O cartão de crédito tem se tornado um instrumento fundamental na vida de muitos brasileiros. Além de permitir a compra de mercadorias a prazo e em prestações, atualmente, ele possui muitas outras funções. Ainda por cima, com o advento de aplicativos como Uber e Ifood, esse meio de pagamento tem se tornado mais importante, pois facilita o uso dessas plataformas e de tantas espalhadas pela internet.

Essas questões tornaram os cartões de crédito essenciais. Se usados com consciência, pode ser uma ótima forma não só de comprar bens que você não conseguiria à vista, como também ganhar uns benefícios.

Ok, já sabemos que é uma ferramenta positiva. Mas a pergunta que sempre fica é: “Qual o melhor cartão de crédito para mim?”. Hoje em dia, com tantas opções no mercado, pode ser que você fique confuso. É normal se sentir assim, pois estamos bombardeados por propostas, graças à revolução bancária no Brasil.

Mas fique tranquilo, pois você pode contar com a GETG para te ajudar nessa. Vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre o novo cenário financeiro que estamos vivendo e como escolher o melhor cartão de crédito.

Vamos lá?

A revolução bancária no Brasil

Antigamente, os cartões não eram tão popularizados e não tinham tantas vantagens como se tem atualmente. Quem conseguia, não se importava se pagava taxas, quanto elas custavam e nem procurava outras opções em outras instituições bancárias que se adequassem mais a suas condições de consumo e financeiras. E o pior… nem todo mundo conseguia. Não existia a facilidade que se tem hoje.

Mas com o passar dos anos, uma movimentação no mercado financeiro mudou totalmente o cenário no setor de cartão de crédito. Há um tempo atrás, tínhamos cerca de 5 bancos bem populares e bem tradicionais em nosso país. Então eles não precisavam fazer muita coisa para manter seus clientes. Não precisavam oferecer vantagens nem nada disso, pois o mercado não era tão competitivo.

Os clientes não tinham muito para onde correr. Mas tudo mudou com a chegada dos bancos digitais e das fintechs (empresas de serviços financeiros digitais). Os empreendedores enxergaram nesse cenário que não pensava no cliente uma oportunidade para inovar.

Foi nesse momento que essas empresas tecnológicas, diferenciadas e com foco no cliente começaram a despontar. Uma delas foi o Nubank, que chegou em 2013 no Brasil. A pioneira assim como suas herdeiras eliminaram todo aquele custo que os bancos tradicionais tinham com espaço, diversos funcionários etc e deram espaço para soluções diferenciadas com atendimento ao cliente personalizado e parceria com redes como a Banco24horas (aquele caixa eletrônico que aceita vários bancos).

Com isso, o mercado de cartão de crédito mudou totalmente. E venhamos e convenhamos, deu um “sacode” nos conhecidos bancos tradicionais, como veremos em seguida.

O contragolpe dos bancos tradicionais

O cenário antes da chegada dos bancos digitais não estimulava em nada o mercado financeiro, mas com a chegada deles, a coisa mudou de figura. Aqueles cinco bancos que comentamos tiveram que rebolar para não perder o espaço. Situações assim mexem muito com a competição entre empresas, que precisam se esforçar para criar soluções interessantes para seus clientes.

E sabe quem ganha com isso? Nós consumidores. Essa nova situação criou um mercado de cartão de crédito com opções muito variadas, com processos mais democráticos em alguns casos e também com mais vantagens. Agora, para conquistar um cliente, você precisa criar programas e serviços que ganhem o seu coração, senão, nada feito.

Hoje em dia, percebemos que alguns bancos criaram seus bancos digitais e aqueles que não criaram deram um jeito de oferecer uma experiência bancária totalmente online e com muitas facilidades. Outra coisa que eles precisaram fazer foi abaixar as taxas e as tarifas, já que muitos bancos digitais não cobram nada dos clientes para que eles usem o serviço.

Tipos de cartão

Com essa revolução provocada pelos bancos digitais, o cartão de crédito não é mais o mesmo. E quando dissemos isso, não estamos falando só da possibilidade de não pagar taxas ou acessar as informações de sua fatura e todas as suas transações pela internet e por aplicativos.

