Que criança nunca se empolgou com o material escolar? Até mesmo os adolescentes se empolgam nessa fase, afinal, é uma vez por ano. No entanto, de algo estamos certos… Os pais ficam por vezes ficam muito preocupados!

Sustentar esse enorme gasto no começo do ano escolar nem sempre cabe na realidade de cada um. Portanto, viemos te trazer algumas dicas de economia para encontrar material escolar barato. Confira!

Dicas para economizar com o material em 2024

É agora que começam as dicas para economizar no material escolar. Trouxemos várias, então, aproveite a lista!

Recicle o material escolar do ano anterior

A primeira dica que precisa ser mencionada é a reciclagem de materiais do ano anterior em bom estado. 

É claro que aqui entram muitos pontos importantes. Primeiramente, você precisa conversar com os seus filhos sobre o valor dos materiais para que eles cuidem deles.

Em seguida, precisamos sempre lembrar que materiais duradouros precisam ter um pouco mais de qualidade. Sendo assim, pode ser que o preço seja um pouco maior. Mas, vale cada centavo!

Faça personalização no material

Ainda dentro da reciclagem, para não tornar o processo de reutilização do material escolar tão chato, é possível fazer personalização. 

Quem sabe renovar aquele caderno que ficou quase em branco no ano anterior com uma nova capa? Vale a pena dar uma vista de olhos nas possibilidades!

Fracione as compras durante o ano

É comum querer comprar o kit de material escolar inteiro logo no início do ano. No entanto, não é a forma mais inteligente de poupar dinheiro. Portanto, a dica que te damos é a seguinte:

Por vezes seu filho precisa de certo material no início do ano e de outro no meio ou fim. Acompanhe, junto com a escola, as necessidades e compre esse material fracionado. 

Ou seja, compre apenas na hora correta, dividindo um pouco os gastos ao longo do ano!

Compre livros usados

As escolas pedem livros e eles podem ser uma grande parte do orçamento no material escolar. Se tiver parentes que já utilizaram os mesmos livros, aproveite, caso não, que tal optar por usados?

Existem diversos livros usados que estão em excelente estado. Sim, você pode obter menos da metade do preço em um livro poupando muito!

Compre material escolar barato no atacado

No atacado é sempre possível encontrar itens baratos. Portanto, comprar o material escolar por lá é uma ótima ideia.

Além disso, lembra da regra de fracionar os materiais que demos lá em cima? Ela pode não ser ideal para todos. 

Tudo depende do seu filho! Existem os que perdem muitas canetas ou lápis, aqueles que escrevem muito e precisam de mais cadernos… Nestes casos vale a pena comprar em mais quantidade no atacado!

Pague à vista e negocie descontos

Nós sabemos o que você está passando nessa hora, e pagar à vista pode soar absurdo. Mas, te garanto, é uma das melhores decisões. 

Primeiramente, os cartões de crédito têm taxas, mesmo quando não parece. Quer uma prova? 

Sabe aquelas compras “sem juros”? Muitas vezes eles dão desconto no PIX! Essa é uma forma de te fazer pagar taxas sem cobrar diretamente.

Isso tudo para te dizer, por fim, que pagando à vista dá para negociar descontos melhores, que consequentemente te trazem material escolar barato.

Preste atenção no que está sendo pedido

Até para os pais pode parecer empolgante adquirir os materiais escolares. Quem nunca sentiu aquelas memórias escolares voltando nessa hora? Bem, mas não podemos nos empolgar muito, viu?

É preciso ter atenção para não extrapolar e comprar itens que não têm necessidade. Esteja atento a esses detalhes!

Compre material escolar no final do ano letivo e não no começo

Já sabe os materiais que serão necessários para o seu filho no ano seguinte? Então a melhor dica que podemos dar é comprar no final do ano atual.

Porque? Bem, no início do ano letivo os preços se elevam, afinal a busca é maior. Lei da oferta e da procura! Se tem mais gente querendo, mais caro fica. Se quer material escolar barato, siga essa dica.

Não leve as crianças

Pode ser muito empolgante levar as crianças para comprar o material, no entanto, o seu bolso pode sofrer as consequências. 

Infelizmente, muitas das vezes elas não entendem ou não tem a consciência do valor do dinheiro.

Fica mais difícil escolher materiais em conta, já que as crianças procuram mais a estética. Tente ao máximo evitar trazê-las até terem certa idade.

Compre apenas o que está na lista

Tantos materiais escolares interessantes, dá vontade de montar logo um grande kit de material escolar, não é? Mas, se você quer economizar, a regra é clara: siga a lista.

Normalmente as listas são fornecidas pela escola, mas quando não, veja as necessidades do seu filho e crie uma lista rigorosa.

Negocie com seu filho

Negociar com os filhos é uma ótima forma de fazê-los entender o valor do dinheiro e como economizar os materiais.

Existem várias formas de você fazer isso. A primeira delas é a substituição. Vamos imaginar que a criança quer um caderno de R$ 30,00 ao invés do antigo escolhido de R$ 15,00. 

Bem, você pode oferecer dar aquele caderno mais caro se ele retirar algum item mais supérfluo do carrinho de compras.

Além disso, lembra da dica da reciclagem? Isso pode ser um incentivo! Mostre ao seu filho que se ele poupar os materiais, no ano seguinte é possível oferecer itens mais legais e divertidos!

Pesquise preços em diferentes lojas

As lojas variam bastante de preço, logo, se você busca por um kit de material escolar barato, é importante caçar em todas elas.

Sabe, assim como você compra em vários mercados para aproveitar as promoções? Faça o mesmo com os materiais!

Evite comprar material escolar em lojas não especializadas

Algumas lojas vendem material escolar mesmo não sendo essa a especialidade. Além de poderem vir a ter preços mais elevados, e em alguns casos qualidade inferior, não são os mais indicados para os alunos.

Portanto, evite, poupe e ainda ofereça o melhor para os seus filhos!

Não deixe para a última hora

Por último, mas não menos importante — Não deixe para última hora! Os itens escolares podem ficar mais caros quando o início do ano se aproxima. Assim como te dissemos, quanto mais cedo comprar, mais barato pagará!

E aí? Está na hora de fazer as compras de material escolar!

Como você pôde ver, o material escolar não precisa ser uma complicação financeira! Basta ter as dicas certas para usufruir das melhores facilidades na hora da compra.

Não deixe de compartilhar com outros pais que podem estar com dificuldades em organizar as finanças nesse início letivo! Comente se tiver alguma dica extra!