O tempo passou, e a cada mês e ano que passa, investir na poupança se torna algo de péssima escolha. Mesmo assim, não deixamos de ver que muitos brasileiros ainda resolvem investir sua capital na poupança.

Isso faz algum sentido para você? Bom, no momento existem muitas coisas acontecendo no Brasil que levam essas pessoas a continuarem investindo em algo que não gera muitos lucros mais, como:

  • Aumento de renda: por conta desse aumento, mais pessoas possuem dinheiro sobrando, e decidem investir ou guardar na poupança;
  • Falta de informação: muitas pessoas não sabem que investir na poupança é um jeito de não ter muitos rendimentos, já que hoje em dia existem outras ideias com rendimentos mais rentáveis;
  • Gerentes bancários: os bancos têm e sempre tiveram interesses em captar dinheiro por baixas taxas da poupança, assim emprestando-os por juros maiores.

No entanto, isso não é justificativa para diversas pessoas, inclusive perder dinheiro ao investir na poupança, algo que não é bom. Por isso, leia esse artigo, para saber as 5 mentiras sobre investir na poupança.

1- Investir na poupança = rendimentos garantidos

Isso é uma grande mentira. A poupança não é sobre aplicar dinheiro e deixar render. O cenário econômico atual brasileiro nos coloca em uma situação onde chances de rentabilidade real vinda da poupança é negativa.

Dessa forma, quem investiu na poupança está, na verdade, perdendo dinheiro sem saber.

Isso porque a rentabilidade real é quando nós descontamos a inflação do que temos como rendimento, e assim encontramos a quantia de dinheiro que ganhamos de verdade.

Supondo que a inflação seja de 6% e a poupança só renda 5%. Dessa forma, se o dinheiro perdeu seu poder de compra, significa que os preços tiveram um maior aumento, ultrapassando seu patrimônio.

Entretanto, isso ainda não é o pior. Saiba que se você investiu na poupança, você está perdendo dinheiro desde o mês de setembro do ano de 2012!

Lembrando também que toda rentabilidade mensal é perdida após o saque do dinheiro da poupança ser feito no dia do mês em que essa aplicação foi realizada inicialmente.

Todos esses fatores fazem a rentabilidade ficar mais comprometida, o que deveria fazer as pessoas deixarem de investir na poupança.

2- A Poupança é 100% segura

Muitas pessoas começam a investir na poupança, buscando um investimento seguro. Assim, acham que, independentemente do que aconteça no mercado financeiro, seu investimento estará salvo. Bom, isso é uma grande lorota.

Por mais que o investimento na poupança tenha um risco baixíssimo, ele não é um investimento com uma segurança exemplar. Ou seja, existem chances de você perder o seu dinheiro que estaria investindo na poupança.

O seu dinheiro investido na poupança fica depositado no banco. Então, caso ele quebre, você poderá recuperar investimentos na poupança de até R$ 250 mil, valor garantido pelo fundo garantidor de crédito.

Saiba que não é muito difícil um banco quebrar, como já aconteceu com bancos, como banco Cruzeiro do Sul, banco Panamericano e banco Santos, todos brasileiros.

Na Caixa Econômica Federal, você pode encontrar uma exceção acerca do valor investido. Esse banco garante 100% do valor investido na poupança, caso ele quebre.

3- Investir na poupança é a melhor opção para quem tem pouco dinheiro

Diversas pessoas começam a investir desse jeito, acreditando que muitos bancos não exijam o valor de investimento mínimo na poupança, e por ter valores menores, eles acreditam que é mais fácil investir poucos valores.

Mas, saiba que a poupança não é o único tipo de investimento que pessoas com pouco dinheiro possuem para investir. Além disso, nem é a melhor das opções.

O tesouro direto, por exemplo, é uma opção. A propriedade do governo brasileiro visa vender títulos públicos para investidores pessoa física.

Para investir no tesouro direto, você poderá começar investindo R$ 30, pela internet.

Além disso, a melhor opção para substituir a poupança são as LFTs, Letras Financeiras do Tesouro. Elas são pós-fixadas, ou seja, elas não possuem risco de perdas seguidas ou de aumentos em taxa de comissões.

Para investir nas LFT, possua conta em uma corretora de valores.

4 – É mais barato

Bom, é certo que o investidor da poupança escapa de taxas elevadas de administração de fundos de renda fixa. Mas, esse fator não significa que a poupança seja mais barata para investir.

Ao começar em tarifas que os bancos podem querer cobrar por saques da poupança, ou até mesmo cobrarem por transferência de dinheiro, de uma conta poupança para outra, mesmo que seja do mesmo titular.

Bom, nenhuma tarifa dessa é cara demais, entretanto, em alguns casos elas mostram que investir na poupança não é gratuito.

No entanto, existem diversas alternativas que não cobram uma taxa de administração para fazer investimentos no tesouro direto, por exemplo. Essas são as corretoras, e você pode encontrá-las realizando pesquisas sobre elas.

 5 – Investir em outras coisas que não seja a poupança é difícil

Talvez, essa seja a maior mentira que uma pessoa sem experiências em um assunto poderia dizer. A verdade é, quem diz que é difícil, é porque nunca o fez de verdade.

Por mais que seja muito fácil investir na poupança, você deve ir até uma agência bancária para abri-la, diferente de títulos de investimento.

Isso torna a maioria dos investimentos mais fáceis de serem feitas, já que não precisamos sair de casa para investir. Se você tem uma conexão à internet, você pode investir em outros produtos ou títulos mais seguros e rentáveis.

Não posso excluir as inúmeras formas de aprender sobre investimentos gratuitamente na internet, além de ferramentas feitas para esse meio, como a Bússola Do Investidor, que ensina investidores a investirem na bolsa de valores de uma forma inteligente.

Hoje em dia, deixar o dinheiro parado na poupança não é mais uma boa opção. Procure enxergar outras possibilidades de investimentos mais fáceis e rentáveis do que a poupança. Não vá pelo comodismo ou mesmice, e comece a pesquisar a respeito dos títulos citados aqui. Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares, espalhando a notícia sobre as maiores mentiras do investimento na poupança. Obrigado, e até a próxima.