A experiência de pagamento também mudou bastante e diversificou bastante a carteira de opções que são oferecidas aos clientes, tanto de bancos digitais quanto de tradicionais, já que eles precisaram se reinventar para poder se manter no mercado e não perder seus clientes.

Por isso, hoje em dia há vários tipos de cartão de crédito no mercado. Vamos te apresentar agora todas as opções para que você saiba do que a instituição financeira está te oferecendo, pois alguns têm características bem diferentes, o que faz com que seja extremamente bem informado antes de escolher o cartão de crédito melhor para você.

Cartão de crédito normal

O cartão de crédito normal é aquele em que você pode comprar e parcelar as suas compras normalmente. A empresa oferecerá um limite para você usar, geralmente ligado à análise de crédito que ela realizou no momento da contratação.

É aqui que se encaixa a grande maioria dos cartões de crédito, tanto nos bancos tradicionais quanto nos digitais. Aqui, pode ser que haja uma tarifa de anuidade. Tudo irá depender da proposta e da política daquele cartão em específico, já que muitas instituições oferecem mais de uma opção desse tipo.

Por isso, é bom ficar atento a todas as informações. Elas estarão nas propostas das instituições financeiras e também no contrato de prestação de serviços. É bem importante que você tenha acesso a esses dados. Nós da GETG sempre tentamos repassar essas informações da forma mais simples possível. Então, fique sempre de olho em nosso site.

Cartão de crédito virtual

O cartão de crédito virtual geralmente funciona como um bônus oferecido pelos bancos. Em algumas outras empresas, só existe essa opção, mas elas são bem poucas. Como o próprio nome diz, não há um cartão físico, que você passa nas maquininhas em lojas.

Ele estará no aplicativo do seu banco e você poderá usá-lo em compras em lojas online. A funcionalidade dele é permitir que você faça suas compras na internet com mais segurança, pois não são os dados do seu cartão “real”, entende? Alguns bancos, inclusive, dão a possibilidade de gerar um cartão virtual a cada vez que você for comprar.

Em vias práticas, isso quer dizer que os dados que você usará vão servir para aquela compra em específico, eliminando qualquer possibilidade de clonagem e compras que não forem feitas por você. Isso acontece, pois os dados gerados só valerão naquele momento. Então se alguém pegar esse número, vai ter a conta negada. Essa é uma ótima forma de se proteger de golpes, por exemplo.

Cartão de crédito consignado

O cartão de crédito consignado funciona de maneira semelhante ao cartão de crédito comum. Você tem um crédito e pode usar da maneira como desejar. Mas aí você deve estar se perguntando: mas então, qual é a diferença?

A diferença aqui é a forma como você paga a sua fatura. Ao invés de receber um boleto e pagá-lo em uma agência bancária, casa lotérica ou aplicativo do seu banco, o valor total que você gastou naquele mês será descontado diretamente de sua folha de pagamento.

A boa notícia em relação ao cartão de crédito consignado é que pessoas que têm o nome sujo podem pedir. A sua situação, nesse caso, não faz diferença na sua aprovação. Mas isso não quer dizer que não tenha requisito algum, ok?

Aqui, para solicitar, você deve ser aposentado ou pensionista do INSS ou servidor público federal, estadual ou municipal. São poucos os que aceitam trabalhadores celetistas nesse tipo de modalidade, isso porque a relação de trabalho não é vitalícia como as das categorias anteriores. Esse é o ponto negativo do cartão de crédito consignado.

Seu limite nesse tipo de cartão de crédito será calculado a partir da sua margem consignável.

Mas o que é margem consignável?

A margem consignável é o valor estabelecido por acordo entre o banco e seu pagador, seja o estado ou uma empresa privada, que um empréstimo ou uma fatura podem ocupar do seu salário por mês.

O valor é de 35% sendo que 30% são das parcelas de empréstimos e fatura de cartão de crédito e 5% para taxas, tarifas e tributações que podem ocorrer em alguns tipos de serviços financeiros. O valor da fatura ou de um eventual empréstimo que você pegar, se somados, não podem ultrapassar 30% do valor do seu salário ou benefício da Previdência Social.

