A Bolsa de Valores é sempre um ambiente palco de filmes que mostram uma gritaria de pessoas engravatadas andando por todos os lados desesperadas por cada segundo da operação empresarial.

Mas, muito mais do que as produções hollywoodianas, as ações são uma das principais maneiras de fomentar o desenvolvimento econômico das corporações do mundo atual.

E, apesar desse grande ponto positivo, há uma série de lacunas que precisam ser preenchidas para atrair mais investidores que necessitam de uma complementação financeira das duas partes envolvidas, principalmente a população.

Para ajudar estas pessoas, reunimos tudo que você precisa saber sobre os dividendos, veja a seguir!

O que são dividendos?

Apesar da bolsa de valores ser uma excelente vitrine de oportunidades, há diversos fatores que sustentam a sua operação, entre elas estão os dividendos.

Como acionista, ela pode receber o direito de receber o lucro líquido proporcional à quantidade de papéis que ela tem disponível. Sendo um dos principais caminhos para estimular os investidores a continuarem fiéis a sua empresa com o passar do tempo.

E, pode acontecer de diversas maneiras, entre elas:

  • Ações.
  • Dinheiro.
  • Juros sobre capital próprio.
  • Dividendo especial.
  • Direitos de subscrição.

Sendo assim, sua posse só pode ser concluída por intermédio das corretoras, que podem ou não cobrar taxas administrativas pelas operações.

Dessa forma, não é possível comprar participação de uma empresa sem intermediários que são autorizados pelo Banco Central para realizar suas operações no Brasil.

Como os dividendos funcionam?

A melhor parte dos dividendos é receber, mas para isto acontecer, será necessário percorrer por este caminho:

  1. Será definido uma Data de Declaração, somente depois da reunião do conselho e da formalização desta publicação a empresa fica obrigada a dividir seus lucros com os investidores.
  2. Para sinalizar quem serão os destinatários, há outra publicação chamada Data Ex-Dividendo.
  3. A terceira etapa é a Data de Registro que ajuda a reunir todas estas informações atreladas aos relatórios e dados do investimento.
  4. Por fim, a tão esperada Data de Pagamento e chega a hora de comemorar pela grande espera enfrentada da aquisição das ações até o meio de pagamento escolhido.

Checklist antes de focar nos dividendos

Não dá para colocar sua renda em algo aleatório e sem os fundamentos necessários para tentar te pagar dividendos no futuro. Sendo assim, os principais pontos de atenção apresentam-se a seguir:

  • Diversificação: Uma das melhores maneiras de não depender exclusivamente de um resultado bom, a diversificação ajuda a complementar e solidificar o seu processo de investimento.
  • Datas: Cada empresa pode definir o período em que fará a bonificação da sua carteira de acionistas, ter isto controlado evita imprevistos em relação aos valores.
  • Histórico: Há um ditado no Futebol que diz “time que está ganhando não se mexe”, nos dividendos podem ser aplicados, afinal, as recorrências são um grande sinal de crescimento da empresa.
  • Conheça a empresa: Analise dados, notícias, o setor que ela está atuando, quais áreas impactam diretamente suas ações etc. Construa uma fortaleza de informações para te ajudar a tomar as melhores decisões de investimento.

Empresas que mais pagaram dividendos em 2021

Para conhecer as empresas, é preciso se atentar ao ranking dividend yield, este disponibiliza o seguinte top 10:

  • Vale (SA:VALE3);
  • Petrobras (SA:PETR3; PETR4);
  • Metalúrgica Gerdau (SA:GOAU4);
  • Copel (SA:CPLE6);
  • CPFL Energia (SA:CPFE3);
  • Braskem (SA:BRKM5);
  • Qualicorp (SA:QUAL3);
  • Minerva (SA:BEEF3);
  • Taesa (SA:TAEE11);
  • Gerdau (SA:GGBR4).

Muitas delas estão entre as mais valiosas do país e são um dos motivos de serem tão adoradas pelos investidores que adoram uma complementação de renda que os dividendos causam.

Porém, não estão blindadas para confiar cegamente, tenha cautela e estude o máximo que for necessário antes de realizar qualquer tipo de aporte para não se decepcionar com o passar do tempo.

Como conseguir dividendos de empresas no exterior?

Com o dólar alto nos últimos tempos, há uma imensa migração para soluções que sejam ofertadas nessa moeda estrangeira não só para obter mais lucratividade, mas também manter o poder de compra dentro do nosso país.

E, uma das maneiras que são legalmente autorizadas e facilitam o processo é através dos BDR’S.

Na tradução “ Brazilian Depositary Receipts “ é uma emissão nacional de um certificado que representa determinados papéis no exterior.

A grande maioria das corretoras já opera dessa maneira e se a empresa que você comprou pagar dividendos, este valor também será repassado a sua conta.

O único ponto que será necessário ser levado em consideração é a taxa do recebimento de dividendos que pode estar na faixa de 3% a 5% do valor recebido. Por este motivo, seus cálculos precisam incluir estas taxas para evitar surpresas no final do período.

Como declarar imposto de renda dos dividendos?

Para declarar é simples, a primeira coisa a se fazer é entrar na sessão da Receita Federal que menciona “Rendimentos isentos e não tributáveis”.

Logo após, aparecerá vários subcampos em que o ponto 9 será a sua escolha com o seguinte texto:”Lucros e dividendos recebidos pelo titular e pelos dependentes”

Após clicar em “novo”, aparecerá os campos para preencher tudo sobre a empresa que está realizando os pagamentos para você.

Finalizado esta etapa, caso tenha outras empresas na carteira que tenham o mesmo costume, será preciso repetir as mesmas ações anteriores.

Caso ainda seja um quebra-cabeça tudo isso e não tenha todo o tempo do mundo para conseguir aprender por conta própria, o ideal é sempre contratar um contador especializado no assunto. Evitando possíveis perrengues que a malha fina pode causar na sua vida.

Conclusão

Já definiu o seu próximo passo em relação aos dividendos? É difícil saber qual, mas o primeiro já está sendo dado com a leitura de conteúdos de qualidade como o que preparamos para você.

E, mesmo que seja algo que não irá te tornar um milionário(a) do dia para a noite, a soma de boas decisões aumentam a chance no meio do caminho. Dessa forma, comemore os avanços que está fazendo a cada momento da sua trajetória de investidor que ganha nova roupagem com o conhecimento adquirido.

Agora que já está preparado para conhecer o mundo dos dividendos, compartilhe nas suas redes sociais e marque seus amigos e conhecidos que desejam mais uma fonte de lucro no seu mês.