Viagens Internacionais e Nacionais são os 2 sonhos mais comuns entre todos os brasileiros. A pesquisa realizada pelo SPC Brasil mostra através dos dados como é comum o desejo de buscar um tempo livre para aproveitar as maravilhas que temos à disposição para ver.

Porém, do sonho até a realização há um precipício que muitas pessoas não conseguem ultrapassar, muitas vezes pela questão financeira, pesando na tomada de decisão.

Viajar é sempre um sinônimo de gastos e de endividamento por muitas famílias. Sendo assim, nosso objetivo nesse texto é desmistificar isso para que você tenha opções excelentes por um preço muito acessível.

Destinos nacionais

Uma das grandes vantagens de se conhecer o Brasil é o preço do deslocamento, na maioria dos casos, você economiza mais do que se fosse para algum lugar no exterior. Além de poder ter uma diversidade de opções como o ônibus para viajar.

Agora, veja a lista que você precisa conhecer e não irá gastar tanto para isto:

  1. Foz do Iguaçu: As famosas Cataratas do Iguaçu que já foi cenário para filmes internacionais, além de uma diversidade na fauna e flora são excelentes opções para você ver de perto.
  2. João Pessoa: A capital paraibana reserva atrações como: Praia de Tambaú, Praia de Cabo Branco, Praia do Bessa, Picãozinho, Piscinas Naturais do Seixas.
  3. São Paulo: Capital do estado que leva seu nome vai muito além daquele preconceito de ter apenas edifícios para admirar, por isso, busque locais como: MASP, Beco do Batman, Santa Cecília, Memorial da Resistência, Pavilhão Japonês.
  4. Maceió: Banhado pelo mar, você pode ter acesso facilmente a lugares como: Praia de Ipioca, Praia de Pajuçara, Praia de Ponta Verde, Piscinas Naturais de Pajucara, Praia do Carro Quebrado.
  5. Florianópolis: Outra capital que é rodeada por mar disponibiliza uma infinidade de destinos como: Mirante Casa de Retiro Vila Fátima, Fortaleza de São José da Ponta Grossa, Projeto Tamar, Mirante da Lagoa.
  6. Arraial do Cabo: Localizado na região dos Lagos no Rio de Janeiro, há diversas exuberâncias da natureza, não podemos deixar de mencionar: Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia do Forno, Praia do Farol, Praia Grande e Prainha.
  7. Cabo frio: Praticamente ao lado do Arraial do Cabo, você terá opções como: Praia do Forte, Praia das Conchas, Praia do Peró, Bairro da Passagem, Praia das Dunas, Ilha do Japonês.
  8. Ubatuba: Outra variante para as pessoas que pretendem passar uma temporada no estado de São Paulo é Ubatuba, assim, você poderá conhecer: Ruínas da Lagoinha, Cadeia Velha de Ubatuba, Aquário de Ubatuba, Aldeia Boa Vista, Ilha Anchieta.
  9. Itacaré: Se você gosta de agua, praia e verão, Itacaré tem excelentes opções como: Praia Itacarezinho, Praia Jeribucaçu, Praia Havaizinho, Prainha, Cachoeira de Tijuípe, Praia da Concha

Destinos na América do Sul

Um dos benefícios que o Mercosul proporciona aos brasileiros é a facilidade de entrada na maioria dos países da América do Sul sem a necessidade de visto, até mesmo do próprio passaporte, que poderá ser substituído pelo simples RG.

