O LCA está em evidência pelo seu crescimento no mercado financeiro, e se você, como vários outros investidores deseja incluí-lo na sua carteira de investimentos, primeiro é importante entender como funciona a LCA.

Emitida por instituições financeiras públicas e privadas, a Letra de Crédito do Agronegócio é um título de renda fixa, referente a um dos principais setores que movimentam a economia do nosso país, o agronegócio.

Veja agora todas as informações de como funciona a Letra de Crédito do Agronegócio e quais são as suas principais características. Boa leitura!

Como ela funciona?

Esse título é responsável por gerar capital com destino único e exclusivo para o desenvolvimento do agronegócio. Ou seja, ao adquirir um título de LCA, você empresta dinheiro para receber os rendimentos a longo prazo.

Quais os tipos de LCA

Os títulos de Letras de Crédito do Agronegocio podem ser comprados em condições de prazos e rentabilidades diferentes, entenda quais são:

Pré-fixada

Quando o investidor escolhe um título de LCA pré-fixada o valor da sua rentabilidade é definido antes da compra, dessa forma, o investidor fica ciente de quanto irá receber sem que haja alterações.

Pós-fixada

Com a LCA pós-fixada a rentabilidade do investidor é definida após a aplicação, um indicador é usado para definição, normalmente a taxa do CDI é usada com mais frequência como referência de rentabilidade.

Híbrida

Em títulos de LCA na modalidade híbrida, a rentabilidade é dividida em duas parcelas, uma pré-fixada e outra pós-fixada no contrato do investidor. 

Principais características da LCA

A LCA é definida por algumas características, veja quais são:

Rentabilidade

A rentabilidade da LCA é definida em 3 modalidades como citamos nesse artigo, mas, podemos dizer que quanto maior o tempo de investimento sobre essa letra de crédito, as chances de retornos melhores são maiores.

Risco

Os riscos da LCA são considerados baixos igualmente como a poupança e o CDB, principalmente por contar com a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), onde o investidor não perde seu dinheiro.

Tributação

O título de renda fixa LCA não sofre tributação do Imposto de Renda e do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), mas, essa isenção se limita a pessoas físicas, pessoas jurídicas não estão isentas da cobrança dessas taxas.

Investimento mínimo

A Letra de Crédito Imobiliário tem como vantagem não exigir valores absurdos para um investidor que está iniciando a sua carteira de investimentos, sendo possível encontrar títulos com exigência mínima de R$500,00.

Prazo de aplicação

A carência da LCA é de 90 dias, quando esse prazo chega ao final, a liquidez do contrato passa a ser diária, a menos que exista alguma carência de prazo maior já negociada.

Como investir em LCA

O primeiro passo para quem deseja investir em títulos LCA é fazer a abertura de uma conta, caso não tenha uma. A abertura pode ser feita em qualquer corretora de valores que seja de confiança.

Ao realizar investimentos através de uma corretora de valores, o investidor tem acesso a uma diversidade maior de títulos de diferentes emissores.

Antes de investir é preciso definir em qual modalidade você deseja fazer aplicações, qual o prazo em que você manterá essa aplicação e quem será o emissor do título. 

Entender o seu perfil de investidor e definir o seu objetivo é a melhor forma de fazer investimentos na Letra de Crédito do Agronegócio.

Qual escolher, LCA ou LCI?

Para muitos investidores não existem diferenças entre a LCA e a LCI, levando em conta somente a diferença do ativo principal, que no caso é o destino do investimento.

Nas Letras de Crédito Imobiliário o investimento é direcionado ao ramo de imóveis, e com a Letra de Crédito do Agronegócio, o investimento vai direto para o agronegócio.

Vale a pena investir na LCA?

Se o investidor está em busca de títulos que o deixam confortável e trazem segurança para o seu investimento, a Letra de Crédito do Agronegócio é uma ótima opção. 

Além de ser isenta do Imposto de Renda e IOF, a sua rentabilidade pode ser bastante lucrativa se a modalidade do título e o prazo de investimento forem escolhidos corretamente.

A LCA é ideal para quem não tem intenção de retirar valores antes do prazo, o que influencia na rentabilidade por sua liquidez baixa. 

Dessa forma, a LCA se torna mais lucrativa para investidores que podem fazer investimentos em médio e longo prazo, mantendo a sua aplicação até o prazo final.

Espero ter tirado as suas dúvidas sobre a Letra de Crédito do Agronegócio, aproveite e compartilhe essas informações com os amigos que estão em busca de novos investimentos. Até a próxima!