Você alguma vez já acabou caindo em um golpe? Se a sua resposta foi sim, então você sabe o quanto um golpe pode te gerar uma baita dor de cabeça. Gerando um enorme rombo nas suas finanças, neste caso, conhecer os golpes mais presentes da atualidade é algo muito importante. Pois, essa é a única forma de se manter seguro contra novos golpes, nesse caso, também é fundamental que você esteja aprendendo sobre os golpes que estão surgindo agora.

Isso fará total diferença para que você não acabe caindo no golpe pela primeira vez, afinal, você não precisa cair em um golpe para aprender que é péssimo. Assim como não precisa cair em todos os golpes do mundo para aprender a lidar com todos, pode deixar que nós te ensinando como se proteger. Por isso, não precisa ficar preocupado por conta desse novo golpe, pois ao longo desse artigo, te mostraremos como se proteger.

O pagamento por aproximação é seguro?

Com esse novo golpe, uma pergunta veio à tona, será que o pagamento por aproximação é mesmo seguro? Desde já é importante deixar claro que essa é uma pergunta que está longe de ser recente. Muito pelo contrário, desde a criação desse mecanismo de pagamento essa pergunta existe. E a resposta para essa pergunta é sim, realizar pagamentos utilizando a aproximação é algo completamente seguro, mesmo que existam golpes.

Afinal, como você deve imaginar, por mais que o cartão de crédito possua mecanismos anti golpes, ainda assim todos os mecanismos e algoritmos do mundo podem ser burlados. Porém, se você estiver atento, tome os devidos cuidados para a realização de compras com o seu cartão de crédito. Você pode estar realizando a utilização do seu cartão de crédito sem ter dor de cabeça em nenhum momento com golpes.

Como esses golpes funcionam?

Agora, sem mais delongas, iremos deixar claro aqui como esses golpes funcionam, três variações do vírus Prilex, que utiliza maquininhas para roubar dados do cartão. E com isso realizar vendas fantasmas, mas todas essas três variações de vírus funcionam de uma maneira muito parecida. Nesse caso, iremos explicar como uma única forma de vírus funciona, assim como foi dito, esse vírus busca realizar a clonagem do seu cartão de crédito. 

E utilizar tais dados para realizar compras fantasmas em seu nome, ou seja, eles realizam compras se passando por você, esse golpe funciona de uma forma bem simples. Quando você realiza o pagamento por aproximação, a maquininha exibe uma mensagem de erro, pedindo para que você insira o seu cartão de crédito. No momento que você realizar a inserção do seu cartão de crédito, os seus dados serão roubados.

O que é necessário para se proteger?

Mas afinal, o que exatamente é necessário para que você possa se proteger contra esse golpe? Pode deixar, que te mostraremos isso a seguir. Vale frisar que as três dicas de segurança que te mostraremos a seguir serão muito úteis tanto para quem está querendo se proteger desse golpe. Tanto para quem deseja aprender como se defender contra absolutamente qualquer outro golpe antigo ou também contra golpes novos.

Quando se trata de realizar compras, é indispensável que você tome alguns cuidados, e é claro que ao longo de um artigo tão curto, não seria possível citar todos os cuidados. Entretanto, será possível te mostrar os três principais cuidados, cuidados esses que quando seguidos serão o suficiente para te manter em segurança. Vale lembrar que caso seja de seu interesse, você pode estar pesquisando por mais cuidados.

Leia com muita atenção mensagens de erro

A primeira coisa que você deve fazer para se proteger do golpe em questão é se manter muito atento ao erro que a maquininha está apresentando. Basicamente, se você estiver suspeitando que se trata de um golpe, o ideal é que você deixe de lado o pagamento com o seu cartão de crédito. E selecione uma outra forma de pagamento, ou até mesmo esteja desistindo de realizar a compra na loja que você se encontra.

Lembre-se de não sair inserindo o seu cartão de crédito na maquininha automaticamente assim que apresentar erro, se possível, peça para realizar o pagamento em outra maquininha. Com apenas essa medida, possivelmente você poderá realizar a sua compra sem problemas com esse golpe. Porém, a suspeita da tentativa de roubo de dados, realizar o pagamento com dinheiro continua sendo a opção mais segura.

Na dúvida entre em contato com o banco

Mas, digamos que você não se atentou ao cuidado mencionado anteriormente, inseriu o seu cartão de crédito, e seguiu com a sua vida normalmente. Até que de repente, alguns dias depois, ao conferir a fatura do seu cartão de crédito, você percebe que existem compras que não foram feitas por você. Como você deve estar prosseguindo nessa situação? A resposta é muito simples, comece bloqueando imediatamente seu cartão. 

Após isso, confira quais são todas as compras realizadas pelos golpistas, ao realizar isso, tudo o que você precisará fazer será entrar em contato com o banco. Informar o ocorrido, falar quais foram as compras realizadas pelos golpistas, para que o valor será estornado para o seu cartão de crédito. E também para que um novo cartão de crédito seja enviado diretamente para a sua casa, utilizando seu cartão antigo.

Configure a opção para pedir senha nos pagamentos por aproximação

E para finalizar, também é importante que você configure o seu cartão de crédito para exigir senha na hora de realizar o pagamento por aproximação. Nesse caso, isso é uma medida geral para que você possa lidar com situações mais amplas, como por exemplo uma situação de perda ou furto. Afinal, caso o seu cartão de crédito seja roubado, a primeira coisa que o bandido tentará fazer será realizar compras por aproximação.

Porém, ao exigir senha até mesmo nas compras realizadas com a aproximação, você ganhará um tempo a mais para realizar o bloqueio do seu cartão de crédito. Isso pode ser a diferença entre realizar o bloqueio do seu cartão de crédito a tempo ou não, por isso, realize já a configuração.