Nós sentimos muito, de verdade. Porém, queremos aproveitar esse cenário e apresentar algumas lições financeiras que a pandemia nos deicou. Tudo pode nos gerar aprendizado, inclusive as crises.

Com a pandemia do COVID-19 não é diferente. É preciso enxergar além, aprender e saber que o amanhã pode ser diferente. Desde março de 2020, o Brasil e todo mundo entrou em isolamento social por conta de um vírus que apareceu em dezembro de 2019 na China.

Junto com ela veio muitos medos e um clima de temor e preocupação. Mas será que ele teve algo, digamos, positivo? Com tantas coisas ruins acontecendo, fica complicado achar algo de bom nisso tudo. Os momentos têm sido bem difíceis em vários âmbitos: na saúde, na educação, nas relações sociais e também na economia.

Mas para além de notar essas coisas, precisamos tirar aprendizados dessa situação. O medo do desemprego foi uma das coisas que mais assolou toda a população.

Ao ver muitos comércios e empresas fechando suas portas, com certeza, isso passou pela sua cabeça, talvez até tenha acontecido com você. Vamos te mostrar quais são as 9 lições financeiras que a pandemia nos ensinou para que você consiga tirar algo bom disso tudo.

Vamos lá?

1. Será que precisamos mesmo de tudo que temos?

Se teve uma coisa que a pandemia nos ensinou foi a noção de necessidade. Seja por estarmos em um momento delicado e começarmos a valorizar as coisas mais importantes, seja por estarmos em uma situação financeira complicada e precisarmos poupar. Independente se foi um desses motivos ou até mesmo os dois. Vimos que coisas que pareciam ser fundamentais não são tão importantes assim e que o mais simples costuma ser o que é de fato mais relevante para nossa vida.
88

2. Faça você mesmo em casa

O período de quarentena fez com que o Do it Yourself, DIY, ficasse em alta. Muitas pessoas adquiriram novas habilidades ou aprimoraram as que já tinham. Isso fez com que muitas pessoas percebessem que muitas das coisas que elas pagam para ter podem ser feitas por elas mesmas.

Em relação à culinária, por exemplo, isso pode representar mais economia e também uma forma mais saudável de se alimentar. Com essa onda, muita gente inclusive identificou que poderia ganhar uma grana extra com esses novos aprendizados.

Isso, com todas certeza, foi uma lição financeira que a pandemia trouxe.

3. Reserva de emergência é uma prática muito necessária

A pandemia ensinou uma lição financeira muito importante: é preciso guardar dinheiro. Essa é uma prática mais que essencial. Não só em tempos de crise, mas em qualquer outras circunstância.

Mas a pandemia nos mostrou que estamos vulneráveis, mesmo quando achamos que não, o que tornou a reserva de emergência algo que precisa entrar de uma vez por todas no orçamento familiar. É necessário que a gente reserve, nem que seja um pouco, para montá-la.

4. Experiências valem muito que coisas

As experiências que vivemos no período de isolamento social nos mostraram que esses momentos valem muito mais que ter. Coisas simples, como dividir a mesa de café com quem a gente ama, revelou que nessas horas o que vale são os momentos e não o que agente tem. Coisas simples, em muitos momentos, se tornaram as mais especiais.

Isso nos mostrou que precisamos valorizar o que realmente importa.

5. É fundamental ser flexível

Uma lição financeira muito importante foi a da flexibilidade. A pandemia nos tirou do nosso lugar comum em todos os sentidos. Isso mostrou que é preciso se adaptar às circunstâncias. Como seres humanos, somos adaptáveis por natureza, e foi o momento de colocar isso em prática de vez.

Quem perdeu o emprego, por exemplo, foi em busca de outras alternativas, e nem sempre na própria área, evidenciando o quão importante é estar disposto a rever suas convicções e lugares do mundo. Fazer um novo curso, aprender novas habilidades, tudo isso aconteceu nesse período e deve ser levado adiante.

6. Sempre há uma luz no fim do túnel

Sim, esse momento foi tenso e muito difícil em vários aspectos. Até quem não perdeu um ente querido ou emprego, passou por períodos muito difíceis. Mas o que todo mundo percebeu é que há momentos de alegria em períodos obscuros. sempre há algo bom acontecendo e é preciso olhar por essa perspectiva.

Precisamos, então, ser esse lado, é disso que o mundo está precisando. Precisamos ajudar e prestigiar as pessoas, amigos e familiares e levar alegria nos momentos em que tudo parece dar errado.

7. Aproveite as oportunidades

É preciso olhar para o todo e identificar as oportunidades, que mesmo situações complicadas oferecem. Enquanto empresas faliram, outras redimensionaram suas práticas e começaram a trabalhar pensando no contexto.

Um exemplo foram aquelas que passaram a oferecer compras online. Fábricas de bebidas, que passaram a produzir álcool em gel também é um outro exemplo que nos mostra que aproveitar as oportunidades é uma das maiores lições financeiras que a pandemia ensinou.

8. Não podemos controlar tudo, mas podemos ficar mais seguros

Os últimos tempos viraram nossa vida de cabeça para baixo. Muitas pessoas foram pegar de surpresa, mas outras, apesar de sofrer algumas consequências, se mantiveram de pé, pois estavam preparadas para enfrentar as adversidades.

Não temos controle de muita coisa nessa vida, mas podemos tomar atitudes que minimizem os impactos. A reserva de emergência que já comentamos, um seguro de vida são exemplos.. Álcool e máscara também são outros. Eles podem até não impedir que coisas ruins aconteçam, mas nos deixam mais protegidos caso venham a acontecer.

9. Não seja refém do seu medo

O medo é uma reação normal em seres humanos, é natural, biológico. Está tudo bem ficar amedrontado, só não dá para parar diante dos problemas e ser refém do seu medo. Você precisa identificá-lo e ver se ele realmente faz sentido.

Se você estiver em um precipício você sentirá isso e vai te impedir de pisar em falso, por exemplo. Mas tem coisas na vida que nos deixam com um medo que nos paralisa, mas que precisamos tirar forças para enfrentá-lo. Se o medo é que as coisas deem errado, em frente. Se você cair, você é forte e vai saber se levantar.

Conclusão

Neste conteúdo, você conferiu as 9 lições financeiras que a pandemia nos ensinou. Vale lembrar que esses aprendizados não tem validade de expiração, são coisas que devem ser levadas por toda a vida.

Se ficou alguma dúvida, mande uma mensagem para assim podermos te ajudar mais.

Até a próxima!