Cartão de crédito de loja

O cartão de crédito de loja pode funcionar de duas maneiras. Vai depender de como a loja disponibiliza para seus clientes. Em alguns casos, as duas opções são oferecidas, por isso é importante checar as informações antes de fazer a solicitação.

A primeira opção é aquela que oferece possibilidade de compra apenas na loja que está vinculado. A outra opção diz respeito a um cartão de crédito que pode ser usado em outros estabelecimentos, mas que ao usar na loja em que contratou, você receberá benefícios.

É importante escolher a partir da sua intenção de compra e os benefícios e lojas que costuma comprar, caso contrário, adquirir um cartão de crédito de loja pode não fazer tanto sentido e se tornar uma escolha ruim, pois pode estar vinculado a taxas e tarifas, por exemplo.

Cartão pré-pago

Esse tipo de cartão de crédito é uma ótima opção para quem deseja controlar as suas finanças e organizar bem seu dinheiro sem fazer compras impulsivas. Vimos anteriormente, que o cartão de crédito pode ser uma ferramenta poderosa que facilita as compras, principalmente em plataformas e serviços digitais em aplicativos. Mas, se você quer usufruir dos benefícios sem perder o controle, essa é uma boa pedida.

Isso porque o limite do cartão de crédito pré-pago é estabelecido por você mesmo. Não há análise de crédito que vai te limitar um certo valor. Nesse tipo de cartão de crédito, você faz as suas recargas no valor que considerar adequado e quando achar necessário.

Muitas modalidades podem oferecer diversas formas de se recarregar como boletos bancários, transferências, PIX ou até mesmo depósitos em pontos físicos próximos a você. Como a compra é condicionada ao limite que você estabeleceu, fica mais fácil evitar atitudes compulsivas em relação ao seu hábito de consumo.

Qual o melhor cartão de crédito para mim?

Escolher um cartão de crédito com tantas opções no mercado tem um ponto positivo e um negativo. O lado bom é que as empresas estão te disputando e, por isso, oferecem mais vantagens do que ofereciam antigamente. O lado ruim é que às vezes você pode se sentir perdido na hora de escolher. Mas nós vamos te ajudar, pode ficar tranquilo!

Para começar, é bom esclarecer que não existe uma opção perfeita, mas sim um cartão de crédito adequado às suas necessidades. Por isso, você precisa avaliar alguns pontos e pensar o que de fato é valioso para você.

Vamos ver juntos alguns critérios importantes para escolher o cartão de crédito mais adequado a seu caso.

  • Perfil: cheque se você se enquadra naquele perfil estabelecido pela instituição financeira. Por exemplo, se você está negativado, deve procurar um cartão de crédito sem consulta ao SPC e Serasa;
  • Cobertura: você precisa saber se o cartão de crédito que você quer é aceito onde você precisa. Alguns pontos são importantes: bandeira (Mastercard, Visa, Elo etc.), cobertura nacional ou internacional e, se for de loja, se é aceito em outros estabelecimentos;
  • Taxas e tarifas: cheque quais são as taxas aplicadas (rotativo, saque etc.) e se há anuidade e, se tiver, se ela cabe em seu bolso e se o cartão de crédito oferece vantagens que compensam o pagamento;
  • Programas de benefícios: veja o que é mais vantajoso para você – cashback, programa de milhas, programa de pontos, descontos etc.

Opções de cartão de crédito do mercado

Agora, vamos te mostrar algumas opções de cartão de crédito que podem ser interessantes para você. É importante que você analise a partir dos pontos que te mostramos no tópico anterior. Vamos lá?

Cartão de crédito Nubank

O cartão de crédito Nubank é uma opção bem completa e te permite acesso a uma conta corrente digital com vários serviços como transferências, pagamentos de contas e também investimentos. se você participar do programa Rewards, que custa 20 reais, você ainda pode ter acesso a vantagens como o desconto na fatura.

Veja as características:

  • Anuidade gratuita;
  • Pagamentos de contas: gratuito;
  • Crédito emergencial: gratuito;
  • Emissão de segunda via de cartão de crédito e débito: gratuita;
  • Saque (crédito e débito): taxa de R$6,50.

Para conhecer mais sobre o cartão de crédito Nubank, clique no botão abaixo.

