Ganhar uma renda extra, sendo que esta não estava na lista de afazeres da nossa vida cotidiana, pode ajudar você a conquistar sonhos que estavam apenas como um plano B. Assim, o FGTS está constantemente ajudando os brasileiros a mudarem de vida depois de vários meses e anos de contribuições nas suas antigas empresas.
Conhecer a fundo as regras desse “jogo” é a ponte para não perder prazos e concretizar aqueles objetivos pessoais que você tanto pensa durante o dia. Para facilitar a sua vida, criamos um guia simplificado mostrando todos os aspectos essenciais que é necessário saber sobre o FGTS, veja:
O que é FGTS?
Imagine que você é um funcionário de uma determinada empresa por longos anos, dedicando-se exclusivamente em uma função e sem poder acompanhar as atualizações do mercado de trabalho.
Agora, seu chefe te demitiu porque você chegou apenas 5 minutos atrasado um único dia, durante todos os anos. Como você agiria no mercado de trabalho sem uma ajuda?
Muitas pessoas perderiam o norte ou seriam obrigadas a aceitar condições degradantes para continuar em suas posições.
Deste modo, o governo criou o FGTS para evitar ao máximo casos como esses e no caso de exceções, obrigar o empregador a pagar uma multa por isto.
Para que serve o FGTS?
A função primária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é diminuir os impactos que o desemprego causa na vida das pessoas que podem ficar sem opções de trabalho durante um determinado período.
Entre as funções secundárias que está se popularizando para o fundo é usá-lo como entrada para conseguir um financiamento imobiliário. Ótima notícia para as pessoas que desejam sair do aluguel e não tem toda a quantia livre.
Com a popularização das informações relacionadas ao fundo, muitas instituições já oferecem uma série de serviços para pessoas que possuem uma determinada quantia de FGTS, assim, há muitas inovações ainda para o mercado ter acesso.
Quanto rende seu FGTS guardado?
Utilizando a Taxa Referencial como norte, o Governo federal devolve sempre o valor depositado constantemente pela chefia na sua conta.
Toda vez que o seu Patrão insere os 8% da sua remuneração bruta, a taxa referencial é aplicada constantemente para que no final de um determinado período antes do saque, você possa tentar receber um pouco a mais pela espera.
Entretanto, muitos especialistas criticam o valor do juros, geralmente muito baixo e que acaba sendo consumido pela inflação.
Mesmo com a ilusão de retornar um pouco a mais, o poder de compra que ele poderia ter acesso já não existe mais.
O que é o saque-aniversário do FGTS?
De forma optativa, o governo está liberando outra grande funcionalidade para a população. Esta é uma forma de antecipar parte do valor que você tem acumulado em conta e pretende acontecer anualmente.
Por isso, veja a proporção que você tem direito se optar pela modalidade:
- Até 500 reais você terá 50%.
- De 500,01 reais até 1000 reais você terá 40%.
- De 1000,01 reais até 5 mil reais você terá 30%.
- De 5000,01 reais até 10 mil reais você terá 20%.
- De 10000,01 reais até 15 mil reais você terá 15%.
- De 15000,01 reais até 20 mil reais você terá 10%.
- De 20000,01 reais para cima você terá 5%.
Para saber mais quando você poderá receber, vá para nosso próximo tópico.
Qual o calendário de pagamento do saque-aniversário?
Como uma forma de preparar as agências para as demandas financeiras, os saques são realizados com base no aniversário do beneficiário, assim, veja a lista para cada mês:
- Janeiro os saques acontecem entre Janeiro a Março.
- Fevereiro os saques acontecem de Fevereiro a Abril.
- Março os saques acontecem de Março a Maio.
- Abril os saques acontecem de Abril a Junho.
- Maio os saques acontecem de Maio a Julho.
- Junho os saques acontecem de Junho a Agosto.
- Julho os saques acontecem de Julho a Setembro.
- Agosto os saques acontecem de Agosto a Outubro.
- Setembro os saques acontecem de Setembro a Novembro.
- Outubro os saques acontecem de Outubro a Dezembro.
- Novembro os saques acontecem de Novembro a Janeiro.
- Dezembro os saques acontecem de Dezembro a Fevereiro.
Aplicativo FGTS
Com a constante digitalização dos serviços do governo, dá para fazer tudo apenas usando seu celular, assim, a Caixa lançou o aplicativo próprio para o FGTS, nele, você terá acesso a:
- Consulta de saldo;
- Extrato da sua conta FGTS;
- Opção de escolha pelo Saque-aniversário;
- Envio de documentos para autorização de uso dos saques;
- Cadastro da conta que será destinada a porção financeira;
- Mudança de endereço;
- Autorização ou não de terceiros consultarem seu FGTS.
Para baixar é simples, verifique se o seu dispositivo é um Android ou IOS e clique no link referido. Tendo quaisquer problemas de acesso, não deixe de entrar em contato com a Caixa Econômica.
Como usar seu FGTS?
Uma das ações mais cautelosas é guardar a quantia para alcançar objetivos maiores no futuro. E para isso acontecer, escolher investimentos que retornem juros acima da inflação podem ajudar você a não ter seu poder de compra corrompido no futuro.
Há três caminhos possíveis e escolher vai depender muito do seu estado pessoal, veja:
- Conservador: Opções como Tesouro direto, CDB, CDI podem ser grandes aliados para você que prioriza a segurança do investimento.
- Arrojado: Sair de uma segurança muito alta, pela possibilidade de retornos exponenciais faz parte da rotina do investidor arrojado. Por isso, algumas opções são: bolsa de valores, mini dolar, mini índice.
- Misto: Alocar recursos de forma proporcional em diversos setores diferentes, tanto fixo, quanto variáveis é a principal característica dos investidores dessa modalidade.
Conclusão
Viu como foi simples ter acesso a tudo sobre o FGTS? Nossa missão é sempre levar o conteúdo mais completo para não restar dúvidas no assunto tratado.
Não podemos deixar de mencionar que o futuro do FGTS ainda reserva mudanças como a viabilidade da implementação do fim da multa dos 40% da multa que o empregador paga por cada demissão sem justa causa.
Assim, para continuar se atualizando com conteúdos de qualidade como os que publicamos, é preciso entrar constantemente em nosso site. E você tem o poder de ajudar a levar essa informação para mais pessoas, deste modo, compartilhe em suas redes sociais nosso artigo.