Não há como negar que o PIX caiu no gosto dos brasileiros e virou alvo de memes e até declarações de amor. Mas não é à toa que isso acontece, ele realmente revolucionou as formas de pagamento e tornou tudo mais fácil e rápido.

Mas não é só coisa boa que está surfando nessa onda. Esse fenômeno abriu um caminho para que pessoas mal intencionadas usassem o PIX para aplicar golpes.

Vale lembrar que o PIX em si não tem nada a ver com isso, certo? O Banco Central aprovou esse recurso, mas tem gente que acaba se aproveitando da maneira errada para roubar as pessoas.

Por isso preparamos este post, aqui, você vai entender como o golpe com o Pix funciona e o que fazer para se proteger. Quer saber como cair no golpe do Pix? Então continue com a gente!

Quais são os golpes com Pix mais comuns?

Há muitos golpes com Pix por aí, mas grande parte deles acaba usando um mesmo padrão para fazer com que as pessoas caiam neles. Nós iremos te mostrar agora quais são os principais golpes com PIX para que você fique atento e comece a desconfiar de certas mensagens.

Golpe da ligação do banco

Neste tipo de golpe, o criminoso liga e se passa por gerente da sua conta bancária e fala que está ativando o PIX. Aí, ele pede para que a pessoa faça alguns testes, um deles é fazer um Pix para uma conta corrente, que no caso é dele, veja só.

A pessoa que acredita estar falando com o banco, pensa que o dinheiro será estornado, mas não vai, pois é um golpe. As instituições não fazem esse tipo de teste e nem faz atualização de dados cadastrais pelo telefone, assim como afirmou e divulgou a Federação Brasileira de Bancos.

Essa historinha também é bem comum em casos de golpe de cartões de crédito, por isso, fique atento e não passe informações assim de graça.

Golpe do WhatsApp clonado

O WhatsApp é um recurso muito utilizado e que hoje em dia pode até ser usado para pagamento pelo WhatsApp Pay. Mas infelizmente, os golpistas têm usado essa ferramenta para aplicar seus golpes.

A primeira coisa que acontece nesse tipo de golpe é a clonagem do Whatsapp de alguém. O golpista liga e se passa por um representante de uma empresa em que a pessoa tem algum serviço contratado e pede para atualizar os dados. Depois disso, pede que informe o código de confirmação que chegará por SMS.

Só que esse código, na verdade, é o do WhatsApp. Ou seja, o criminoso “toma” a conta da primeira vítima e a usa para aplicar o golpe com pix. Assim, ele envia mensagem para familiares e amigos, se passando pela pessoa, e começa a pedir dinheiro.

Como muitas pessoas acabam acreditando, até resolver toda a situação, ele consegue fazer muitas vítimas.

Golpe do site falso na internet

Aqui, pode ser utilizado o e-mail, o SMS e até as redes sociais para se aplicar o golpe. Aqui, eles enviam um link para que você atualize seus dados cadastrais ou até mesmo que faça um cadastro no PIX de maneira gratuita. Por isso, fique de olho e não abra qualquer link. Se desconfiar, sempre pergunte o intuito dele.

Esses são os golpes com PIX mais comuns, há outros, infelizmente, mas para que você possa te proteger de todos eles, você precisa continuar lendo o nosso post.

Saiba como se proteger de golpes com o Pix

Se você se informar, ainda que tenha muitos golpes por aí, dá para se safar de cair neles. E é sobre isso que iremos falar agora. Sabendo como eles funcionam, você vai conseguir, ao menos, desconfiar de algumas comunicações estranhas e se proteger.

Separamos aqui para que você use e passe longe dos golpes com Pix.

Sempre desconfie de ligações e SMS

Nenhum banco vai solicitar informações e dados cadastrais por telefone, ok? Por isso, por mais solícito que quem te liga pode parecer, nunca passe essas informações. Além disso, lembre-se que o Pix é feito no aplicativo do seu banco e é gratuito e só você pode fazer, ou seja, não precisará que ninguém te cadastre via telefone, SMS ou link que leva para um site.

Confirmação em duas etapas no WhatsApp

Para proteger os usuários, o WhatsApp criou o processo de segurança de confirmação em duas etapas. Você vai criar uma senha ou pin para ser usado, assim, mesmo que o golpista tenha o código de confirmação, ele não vai conseguir acessar sua conta, pois só você saberá o que cadastrou.

Você pode ativar essa função indo nas configurações e depois acessando a seção conta.

Conta bancária protegida

Uma forma de fazer com que sua conta esteja protegida é habilitar a função de impressão digital. Assim, ainda que o golpista descubra sua senha, não vai conseguir acessar, já que depende da sua digital. Mas vale lembrar que é bom colocá-la como segunda etapa de desbloqueio.

Cuidado com as suas redes sociais

Tome cuidado com o que você posta em suas redes sociais. Além disso, deixe seu perfil fechado para que estranhos não tenham acesso às suas publicações. Muitas pessoas podem usar o que veem em seu perfil para te aplicar golpes.

Golpes com Pix: o que fazer se eu cair?

É muito importante que você saiba que o culpado de cair em um golpe não é você, mas sim o golpista que o aplicou. Mas, se você caiu no golpe com Pix, infelizmente, o que dá para fazer é um Boletim de Ocorrência. E ele é muito importante, pois a polícia conseguirá rastrear o criminoso e evitar que outras pessoas também sejam prejudicadas

O jeito mesmo é ficar atento e começar a desconfiar de alguns tipos de mensagem que recebe, certo?

Conclusão

Neste post, nós apresentamos os principais tipos de golpe com pix e como evitar cair nele. Agora que você já sabe o que deve ser feito, espalhe essas dicas compartilhando esse post para família e amigos. Assim, você ajuda outras pessoas a não caírem em golpes.

Podemos contar com você? Se ainda ficou alguma dúvida, é só nos mandar uma mensagem, ok?

Nos vemos no próximo conteúdo!