Atualmente muitas pessoas recorrem ao financiamento de diversos bens para conseguir realizar os seus sonhos. Entretanto, nem sempre as pessoas conseguem distinguir quais são as formas de financiamento. E é nisso que vamos te ajudar. 

Hoje, vamos te contar um pouco mais sobre o leasing para que você consiga entender o que é esta forma de financiamento e como você pode contratar. Além de também descobrir quais são as vantagens de utilizar este método na hora de fazer compras e contratar serviços. 

Porém, antes de mais nada, é importante ressaltar que quando e vamos fazer algum processo que envolva comprometimento financeiro, é preciso entender muito bem e ter cuidado. Afinal, não queremos contratar nenhum tipo de serviço que possa prejudicar futuramente ou comprometer nossa parte da renda sem que entendamos exatamente o que estamos comprando.

Por isso, ao fim deste artigo, você conseguirá entender exatamente o que é o leasing. Para quem é mais indicada, essa modalidade de financiamento é como você pode contratar. 

O que é Leasing? 

Conforme falamos acima, o leasing se trata de uma forma de financiamento que algumas instituições financeiras disponibilizam para os usuários. Desta forma, é importante saber que o financiamento se trata de uma modalidade de compra, em que o usuário não possui o dinheiro todo em mãos. Para realizar uma compra de um bem consideravelmente caro. Por isso, o financiamento atualmente é muito procurado e o leasing é uma das modalidades oferecidas. 

Sendo assim, com o leasing é possível que uma empresa compre um bem específico que você deseja para alugar para o usuário por um prazo determinado. Ou seja, caso você faça um financiamento de carro ou pelo leasing, o banco responsável pelo financiamento irá comprar o carro e te alugar durante um período de tempo determinado por você.

Desta forma, durante o período do contrato, você deverá utilizar o bem e pagar um valor mensal para a empresa responsável pelo e financiamento.  É importante que você saiba que o valor que você deverá pagar mensalmente inclui não só o custo do bem em questão, como um carro, por exemplo, mas também o valor dos juros e outros encargos que o banco ou instituição financeira disponibiliza. 

Uma das vantagens deste tipo de financiamento é que, assim que terminar o seu contrato, você poderá decidir se quer comprar o bem por um valor residual pré determinado. Ou seja, um valor que sobrou do que você pagou durante o tempo em que o contrato estava valendo. 

Como funciona o leasing?

Agora vamos te contar como, de fato, funciona o Leasing. Mas antes de mais nada, é importante saber que existem dois tipos de leasing. Sendo eles: leasing operacional e leasing financeiro, e agora você irá entender exatamente como funciona cada um deles.

O primeiro tipo de leasing é o leasing operacional, que é semelhante a um aluguel. Desta forma, a empresa dona do bem será responsável pela manutenção. E o usuário que contratar este serviço possuirá menos responsabilidades e consequentemente, correrá menos riscos ao utilizar o bem em questão. 

Por outro lado, quando falamos de leasing financeiro estamos falando de uma modalidade semelhante a uma compra a prazo. Nesse caso, a pessoa responsável por contratar o bem é quem paga os valores e, além disso, também possui a responsabilidade de assumir a manutenção do bem em questão. Sendo assim, geralmente nesse caso, a pessoa busca sempre adquirir o bem ao final do contrato, pois as condições são facilitadas. 

Por fim, nos dois tipos de leasing é a empresa responsável pelo financiamento que compra o bem desejado. E oferece, por meio de um contrato de locação financeira para o usuário que deseja adquirir o bem durante um determinado período de tempo. No caso desse contrato, deve sempre constar o valor das prestações. O prazo em que o contrato estará valendo para locação, as condições em que devem ser devolvidos no bem. E, em alguns casos, também deve constar no contrato o valor residual, caso o usuário queira adquirir o bem no final do período. 

Quais as vantagens do leasing?

E agora vamos te contar quais são as vantagens que você pode obter ao utilizar esse tipo de financiamento. Desta forma, é importante saber que uma das principais vantagens é o fato de que você conseguirá conservar o seu capital no caso de contratar esse serviço. Afinal de contas, você não precisará desembolsar uma boa quantia de dinheiro e pagará apenas uma tarifa mensal, enquanto terá o seu bem em mãos. 

Por outro lado uma outra vantagem é a flexibilidade pois geralmente os contratos de leasing podem ser facilmente adaptados às necessidades específicas de cada pessoa o que permite que você conte com prazos de locação e condições de pagamento personalizadas para atender melhor o seu orçamento. E isso facilita consideravelmente na hora de contratar e encaixar essa despesa extra no seu orçamento. 

Em algumas instituições financeiras que disponibilizam esse tipo de serviço apenas para outras empresas. Mas se você pesquisar, consegue encontrar instituições confiáveis que oferecem o leasing para pessoas físicas. 

Considerações finais

Vamos te dar as considerações finais sobre essa modalidade de compra. Em geral, é importante saber que essa pode ser uma opção muito considerável. Caso você queira adquirir o bem por um período determinado de tempo e não precise se preocupar com vender depois. Afinal, muitas das vezes nós compramos um bem e depois ele acaba se tornando um grande problema para vender, não é mesmo?

Nesse caso você não precisa se preocupar pois você não será obrigado a comprar o Objeto que você financiou ao fim do processo. E poderá comprar apenas se sentir à vontade e tiver capacidade financeira de pagamento. Por isso, pode ser, sim, uma boa opção para pessoas que querem reduzir os riscos e se preocupar menos com manutenção e responsabilidade, o que faz com que você consiga correr menos riscos a longo prazo.

Esperamos que tenha gostado deste artigo e que tenhamos te ajudado a entender como funciona o leasing e se realmente vale a pena escolher essa opção!