Se você está em busca de títulos com resgates a longo prazo, a LCI é uma das melhores opções para essas aplicações, principalmente para quem está iniciando a sua carteira de investimentos.
Pelo nome, já fica claro que esse título financia o ramo imobiliário, e a sua emissão é de responsabilidade das instituições financeiras que oferecem o título de LCI em seu portfólio de investimentos.
A confiança para essa aplicação é baseada nos financiamentos imobiliários, ou seja, em imóveis que estão em garantia de uma negociação de compra.
Fizemos esse artigo para tirar as suas dúvidas sobre a LCI, para entender melhor, continue lendo e saiba tudo!
O que é LCI?
Para que você entenda melhor, a Letra de Crédito Imobiliário é uma forma de investimento onde o investidor faz aplicações em um título imobiliário, e recebe em troca uma rentabilidade com valor já definido.
A LCI é um ativo de renda fixa, o que faz esse título ser mais atrativo para os investidores, principalmente por questão de segurança, isso acontece porque o investidor sabe exatamente o que irá receber no momento de suas aplicações.
Quais os tipos de LCI
Existem três modalidades do título Letra de Crédito Imobiliário, conheça quais são e como funciona cada uma:
LCI pré-fixada
Com a LCI pré-fixada, o valor da rentabilidade do investidor é definido no exato momento da aplicação, onde nenhuma alteração pode ser feita até a data final do investimento.
LCI pós-fixada
Na modalidade pós-fixada o investidor pode fazer o resgate do seu investimento após 90 dias, contando a partir da data em que a aplicação foi feita.
LCI híbrida
A LCI híbrida tem em conjunto os benefícios da LCI pré e pós fixada, se tornando uma excelente opção para quem busca segurança e boa rentabilidade.
Principais características da LCI
Todo bom investidor procura estar antenado em tudo que envolve suas aplicações, e para fazer novos investimentos, é de extrema importância conhecer as características do título escolhido.
Veja agora algumas informações importantes sobre a Letra de Crédito Imobiliário:
Rentabilidade
Antes de qualquer aplicação, primeiramente deve ser analisado qual lucro o investidor receberá ao adquirir um um título.
Em todo investimento existem retornos de menor e maior valor, no caso da LCI os retornos são de menor valor ao investir em bancos de grande porte, mas garantem ao investidor mais segurança.
Ao investir em instituições financeiras de menor porte, a rentabilidade do investidor será melhor, entretanto o risco se torna maior.
Risco
O risco para o investidor vem sempre da instituição financeira que é emissora do título, e não do cliente da imobiliária.
Dessa forma, mesmo se o cliente não pagar pelo empréstimo feito, o investidor não fica no prejuízo, o que é mais um fator de garantia.
Fica claro que quanto mais estável for a instituição financeira, menor é o risco de fazer aplicações no título de Letra de Crédito Imobiliário.
Tributação
O principal atrativo da LCI é possuir benefício fiscal, ou seja, esse título fica isento do IR (Imposto de Renda), diferente dos CDBs (Certificado de Depósitos Bancários).
Investimento mínimo
Uma dúvida constante dos investidores é qual o valor mínimo para realizar uma aplicação no título LCI, e com razão, afinal todo título possui uma exigência mínima para que seja investido nele.
Normalmente o investimento mínimo gira em torno de R$1.000, sendo um valor baixo em comparação a outros títulos de renda fixa, que podem exigir até R$100.000,00 de valor mínimo para aplicação.
Prazo de aplicação
O prazo de aplicação da Letra de Crédito Imobiliário costuma ser fornecido em dias, que devem ser calculados para saber qual o seu prazo em anos.
Um exemplo bem simples é um título que oferece um prazo de 731 dias, que no caso, equivale a 2 anos de prazo.
Vantagens da LCI
Ao adquirir um título LCI, o investidor ganha algumas vantagens, entre elas estão:
- Isenção do Imposto de Renda;
- Garantia através do Fundo Garantidor de Crédito (FGC);
- Retorno de lucro favorável.
Rentabilidade favorável
Uma das vantagens da Letra de Crédito Imobiliário é o investidor receber uma rentabilidade satisfatória, sendo melhor inclusive que os títulos do Tesouro Direto.
Garantida pelo FGC
O investidor da LCI tem a segurança do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) com cobertura de até duzentos e cinquenta mil reais por CPF.
Em caso de falência da instituição financeira o FGC cobre o que o investidor aplicou com o acréscimo dos juros definidos na aquisição do título.
Isenção de IR
É claro que a Isenção do Imposto de Renda é uma das principais vantagens no título LCI, esse benefício de isenção fiscal oferece ao investidor um lucro de melhor valor que outros títulos.
Desvantagens da LCI
Como nem tudo é perfeito, temos algumas desvantagens para pontuar sobre a LCI, sendo elas:
- Prazo para resgate;
- Restrição da liquidez;
- Valor mínimo de aplicação.
Valor mínimo para aplicação
Valores mínimos para aplicação podem acabar desanimando o investidor, porém, existem algumas opções da LCI onde a oferta mínima é reduzida.
Prazos de resgate
Com a LCI não existe possibilidade de resgates diários, dessa forma, o investidor precisa esperar que o prazo estipulado no seu contrato termine, para então ter acesso à rentabilidade do título.
Liquidez
A liquidez do capital aplicado pode complicar a transformação de um ativo em dinheiro, dessa forma quanto maior a liquidez, maior será a chance. E quanto menor for a liquidez, mais difícil será para que o ativo se transforme em dinheiro.
Como investir em LCI
Após entender as vantagens e desvantagens da LCI, muito provavelmente você está se perguntando como fazer esse investimento da renda fixa.
E para começar a investir, indicamos as corretoras de valores, que possuem as melhores Letra de Crédito Imobiliário, e que de fato podem ser mais atrativas em relação às que alguns bancos oferecem.
São três passos para investir, o primeiro é abrir uma conta na corretora escolhida, o segundo é transferir o dinheiro para sua carteira e o terceiro, é definir em qual LCI você irá fazer a sua aplicação.
Qual escolher, LCI ou LCA?
A LCI e a LCA (Letra de crédito do Agronegócio) têm muitas características em comum, o que acaba gerando dúvida na hora de decidir em qual letra fazer uma aplicação.
A única diferença entre as duas letras é o destino final de recursos, com a LCI o recurso irá diretamente para o ramo imobiliário e com a LCA será destinado ao setor do agronegócio.
O que deve ser levado em conta na hora de fazer uma aplicação é o prazo e a rentabilidade oferecida, sendo a melhor forma de definir qual das duas se encaixa melhor no seu perfil de investidor.
Vale a pena investir na LCI?
O investimento nas Letras de Crédito Imobiliário em sua grande maioria são um bom investimento, como destacamos, existem algumas vantagens que são indispensáveis, como a isenção do Imposto de Renda.
Entretanto, essa aplicação não é aconselhada para quem faz aplicações como uma reserva de emergência, até porque, o prazo de vencimento da LCI não se encaixa nesse tipo de situação.