Um mercado vem ganhando destaque nas últimas décadas no mundo e brilhando os olhos no Brasil, sendo este,  um meio de usar a nossa extensão territorial e biodiversidade para gerar riqueza e desenvolvimento. Crédito de carbono entenda a sua importancia para a economia mundial.

Isso dá a chance do país criar um protagonismo em relação a outros que não conseguem fazer essa boa administração de produção de bens com o desenvolvimento ambiental.

Como sendo proposta do crédito de carbono, vem ganhando muitos fiéis a essa modalidade de investimento. Mas antes de aderir ou não a essa nova alternativa de geração de capital, é necessário conhecer as diversas informações que podem estar relacionadas ao crédito de carbono, veja:

O que é o crédito de carbono?

A população é um número que não para de crescer, com a expectativa de 10 bilhões de pessoas até 2026.

Esse número faz pensar sobre a necessidade de mais comida, tecnologia e uma série de bens que serão consumidos por essas pessoas durante todo o momento que estiverem vivas.

E, se a indústria continuar nesse ritmo, os níveis de emissão de CO2 cresceram até comprometerem ainda mais nossos ecossistemas e influenciando diretamente na vida do planeta.

Assim, cria-se a necessidade de países que conseguem fazer uma boa gestão de suas reservas naturais, vendê-las a outros. Transferindo e compensando os efeitos estufa através de práticas sustentáveis.

Quais as vantagens do crédito de carbono?

Quando falamos das vantagens dessa modalidade, os principais pontos a serem considerados são:

  • Ajudam países que não conseguiram bater as metas de compensação ambiental através de uma transferência de renda para países que dão o exemplo.
  • Serve como alicerce para o desenvolvimento de países subdesenvolvidos que agora podem contar com capital para aprimorar o seu território economicamente.
  • Tem a chance de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, à medida que as nações com muitos créditos de carbono conseguem continuar a produzir efeitos benéficos à natureza.

Agora, conheça as principais desvantagens que os especialistas pedem para serem considerados e levados com cautela pelos países:

Quais as desvantagens do crédito de carbono?

Há diversos pontos que servem como desvantagens do crédito de carbono, entre os principais estão:

  • Pode estimular os países a continuarem poluindo, afinal, com todo o capital acumulado com a emissão desenfreada de CO2, driblam esse sistema apenas pagando uma quantia mínima de compensação.
  • Esse primeiro ponto pode criar outro lado negativo, ao invés de diminuírem a emissão de CO2 para bater as metas definidas pelos órgãos competentes, estamos aumentando e comprometendo ainda mais a vida no planeta.
  • Pode prejudicar a economia de alguns países se esse crédito de carbono ficar muito mais valioso.

Por isso, é muito importante o debate da população com os especialistas da área ambiental para a tomada de decisões entre desenvolver ou não esse sistema de carbono.

Quais fatores determinam o preço do crédito de carbono?

Se você já está planejando para aplicar a sua visão de investidor nos créditos de carbono, precisa ficar atento aos seguintes fatores:

  1. Demanda: Sempre quando a demanda aumenta, a disputa pelos mesmos papéis aumenta e começa a ser necessário pagar mais caro por eles.
  2. Localização do projeto: Esse é o pilar de sustentação fundamental para entender o sucesso ou fracasso de um projeto de crédito de carbono.
  3. Tipo de projeto: Sem entender os benefícios que causam a natureza e os fatores diretamente relacionados a ele, é bem provável que você dê um “tiro no escuro”.
  4. Idade do crédito: Sim, eles têm uma idade e impactam na eficácia dos resultados pretendidos.

Qual o futuro do crédito de carbono no Brasil?

Como já deve ter percebido, o nosso país tem uma oportunidade excelente de se destacar nesse sentido e criar uma nova indústria ecológica.

Porém, nem tudo é perfeito, teremos uma série de problemas e caminhos ainda não definidos para serem solucionados.

Um dos desafios nacionais é tentar conciliar esse desenvolvimento de créditos de carbono com a produção do agronegócio que é uma das principais fontes de receita nacional.

Outro quesito é a transparência, afinal, esse é um dos principais tópicos que a economia mundial se importa quando o assunto é investimentos. Sem transparência, a chance dos projetos ganharem o mundo caem drasticamente.

Como investir em crédito de carbono?

O principal caminho para as pessoas físicas ganharem dinheiro com os créditos de carbono através de corretoras autorizadas a funcionar em território nacional. Com isso, funcionam como intermediário entre você e os limitados e restritos contratos de créditos de carbono.

Por isso, as principais do Brasil são:

  • XP investimentos.
  • Toro Investimentos.
  • Modal Mais.
  • Nu Invest.
  • BTG Pactual.

Lembrando que você pode participar de fundos de investimentos que usam o crédito de carbono como base para facilitar a tomada de decisão.

Agora que já conhece o primeiro passo para colocar o seu dinheiro, veja uma das etapas mais importantes, conhecer como os impostos são aplicados quando você começa a investir nos créditos de carbono.

Como declarar o imposto de renda do crédito de carbono?

Caso a modalidade escolhida seja optar por um fundo de investimento que represente os papéis de crédito de carbono.

Assim, optando por ela, você já está obrigado a fazer a declaração de Imposto de Renda todo ano que estiver com o aporte.

Para tentar simular esse cálculo, nunca se esqueça da calculadora que a Receita Federal disponibiliza de maneira simplificada para conhecer os seus possíveis débitos.

Nunca se esqueça de entrar em contato com contadores especializados para solicitar ajuda ou contratar os seus serviços e assim, facilitar o processo de declaração. Criando uma segurança maior e diminuindo as chances de cair na malha fina da Receita.

Conclusão

Os créditos de carbono ainda são a ponta do iceberg dessa revolução sustentável que estamos presenciando.

Um começo para tentar reverter as tomadas de decisões erradas que a humanidade fez no passado para criar a chance de mudar o futuro.

Para continuar a criar estas inovações ou até mesmo, melhorar esse sistema de venda de créditos, é fundamental a participação ativa de pessoas dos mais variados lugares do mundo para conhecer de perto os impactos causados.

Assim, para mais pessoas conhecerem esse universo do crédito de carbono, compartilhe nas suas redes sociais e marque seus amigos para ler este artigo sobre créditos de carbono.