Precisa de um empréstimo? Veja nossas dicas de como conseguir o melhor empréstimo e faça uma escolha consciente para não se arrepender.

O empréstimo é o campeão de procura pelos brasileiros quando o assunto é quitar dívidas, abrir seu próprio negócio ou até mesmo para adquirir bens que possuem valores mais altos.

São diversas modalidades a serem escolhidas com condições, taxas e juros diferentes. Para sanar suas dúvidas em relação a como conseguir o melhor empréstimo, iremos mostrar 4 modalidades de empréstimo que possuem as menores taxas de juros.

Continue lendo e entenda melhor como funciona cada um deles! 

1. Empréstimo consignado

Quando a modalidade de empréstimo consignado é escolhida, o valor é descontado diretamente na sua aposentadoria ou salário. No caso, o empréstimo consignado é considerado um dos créditos mais em conta do mercado. 

Esse tipo de empréstimo é liberado para funcionários públicos, trabalhadores com carteira assinada, pensionistas e aposentados. Porém, mesmo que seja um empréstimo considerado um dos mais baratos, é necessário uma certa atenção antes de solicitá-lo.

Vantagens do empréstimo consignado:

  • Prazos maiores para o pagamento, podendo chegar em até 120 meses para que seja efetuado o pagamento;
  • Por não existir muita burocracia, a contratação do empréstimo consignado é bem fácil de ser feita;

Desvantagens do empréstimo consignado:

  • Caso seja necessário fazer alguma mudança na sua negociação, você pode encontrar alguns obstáculos, inclusive, não existe nenhuma possibilidade de cancelar ou adiar a sua dívida;
  • Caso você perca seu emprego, sua dívida deverá ser paga por completo de uma vez ou será necessário fazer uma mudança na contratação do empréstimo, o que aumentará a sua dívida.

É importante que você compareça pessoalmente em caso de demissão para informar o que aconteceu para que a empresa contratada te ofereça a melhor forma de solução para esse imprevisto.

2. Empréstimo com garantia de veículos

O empréstimo com a garantia de um veículo funciona da seguinte forma, você oferece sua moto ou seu carro como um tipo de garantia para a empresa que você for contratar o crédito, desde que, eles estejam quitados e no nome do contratante do empréstimo. 

Normalmente o valor do empréstimo tem como base 40% a 95% do valor do seu automóvel, e por ter o seu automóvel como garantia, essa modalidade de crédito também é considerada uma das melhores opções de crédito por possuir juros menores.

Um dos pontos positivos do empréstimo com garantia de veículo é que ele pode ser contratado por negativados também. 

Para que seu veículo seja aceito, ele passará por uma vistoria e também por uma avaliação, até porque carros com mais de 15 anos de fabricação não costumam ser aceitos pelas empresas de crédito como garantia.

O valor do seu empréstimo, tanto quanto os juros que serão cobrados, irão depender do modelo de veículo oferecido como garantia. Veículos novos geram juros mais baixos na sua contratação.

Faça pesquisas antes de fazer a contratação e não se esqueça, o veículo que for definido como garantia não poderá ser vendido até que o contrato seja finalizado e sua dívida seja quitada.

3. Empréstimo com garantia de imóvel

Existe diferenças entre o empréstimo com garantia de imóvel e de veículos, uma delas é que o imóvel escolhido como garantia no empréstimo não precisa necessariamente estar quitado. 

No empréstimo com garantia de imóvel você encontrará taxas e juros mais baixos e o imóvel escolhido como garantia pode ser tanto comercial como um imóvel usado como residência fixa.

Antes da contratação do empréstimo ser liberada o seu imóvel passará por uma análise onde será avaliada a situação do mesmo, juridicamente falando e fisicamente também.

Existe uma burocracia maior nessa modalidade de empréstimo, que no caso é necessária para que a situação do imóvel seja averiguada.

É importante pagar seu empréstimo com garantia de imóvel até o final, caso contrário, o seu bem usado como garantia, será leiloado para que seja quitada a dívida.

4. Empréstimo para autônomos

No caso do empréstimo para autônomos a comprovação de renda é através da sua movimentação bancária, portanto, é necessário ser apresentado tanto seus extratos como também o comprovante de pagamento do seu INSS.

Se você como autônomo deseja fazer a contratação de crédito, saiba que, o seu score vale muito em uma análise para que seu perfil seja aceito pela empresa de crédito. Sendo assim, mantenha sempre seus pagamentos em dia, e suas chances serão bem maiores.

As taxas cobradas são diferentes e por esse motivo é de extrema importância que você faça uma extensa pesquisa para não sair no prejuízo..As cobranças feitas são baseadas em: 

  • Cobrança de impostos;
  • Seguros incluídos;
  • IOF;
  • Taxas de juros;
  • Taxas cobradas pelo cadastro;

Lembrando que, mesmo com nome sujo, você que é autônomo tem grandes chances de conseguir um empréstimo. Procure saber todas as condições e cuidado para não se afundar ainda mais nas dívidas com o empréstimo.