Definir o objetivo do investimento é um dos primeiros passos que precisam ser dados por aqueles investidores que querem ter sucesso. Para realizar investimentos financeiros de sucesso, não basta só fazer algumas aplicações e esperar que elas rendam.

Apesar de acreditar que a sorte predomina quando se fala de mercado financeiro, a verdade é que quem consegue lucrar com mais êxito passou por um processo de planejamento financeiro antes de escolher em quais ações apostar.

Até aqueles investidores que estão dispostos a assumir muitos riscos, agem de acordo com o seu objetivo de investimento final. Definir metas e estabelecer prazos para cumpri-las faz toda a diferença na hora de escolher o tipo de investimento ideal para você nesse momento.

Sem contar que, ao determinar o objetivo do investimento, você também terá mais facilidade para poupar o dinheiro que precisa.

Definir objetivos costuma ser confuso para a maioria das pessoas porque exige pensar nas metas que você tem na vida e quais são as suas prioridades.

Mas nem sempre é fácil definir nossos objetivos, por isso vamos ver algumas dicas para fazer isso da melhor forma possível.

Dicas para definir seus objetivos financeiros

Para conseguir definir seus objetivos com os investimentos é preciso observar alguns aspectos como:

  • Seja específico

Saiba exatamente quais são as faixas de rendimento que você espera de cada rendimento, o quanto você está disposto a aplicar em títulos mais arriscados, quanto de perda é possível ter, e etc.
Defina o quanto vai investir em cada aplicação.

  • Pense em curto, médio e longo prazo

Para cada objetivo pessoal, haverá um tipo de investimento mais adequado. Os investimentos em curto prazo podem incluir aqueles objetivos que você pretende alcançar em até dois anos, a idéia é procurar um tipo de aplicação que não tenha muita variação nos rendimentos.

Investimentos a médio prazo pode ser por exemplo um consórcio de dois a cinco anos, isso possibilita a criação de uma espécie de poupança.

Os objetivos para longo prazo referem-se a aplicações com rendimentos para mais de cinco anos. Podem ser ainda consórcios, as aplicações com renda variável, fundos imobiliários, entre outros.

  • Conheça seu perfil de investidor

O perfil do investidor está ligado, principalmente, à tolerância da pessoa aos riscos naturais do mercado financeiro e ao prazo em que se espera que a aplicação apresente algum retorno.

Existem os investidores que são mais conservadores e possuem uma taxa menor de tolerância a riscos e optam por investimentos seguros mesmo que o rendimento seja menor.

Também existe o investidor que tem uma maior tolerância a riscos, mas preza por uma lucratividade alta. E também temos o investidor mais arrojado que tem uma grande tolerância a riscos e opta por investimentos com ganhos rápidos mesmo que a chance de perda seja grande.

Sabendo o tipo de investidor que você é, é mais fácil montar um plano de carreira que atenda a suas expectativas.

Exemplos de objetivos financeiros

A primeira coisa que você precisa saber é o que seria um objetivo financeiro. Resumidamente, um objetivo financeiro é algo que você deseja, ou seja, é uma finalidade que envolva dinheiro.

São inúmeros os objetivos financeiros que existem. No Brasil, os principais objetivos financeiros são:

  • Comprar uma casa própria;
  • Comprar ou trocar o carro;
  • Estudar fora do país;
  • Fazer a viagem dos sonhos;
  • Ter dinheiro para casar;
  • Guardar dinheiro;
  • Ter uma reserva de emergência;
  • Economizar para a sua aposentadoria.

Escrever os objetivos em um papel e visualizar os seus objetivos financeiros pode te ajudar a entender qual o destino das suas economias. Não esqueça que cada um possui um objetivo financeiro, pois cada um tem um propósito diferente que vai o motivar.

Se você ainda tem dificuldade para definir seus objetivos financeiros de forma adequada, o que pode ajudar é contratar um assessor de investimentos.

Além de fazer uma análise minuciosa de sua situação financeira e necessidades pessoais, ele vai te ajudar a encontrar as melhores opções de aplicação no mercado, sugerir estratégias de investimento para seu perfil, entre outras vantagens.

Acompanhe sempre seus investimentos

Depois que você já definiu os objetivos do seu investimento, montou seu plano e o colocou em prática, não é hora de descuidar. O erro mais cometido pela maioria das pessoas é que os investimentos devem ser deixados quietos por um tempo para dar lucro.

Para ter sucesso nos seus investimentos, é preciso sempre estar acompanhando, avaliando e reavaliando as estratégias para ver se elas estão dentro do planejado. Como existem diversos tipos de investimentos com prazos diferentes, às vezes algum deles pode não estar tendo os resultados esperados e, por isso, é importante analisar se você precisa repensar essa aplicação.

Além de acompanhar os investimentos, é importante estar atento às notícias e as movimentações do mercado financeiro. Dessa forma você vai ganhar mais experiência como investidor e vai potencializar ainda mais seus ganhos.

Não se esqueça que o foco no estudo do mercado financeiro vai te ajudar a ter bons resultados financeiros.