Os investimentos estão presentes em nossa vida a todos os momentos, afinal, é o principal meio onde pessoas, empresas, governos usam para emprestar dinheiro e conseguir algum retorno a partir do pagamento de juros.

Por isso, é normal algumas áreas ganharem mais nomes que podem ser escolhidos pela população. Entrando em ação  as Letras Imobiliárias Garantidas, com a missão de moldar a maneira de como colocamos dinheiro no ramo imobiliário.

E, impulsionando a economia que precisa a todo momento ser oxigenada a partir dos seus próprios cidadãos. Mas para isso acontecer, veja as principais informações que você precisa saber antes de colocar ou não seu dinheiro nesse investimento.

O que são as Letras Imobiliárias Garantidas?

Inspirado nas “covered bonds”, um modelo internacional de captação de recursos que estão garantidos por uma determinada quantia, ajudando a dar suporte aos investidores iniciais. Tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento imobiliário do país. E, sendo assim, são isentas de imposto de renda e IOF.

Assim, ao ser criada em 2018, foi definido algumas características para esta nova modalidade, como:

  • Pode ser emitida por bancos, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento ou investimento, companhias hipotecárias, associações de poupança e empréstimo.
  • Direcionado ao longo prazo (acima de 2 anos).
  • B3 controla as operações sobre este título.
  • Geralmente com rentabilidade atrelada à taxa Selic ou ao IPCA

Como funcionam as Letras Imobiliárias Garantidas?

Uma das boas notícias das LIG é que ela está focada em grandes aportes e promete ser uma excelente concorrente, no bom sentido, de outras modalidades.

A má notícia das Letras Imobiliárias Garantidas está em não ser coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito. No qual, cada CPF está protegido com um teto de 250.000 reais, como acontece em outras modalidades de investimento.

Entre os principais aspectos do mundo imobiliário, você precisa ficar atento a pontos como:

  • Decisões governamentais: O estímulo ou não de políticas públicas reflete na maneira como o mundo imobiliário funciona.
  • Mercado imobiliário nacional: Não dá para colocar seu dinheiro em um mercado ruim, por isso, torna-se fundamental acompanhar o básico para não se perder.
  • Mercado imobiliário internacional: Alguns grandes players do ramo imobiliários estão relacionados com outros países e algumas crises podem se refletir aqui no Brasil.

Comparado a outras opções de investimento, as Letras Imobiliárias Garantidas ainda são meros bebês no mercado nacional, assim, há diversos itens que podem acabar compondo este checklist.

Vantagens das Letras Imobiliárias Garantidas

Entre os principais pontos positivos das Letras Imobiliárias Garantidas podemos mencionar:

  • Isenção de impostos: Como a grande maioria dos investimentos em renda fixa, as Letras Imobiliárias Garantidas recebem uma carga tributária e obrigações muito menores do que outras opções de investimento.
  • Segurança: Mais do que colocar um dinheiro sobrando em algo, ter a vantagem de seu dinheiro de volta depois de um determinado tempo é sempre um excelente chamariz.
  • Reserva para emergências: Imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa e torna-se fundamental criar uma âncora para se segurar em períodos agitados.
  • Facilidade: A maneira como você pode comprar e vender é muito mais simples e pode economizar grande parte do seu tempo em processos semelhantes, porém modalidades diversas.

Desvantagens das Letras Imobiliárias Garantidas

Apesar de todos os pontos positivos, as Letras Imobiliárias Garantidas possui alguns pontos negativos 

  • Novidade: Como é uma modalidade recém lançada pelo Banco Central, fica muito difícil controlar o futuro desse investimento e há diversas regulações que podem surgir e alterar completamente a maneira de como é feito o investimento.
  • Lucros: Apesar dos retornos serem uma parte muito boa do investimento, não podemos esperar acordar em Dubai depois de colocar o aporte no curto prazo e isto pode desanimar os ansiosos.
  • Taxas administrativas: Como você precisará de uma corretora, cada uma terá uma forma de cobrar por conectar você às Letras Imobiliárias Garantidas.

Quais as melhores corretoras para investir?

Entre as melhores do Brasil atualmente estão:

  1. XP Investimentos
  2. Modal Mais.
  3. Nu Invest.
  4. Toro Investimentos.
  5. BTG Pactual.

Para criar a conta nas plataformas é super simples, você vai precisar dos seguintes documentos ou ações.

  • RG.
  • CPF.
  • Telefone.
  • Email.
  • Validação dos documentos a partir do RG ou CNH ao lado do seu titular.

Assim, todas as corretoras não exigem que você pague nenhuma mensalidade para usar. Entretanto, fique atento em relação às taxas administrativas para cada modalidade de investimento. Pois varia de instituição para instituição e para cada modalidade de aporte, podendo comprometer seus cálculos se esses valores não forem levados em consideração.

Como declarar imposto de renda das Letras Imobiliárias Garantidas?

Uma das principais dúvidas de qualquer investidor que pretende colocar seu dinheiro é em relação à declaração de imposto de renda. Como é uma modalidade isenta, você não precisa pagar parte do seu retorno na “boca do leão”.

Entretanto, se estiver entre os próximos pontos, você precisa declarar e informar a Receita Federal de como estão seu rendimentos, veja:

  • Patrimônio superando 300 mil reais.
  • Receita superior a 28 mil reais.
  • Rendimentos não declaráveis superando os 40 mil reais.

Caso prossiga com as dificuldades, procure um contador especializado para te ajudar a economizar tempo e minimizar as chances de cair na malha fina.

Quais as alternativas concorrentes do LIG?

No caso da Renda Fixa, as principais são:

  • LCI: Muito parecido com as LIGs e ajuda a complementar o segmento imobiliário nacional. 
  • LCA: Voltado para o segmento do Agronegócio, a LCA ajuda a fomentar uma das principais indústrias do país.
  • CDB: É um Certificado emitido pelas instituições bancárias. 

Entretanto, os investimento em renda variável que também pode ser opções seguras podemos mencionar:

  • Fundos de Investimentos: Uma chance de diversificar a sua renda em uma opção segura e que pode ter um bom rendimento variável dependendo da sua escolha.
  • Fundos imobiliários: A grande vantagem é ter um estilo parecido e pode ser um plano de diversificação para você que estuda o mercado de imóveis.

Conclusão

Por ser um investimento novo em relação a outros, um dos próximos passos essenciais é continuar acompanhando conteúdos de qualidade como os que publicamos constantemente no blog. Depois disso, é fundamental você ter um plano de ação para seus investimentos, com objetivos e as metas necessárias para alcançá-los. Para você que está com pouco dinheiro e não se decidiu por onde começar temos muito mais sobre investimento com pouco orçamento.

Assim, você treina seu espírito de investidor para sempre criar os próximos passos e diminuir a probabilidade de se depender da sorte para conseguir os resultados esperados. Para ajudar mais pessoas a conhecerem os principais fundamentos que compõem as Letras Imobiliárias Garantidas, compartilhe essa publicação nas suas redes sociais.