas. 

Dica #4 – Pré-inscrição 

Uma dica para economizar tempo e obter descontos adicionais na Black Friday é fazer a pré-inscrição nos sites participantes e na página do evento. Muitas pessoas farão uma pré-entrega das melhores ofertas de hoje em seu e-mail, junto com algumas vantagens exclusivas. 

Faça uma pesquisa de comparação de preços e veja qual serviço será mais lucrativo e planeje sua assinatura. 

Conclusão: evite golpes n Blackfriday

Antes de tudo, lembre-se de que nem todas as lojas participantes da Black Friday vendem todos os seus produtos. Além disso, lembre-se disso ao visitar a página da loja. 

Ainda, deve-se ficar atento a descontos muito altos (por isso é importante pesquisar os valores atuais com antecedência) e sites que só aceitam pagamentos em cheque bancário ou transferência eletrônica. 

Imprima e salve todas as informações de compra para o caso de precisar fazer uma reclamação. A vantagem de entrar com antecedência é encontrar o produto que procura, que pode mais tarde esgotar-se. 

Portanto, você deve prestar atenção ao tempo e, com a ajuda de pesquisas anteriores, começar a comprar em sites menos populares. Não se limite às lojas de departamentos. Contudo as lojas de departamentos certamente sairão ganhando, mas não se limite a elas. 

Muitas outras lojas online estão preparando grandes descontos e a melhor coisa que você pode fazer é pesquisar esses serviços com antecedência. São vários segmentos e produtos que estão se difundindo na internet. Leia com atenção e, se tiver alguma dúvida, volte a pesquisar sobre o assunto.

A Black Friday 2021 acontecerá em 26 de novembro, tenha uma boa sorte com suas compras, seguindo estas dicas.