O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no Brasil e no mundo, com seu uso estando cada vez mais frequente no nosso dia a dia. Com isso, fica cada vez mais comum as tentativas de golpes pelo WhatsApp.

Se isso não ocorreu com você, provavelmente você conheça alguém que já tenha sido enganada por esses criminosos, que utilizam de contatos reais de pessoas próximas para pedir dinheiro.

Além dessa forma de golpe, existem outras que acabam sendo comuns e até pouco conhecidos na nossa sociedade, então é importante saber como se proteger e o que fazer quando estiver nessa situação. A partir daqui, leia sobre os golpes mais aplicados pelo WhatsApp.

O que fazer se cair no golpe do empréstimo? 

Nessa forma de golpe, o criminoso se passa por alguma pessoa que seja próxima a vítima, e a induz a emprestar dinheiro. Nessa situação, o criminoso utiliza do mesmo nome e a mesma foto de perfil de quem ele se diz passar, alegando que devolverá o dinheiro, pois precisa pra uma emergência.

Nessas ocasiões, os criminosos entram em contato com pessoas próximas, para deixar a situação mais realista e convincente. Se isso acontecer, o mais correto é você informar o mais rápido possível que tem alguém se passando por você, e que a pessoa que está utilizando o seu número é um criminoso. 

Você também pode ir até um posto da Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência (BO), ou entre no site da Polícia Civil. Outras formas de evitar futuras formas de golpes é prestar atenção às pessoas que estão fora de seu círculo de amizades.

O que faço se cair no golpe de WhatsApp clonado?

O golpe acontece quando o criminoso finge ser de uma empresa ou instituição conhecida por aquele usuário, oferecendo meios de ajudar a pessoa que está sofrendo o golpe.

O criminoso pede para a vítima digitar códigos e informações pessoais, para confirmar o cadastro da pessoa. Ele pode fazer qualquer oferta, de emprego a ofertas de empréstimos em que a vítima fique interessada, e acabe caindo no golpe.

A forma mais comum de evitar cair nesse golpe é suspeitar de ofertas que sejam muito boas. Não acredite em qualquer primeira oferta que você receber por WhatsApp, ou por links em SMS

Outra forma de você se prevenir é contatando a sua instituição financeira para saber se tal oferta pertence a eles.

O que fazer se cair no golpe do resgate de dinheiro 

O Banco Central lançou dentro de um site uma ferramenta que permite aos brasileiros recuperar dinheiro em bancos ou instituições financeiras.

Dessa forma, muitos criminosos aproveitaram isso para aplicar golpes pelo Whatsapp, que consistem no envio de mensagens e links falsos, com a promessa de que a pessoa poderá consultar se tem algum dinheiro, e sacar adiantado.

A meta dos golpista é que o usuário clique nesses links, para inserir seus dados e poder roubar antes da pessoa poder retirar esse dinheiro.

A forma mais comum de saber que você caiu num golpe é saber que o Banco Central não entra em contato por WhatsApp, e nem por SMS. Segundo o Banco Central, apenas quando você fazer qualquer tipo de pagamento terá direito de acessar o sistema oficial do banco.

O que fazer se cair no golpe de roubo de Chip

Essa situação já é um pouco mais antiga, mas continua até os dias atuais. Os golpistas telefonam para sua operadora, alegando que o seu celular foi roubado, e pedem para registrar um novo chip.

A operadora pode acabar acreditando no golpe e registra o número do golpista como um novo número. Isso permite ao golpista ter total acesso aos seus contatos e acesso ao seu WhatsApp.

Se você foi vítima desse golpe, relate à sua operadora o mais rápido possível, para poder identificar, e registre um BO. Se o criminoso usou o seu nome pra fazer compras, entre em contato com a loja e a instituição financeira do seu cartão.

O que faço se cair no golpe do Pix?

O pagamento via Pix é uma ferramenta que auxilia muitas pessoas a fazerem transações mais rápidas e mais seguras. Porém, os criminosos aprenderam a usar essa ferramenta pra realizar golpes, que podem ocorrer de pagamentos de contas a outras formas de pagamento. 

Por conta da facilidade, os criminosos começaram a pedir pagamentos por meio da transferência Pix, que acaba sendo rápido e seguro. Vale lembrar que o Banco Central tem implementado medidas para evitar que as pessoas caiam nos golpes.

Se você caiu nesse tipo de golpe, entre em contato o mais rápido com sua instituição pra poder reaver parte ou todo o dinheiro, e se possível faça um BO para ajudar a instituição financeira a reaver o dinheiro.

Como identificar golpes do WhatsApp?

Agora que vimos os principais tipo de golpes que os criminosos vêm utilizando, você está apto a perceber e identificar situações suspeitas, porém, novos golpes aparecem e é sempre bom estar atento.

Muitos golpes partem de uma única forma, que passa a ser bem comum: utilizando de técnicas de engenharia social, para tentar induzir a pessoa a lhe entregar seus dados confidenciais.

Outra forma de entender a lógica dos golpes é desconfiando de propostas que acabam sendo muito boas. Procure perceber detalhes sobre a oferta e faça perguntas. Se ainda estiver em dúvida, procure pessoas que entendam do assunto, ou pesquise em canais oficiais pra ver se a oferta é verdadeira.

Uma outra forma de perceber que você está caindo em um golpe é quando um criminoso pede suas senhas. Nenhum banco ou outra forma de instituição financeira vai pedir suas senhas, pois elas são intransferíveis e pessoais, então não faria sentido a instituição fazer esse pedido para você.

Muitos golpes acabam sendo tão convincentes que a vítima não sabe se realmente é verdade ou golpe. Por isso, se lembre-se sempre de proteger sua identificação e qualquer dado pessoal. Compartilhe com seus amigos e familiares, para que eles não caiam em golpes do tipo. Obrigado, e até a próxima!