Quero solicitar o cartão Nubank

Cartão de crédito Next

Lembra quando falamos que bancos tradicionais adotaram a criação de contas e serviços digitais? Esse é o caso do cartão de crédito Next que é do Banco Bradesco. Ele é uma ótima solução que mescla os pontos positivos de bancos digitais e de bancos digitais.

Vejas as características:

  • Anuidade gratuita;
  • Descontos em estabelecimentos parceiros pelo aplicativo;
  • Flow e objetivos: seção no aplicativo te ajuda a controlar os gastos financeiros com teto de valores por setor e estabelecer metas e te ajuda a guardar dinheiro;
  • Acesso à agências bancárias do Bradesco.

Quer saber mais informações sobre o Cartão de crédito Next? Então clique no botão abaixo.

Quero solicitar o cartão Next

Cartão de crédito Samsung Itaucard

Esse é um cartão para quem quer comprar onde quiser e ainda aproveitar descontos em produtos Samsung. Pode ser uma boa opção para você, visto que tem outras vantagens interessantes.

Veja as características:

  • Anuidade gratuita;
  • Aplicativo com cartão virtual;
  • Cartão Internacional com proteção de compras;
  • Descontos exclusivos na loja Samsung.

Para saber mais sobre o cartão de crédito Samsung, é só clicar no botão que está aí embaixo.

Quero solicitar o cartão Samsung

Cartão de crédito Santander Play

O cartão de crédito Santander Play é uma ótima opção e é exclusiva para o público universitário. Ele oferece algumas vantagens importantes direcionadas para um público que muitas vezes não tem como comprovar renda.

Veja as características:

  • Anuidade gratuita se a futura for 100 reais ou mais ou se você cadastrar o CPF como chave PIX;
  • Não precisa comprovar renda;
  • Benefícios em serviços educacionais e ajuda na procura por emprego;
  • Santander Esfera: acumule pontos e troque por produtos na loja Esfera do Santander.

Para conhecer mais do cartão de crédito Santander Play, basta clicar no botão abaixo.

Quero solicitar o cartão Santander Play

Como ser aprovado no cartão de crédito?

A primeira coisa que precisamos dizer aqui é que cada cartão de crédito possui exigências para selecionar seus clientes. Por isso, pedimos para que você não esqueça que estar dentro do perfil é fundamental para ser aprovado no cartão de crédito.

Além disso, é importante que você busque maneiras para manter uma vida financeira saudável. A grande maioria dos cartões de crédito fazem análise de crédito. Ela é uma maneira de as instituições descobrirem como você lida com seu dinheiro, se de forma positiva ou não. Nela, alguns critérios são levados em conta, não só naquele momento, mas também no passado. Eles fazem uma espécie de rastreio em sua trajetória como consumidor.

Algumas atitudes, então, podem facilitar a aprovação. Veja quais são elas.

  • CPF sem restrições: é importante limpar seu nome e negociar suas dívidas para ter mais sucesso nas solicitações;
  • Atualize seus dados: manter seus dados cadastrais atualizados é muito importante para que as empresas saibam que você pode ser “encontrado” em caso de débito;
  • Pague contas em dia: não acumule dívidas e mostre que você cumpre os prazos estabelecidos pelos seus credores ou prestadores de serviço;
  • Tenha contas em seu nome: se você paga as contas em dia, mas elas estão em nome de outra pessoa, esse bom hábito financeiro não vai ser contabilizado;
  • Cadastro positivo: seu CPF deve estar cadastrado nesse programa que permite ver suas movimentações financeiras, assim as empresas conseguem entender melhor seu perfil.

Conclusão

Nesse post, você conheceu como os bancos digitais chegaram ao Brasil e movimentaram o mercado. Além disso, ficou sabendo dos pontos importantes para se levar em consideração na hora de pedir um cartão de crédito e ainda algumas opções do mercado e o que fazer para aumentar suas chances de aprovação. Afinal, não existe cartão perfeito, mas um que se encaixa mais no seu perfil.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com sua família e seus amigos! E se tiver alguma dúvida, nos envie uma mensagem. E se quiser conhecer mais opções de cartão de crédito, é só acessar nosso site.

Até o próximo post!