Poucas pessoas realmente têm o controle total das suas vidas durante o dia, às vezes, deixam-se no automático e levam o ato de dormir como uma simples tarefa a ser feita e que pode ser executada de qualquer maneira.
O perigo de pensar dessa forma é que dormir é algo sério e que precisa ser tratado como um motivo sem valor é o surgimento de distúrbios e problemas após acordar que começam a ser recorrentes.
Criando a necessidade de medicações que poderiam nem existir no cotidiano e que agora são como “água”.
E você pode ficar livre disso, criamos um guia completo para você saber tudo sobre os cronotipos, veja!
O que é cronotipo?
Dormir pode parecer a coisa mais simples que fazemos na vida, mas ela impacta tudo que fazemos depois que colocamos o pé para fora da cama. Por isso, há muitas pesquisas a serem feitas tanto no geral do sono, quanto relacionadas aos cronotipos.
Assim, há especialistas que ajudam a direcionar alguns padrões circadianos para que as pessoas tenham uma vida muito melhor do que pareciam ter com o ciclo de sono desregulado.
Uma das formas de fazer isso é através da medição do relógio biológico que não é apenas uma preferência natural que podemos fazer como escolhemos as nossas camisas combinando com as calças.
Tudo vai depender do seu organismo e se enquadrar nos possíveis quatro tipos de cronotipos já catalogados pelos especialistas.
Como funciona o cronotipo?
Um cronotipo é de maneira simples, uma instrução para a gente conhecer o momento em que mais somos produtivos durante as vinte e quatro horas do dia.
Usando como norte o relógio biológico pessoal, a área se subdivide em quatro tipos de animais. Acontece para assimilar melhor os comportamentos com os animais representantes.
O primeiro deles é o Urso, começam a manhã em torno das 07 ou 08 horas e começam a decrescer na produtividade das 14 às 16 horas.
Já o segundo componente é o Lobo e tem a característica de não estarem muito aptos pela manhã e contornando isso apenas depois do meio dia ou até mas às 18 horas.
A trindade de cronotipos forma-se com o Leão, apesar de matutinos como o Urso, os Leões acordam mais cedo e começam a perder bruscamente a produtividade durante a tarde e pegando no sono com muita facilidade à noite.
Por fim, mas não menos importante, os Golfinhos, carregando esse nome porque apesar de acordarem cedo, só começam a atingir o pico da produção no meio da manhã.
Muitas pessoas confundem o ciclo circadiano com o cronotipo, entre as principais diferenças que esse tem em relação ao nosso tópico principal do blog é que estão relacionadas ao tempo necessário para o corpo “recarregar”.
Apesar de usarmos como referências as 24 horas do relógio, nosso organismo não chega a ser um suiço. Pois tem seu próprio tempo e esse número pode variar um pouco.
E os estudos comprovam isso, Nathaniel Kleitman dirigiu uma pesquisa que podemos ter um ciclo circadiano de até 28 horas.
O sono pode causar problemas?
Pode, e não são poucos os problemas diretamente e indiretamente relacionados ao sono. Quando falamos em distúrbios, há uma série de variantes já conhecidas pelos cientistas, as principais são:
Insônia.
- Apneia do sono;
- Sonambulismo;
- Síndrome das pernas inquietas;
- Bruxismo;
- Narcolepsia;
- Paralisia do sono.
Estes são apenas parte apenas da ponta do iceberg que cercam a humanidade quando o assunto é dormir.
Há muito o que ser desenvolvido e revelado principalmente nos malefícios indiretos causados pela má gestão do sono em nossas vidas. Você pode saber mais sobre mitos e verdades sobre o sono vendo nosso artigo específico para isto, clique aqui.
Qual o meu cronotipo?
Uma das maneiras mais fáceis de descobrir qual o seu cronotipo é a partir de testes que conseguem dar um norte melhor para você não seguir baseado apenas no seu achismo
Pois, há muitas pessoas que se acostumaram com determinadas rotinas que parecem se alinhar com um grupo específico de cronotipo, mas acabam se enganando a vida inteira sem fazer um teste mais confiável.
Na internet há uma variedade deles e que podem aparecer de forma gratuita ou paga dependendo da página.
Como referência para todas as pessoas utilizaremos o do Instituto do Sono que oferece um teste gratuito e que é aberto para qualquer um, não pedindo sequer cadastro de email para saber o resultado. Para saber mais sobre ele, clique aqui.
Como aplicar meu cronotipo para aumentar a minha criatividade?
Entre todas as modalidades de cronotipos, não há apenas benefícios e seja considerado o perfeito da lista. Todos têm pontos positivos e negativos, assim, é preciso saber qual o momento mais adequado para o seu e manter sempre alinhado.
A seguir, você verá que para cada cronotipo há uma maneira diferente de ser utilizada, veja:
- Ursos: Sempre começam o dia muito bem agitados e iniciam o processo de cansaço após o meio dia. Caso tenha alguma reunião ou evento importante, sempre opte pela manhã.
- Lobos: São mais lentos para acordar e atingem o pico de produtividade no final do dia.
- Leões: Com grande atuação no começo da manhã, os leões acabaram totalmente sua energia com o início da noite, isso significa que deixar para ter horas extras ou reuniões no período noturno não deve ser uma boa opção.
- Golfinhos: As faíscas de criatividade e produtividade surgem durante o dia, então aproveite cada uma delas o máximo possível.
É possível mudar de cronotipo?
Doutrinar o corpo para seguir determinados padrões de desempenho no momento desejado pela pessoa.
Uma das maneiras de se fazer isso é comer alimentos ricos em energias e de fácil absorção do organismo para evitar a sonolência em momentos que precisam do seu empenho.
Para dormir no momento desejado, utilize alimentos que não tenham cafeína, nesses casos, acompanhe os ingredientes que o compõem no verso da embalagem. Há muitas bebidas que inserem a cafeína e é praticamente imperceptível ao paladar.
Não podemos finalizar esse guia com a recomendação da criação de uma rotina, utilize meios para todos os dias dormir e acordar no horário desejado e assim, não ficar desmotivado.
Conclusão
Você está a poucos passos de se conhecer completamente, estudar profundamente os componentes do próprio sonho é uma ferramenta de empoderamento que poucas pessoas conhecem.
Isso tem uma razão, ficamos mais livres de cafeína, remédios e quaisquer tipos de ingredientes que começam a ser prejudiciais ao corpo humano com o passar do tempo. Infelizmente, criou-se um costume e já virou normalidade para muitas pessoas, então comemore por ter chegado até aqui.
Agora, precisamos da sua ajuda, compartilhe nosso artigo em suas redes sociais e permita que mais pessoas tenham acesso a conhecimento de qualidade e em breve, mais pessoas terão pleno conhecimento sobre seu próprio corpo.