Entre os melhores custo-benefício, é válido pensar em:

  1. Argentina: Apesar da rivalidade no futebol, nossos Hermanos são pessoas receptivas e contam com destinos excelentes para conhecer pagando pouco, entre eles: esqui no Cerro Catedral, Museu Patagônia, montanha de 14 cores.
  2. Colômbia: Com uma cultura de desenvolvimento urbana que é referência no mundo inteiro, a Colômbia reserva excelentes opções como: Ilha de San Andrés, Cartagena, Cali, Medellín.
  3. Chile: Destinos extraordinários aguardam você, podemos citar: San Pedro de Atacama, Puerto Varas, Valparaíso, Santa Cruz, Puerto Natales
  4. Peru: Com 39 milhões de habitantes, o Peru reserva opções como: Cusco, Lima · Arequipa, Machu Picchu, Puno, Rainbow Mountain, Laguna Humantay, Pisac.
  5. Bolívia: Não poderíamos criar uma lista sem deixar de falar sobre a Bolívia, seus destinos incluem: Trem da Morte, Sajama National Park, Lago Titicaca, Forte de Samaipata, Sítio arqueológico Tiwanaku.
  6. Paraguai: Conhecido por atrair brasileiros que desejam realizar compras em seu território, o Paraguai vai além disso e consegue oferecer: Nissei, Paseo La Galeria, Shopping Paris, Shopping China, Represa Hidroeléctrica Itaipú Binacional
  7. Uruguai: O país que já pertenceu ao Brasil muitos anos atrás reserva destinos como: Piriápolis, Villa Serrana, José Ignácio, Cabo Polônio, Colonia del Sacramento, Punta del Diablo.

Outra grande vantagem que não poderíamos deixar de mencionar é que a vantagem econômica do Brasil reflete muito no câmbio entre as nossas moedas, então é muito interessante colocar isto em ponderação na sua decisão.

Dicas de como economizar na viagem

Entre as principais maneiras que você pode exponencializar a economia durante a programação da sua viagem está:

  • Milhas Aéreas: Milhas são pontos que você adquire por gastar uma determinada quantia financeira com passagens aéreas. Assim, ao acumular um determinado número de pontos, eles podem ser trocados por outras passagens.
  • Programas de fidelidade: Com a explosão de bancos digitais existentes no Brasil, para conseguir atrair novos clientes, muitos já oferecem seus próprios programas de fidelidade.
  • Sites de compra e venda de passagens com milhas aéreas: Maxmilhas, 123 Milhas, Smiles entre outros sites muitos populares conseguem ofertar um preço justo pelos destinos.
  • Planeje com antecedência: Deixar seu objetivo de viajar para ser alcançado aos 45 minutos do segundo tempo é um dos maiores vilões que se pode enfrentar quando o assunto é viagem.
  • Organize suas finanças pessoais: Utilize as dicas que compartilhamos aqui no Blog com frequência e aplique em sua vida, será um grande passo a ser realizado.
  • Não aceite tudo que é oferecido: Quando estamos viajando é comum que as pessoas percam a noção do preço das coisas, isso acontece porque estamos maravilhados com o destino e acaba sendo um desastre quando o boleto chega.
  • Utilize moradia compartilhada: Sites como o Airbnb são ambientes extremamente interessantes de se pesquisar, conhecer muito da cultura local e ainda pagar pouco pela hospedagem que costuma pesar muito nas viagens.
  • Evite compras com o cartão de crédito: Um dos maiores vilões nas compras internacionais e até mesmo nas nacionais é o IOF e usar seu cartão de crédito muitas vezes, sem tanta urgência, começa a comprometer o orçamento.

Conclusão

Com a criação das Startups, ou seja, empreendimentos escaláveis e que buscam solucionar os problemas das pessoas, a facilidade para viajar e se deslocar de um ponto a outro tende a aumentar.

Uma prova disso é o surgimento de aplicativos como: Buser, Uber, 99 entre outras instituições que já estão presentes no nosso cotidiano.

Para aproveitar essa revolução digital, a primeira coisa a se fazer é continuar aproveitando conteúdos de qualidade como estes que compartilhamos para vocês constantemente em nosso blog.

E você pode participar ativamente nesse processo, ajude a compartilhar nossa postagem para que mais pessoas possam conhecer lugares incríveis pagando um preço justo.