Para ajudar você a conhecer mais ferramentas, vamos descobrir tudo sobre a carteira digital de uma das maiores empresas do mundo, o Google. Separamos tudo o que você precisa saber sobre o Google Pay!

Apenas com o primeiro ano de existência do Pix, a plataforma de transferências do Banco Central, cerca de 10% de todo o dinheiro físico parou de circular.

Ajudando a quebrar o mito de que ainda somos resistentes a mudanças causadas pela tecnologia, pelo contrário, conseguiu ser adotado nos estabelecimentos comerciais mais simples de qualquer cidade com acesso à internet.

Entre os benefícios dessa revolução financeira, podemos citar o surgimento de mais plataformas de pagamento que dão mais liberdade e segurança para seu usuário que não quer mais carregar dinheiro no bolso.

Confira a nossa análise!

O que é o Google Pay?

Com mais de 100 milhões de instalações até o momento, o Google Pay é uma aplicação que serve como uma carteira, mas inteiramente digital. Nele é possível cadastrar diversos cartões de crédito, de bandeiras e bancos totalmente diferentes em um mesmo ambiente.

E não para por aí, vales compras, descontos, cupons e bilhetes de transporte já tem fácil aderência na plataforma. Sua tecnologia permite que os pagamentos sejam feitos apenas com a aproximação do seu celular, sem qualquer necessidade de levar os cartões cadastrados com você.

Apesar da empresa ter atuação no mundo inteiro, sua plataforma de pagamentos ainda está engatinhando e são poucos os países que adotam essa funcionalidade.

Como funciona o Google Pay?

Com a tecnologia NFC (Near Field Communication ), o Google Pay transforma smartphones em meios de pagamento por aproximação.

Para saber se o seu celular é compatível com essa aplicabilidade, digite na barra de pesquisa NFC, se aparecer algum software, isso significa que está equipado.

Além desta tecnologia, você já poderá fazer: compras em lojas físicas e digitais, pagamento em aplicativos de delivery, transferências de dinheiro( por enquanto apenas nos EUA), armazenamento de tickets e diversos cartões de vale-presente. Entre as suas taxas de uso, estão incluídas…

Nenhuma. Sem qualquer custo para o usuário acessar todas as utilidades. Este fato brilha os olhos dos usuários que estão traumatizados com as taxas invisíveis de algumas plataformas bancárias.

Como usar o Google Pay?

Para acessar a sua carteira digital é simples e pode ser feita em poucos passos, veja:

  1. Instale o aplicativo Google Pay.
  2. Use sua conta google principal para fazer o cadastro.
  3. Cadastre o seu cartão de crédito e espere a plataforma fazer a verificação e a confirmação dos dados.
  4. Adicione um segundo cartão e que pode te “salvar” nos imprevistos.
  5. Nesse meio tempo, se quiser remover, vá até o Menu e clique nos três pontos do canto superior direito do cartão, isso fará a retirada imediata.
  6. Para efetuar um pagamento é preciso apenas aproximar o cartão da maquininha, não será necessário abrir o aplicativo para isto.

Vantagens e Desvantagens do Google Pay

Entre as principais vantagens, podemos mencionar a facilidade em que os cadastros são realizados na plataforma. Não é preciso ter score alto no Serasa, nome limpo, ou qualquer outra burocracia muito comum em algumas instituições financeiras

Outro grande benefício é a possibilidade de centralizar suas operações, não é preciso abrir muitos aplicativos de uma só vez para tentar descobrir a melhor opção de pagamento.

Isso ajuda o usuário a dar mais independência em umas das atividades mais comuns do cotidiano que é realizar compras.

Nas desvantagens, não finalizar esse artigo sem falar que o número de estabelecimentos que adotam esses novos meios de pagamento ainda está crescendo, mas não é garantia que você conseguirá usar a todo momento.

Como funciona seu aplicativo?

Será pelo aplicativo que você terá o poder de usar todas as funcionalidades que o Google disponibiliza.

Entre suas vantagens estão:

  • Pagamento rápido e simplificado, basta adicionar um cartão e começar a comprar.
  • Possibilidade de usar em diversas lojas físicas e virtuais de diversos meios de pagamento diferentes.
  • Pagamentos inteligentes, sem a necessidade de levar nada no bolso além do seu celular.
  • Concorrer a prêmios e sorteios que acontecem rotineiramente.
  • Desde o primeiro acesso você está protegido com a mais alta criptografia que o Google fornece.
  • Para saber mais, baixe o aplicativo, é gratuito e está disponível para a Play Store.

O que dizem seus usuários?

Apesar do seu aplicativo estar bem rankeado na Play Store, com uma nota de 4.1 estrelas de 5, seus usuários relatam algumas dificuldades. Entre elas, o número de bugs e travamentos com o uso da plataforma. Devido a sua centralização de operações, pode ser comum o aparecimento dessas situações.

O processo de autenticação de compras e a criptografia ainda está engatinhando, assim, não dá para ter 100% de controle sobre o que está fazendo. Entretanto, no contexto geral, consegue entregar o que promete: Um aplicativo fácil de usar e que muda sua forma de realizar seus pagamentos.

Conclusão

Agora, você está pronto para se aventurar nos meios de pagamentos revolucionários que existem na internet. Conseguir mais liberdade com seu dinheiro não é apenas um ato “nutella”, mas a chance de deixar a vida das pessoas mais simples.

Estas, não precisam mais lutar, por exemplo, para conseguir moedas de troco para o estabelecimento ou receber notas falsas. Dessa maneira, a evolução dos meios de pagamentos ainda vai surpreender muita gente com o tempo.

Pronto para ficar surpreso? Por fim, ajude a levar a informação para mais pessoas, compartilhe em suas redes sociais o link para que outras leiam o texto.