Se é menor de 18 anos e não sabe se pode investir, nosso guia é feito para você. Mas podemos te afirmar com muita certeza: você já pode montar a sua carteira enquanto é menor de idade.

Os jovens estão cada vez mais ligados, inclusive na área financeira. Além disso, os sonhos estão cada vez maiores. Por isso, é bom se preparar desde já.

Faculdade, intercâmbio, viagem dos sonhos, futuro financeiro tranquilo, reserva de emergência ou até aposentadoria. Isso e muito mais pode estar mais perto de você, se começar a se planejar agora.

Educação Financeira e Investimentos

Os investimentos podem começar desde cedo, até crianças podem ter poupanças em seu nome, por exemplo.

Isso é muito importante, pois além d e garantir o dinheiro para alguma emergência futura ou para realização de um sonho, pode ser uma inteligente de educação financeira.

Aplicando o dinheiro dos pais, da mesada ou de outras rendas, a criança pode aprender a poupar, a estabelecer metas e a definir prioridades em sua vida.

Esse com certeza é um instrumento muito interessante para a formação de um adulto com uma saúde financeira em dia.

Para você ter uma ideia da importância, o Ministério da Educação incluiu como obrigatório o ensino de educação financeira nas escolas pela BNCC (Base Nacional Curricular Comum) de 2017.

Como começar a investir se sou menor de 18 anos?

Antes de aplicar seu dinheiro, é preciso seguir alguns passos. O primeiro deles é ter um CPF. Atualmente, é bem comum que assim que nasçam, os pais façam esse documento para seus filhos.

Contudo, se esse não for seu caso, você pode tirar o seu cadastro pela internet ou em conveniadas da Receita Federal como agências dos Correios.

O segundo passo é criar uma conta bancária, pode ser convencional ou digital. Depois escolher uma corretora ou seguradora para abrir sua conta de investimentos.

Alguns bancos também oferecem serviços de investimentos em títulos, algumas opções dão, inclusive, a possibilidade de investir na Bolsa de Valores. Cheque tudo isso antes de abrir sua conta corrente.

É importante frisar que, por ser menor de idade, todo esse processo deve ser acompanhado dos seus responsáveis legais. Eles devem emitir autorização e enviar documentos que te autorizem a abrir a conta.

Tipos de investimento para menor de 18 anos

Para quem é menor de 18 anos e quer investir e, principalmente, por estar começando, é melhor buscar investimentos de renda fixa e/ou com liquidez diária.

Há opções bastante seguras no mercado para você começar a fazer a sua reserva e, aos poucos, guardar uma grana e aprender sobre carteiras de investimento. Veja a nossa lista.

Tesouro Direto: esse é um título do governo federal, funciona como uma espécie de empréstimo que você faz a ele.  Depois de certo tempo, você receberá o valor acrescido dos juros e taxas que correm na modalidade. Dentro do Tesouro Direto, há modalidades que variam de acordo com a inflação (IPCA) e a taxa Selic, cada qual com suas peculiaridades, mas todas as opções são bem seguras.

LCI e LCA: esses são títulos de bancos, ao investir neles, você estará emprestando dinheiro para que essas instituições invistam em empreendimentos do setor imobiliário e do setor da agropecuária.

Previdência privada: aqui você faz aplicações mensais e depois de determinado tempo pode resgatar o dinheiro acrescido de juros. Ele tem opções em que incidem Imposto de Renda e outras não. É uma opção também muito segura e você pode escolher um plano que melhor esteja adequado a seus objetivos com o investimento. Lembrando que não necessariamente você deve usar para aposentadoria, é possível escolhê-lo se este não for o seu objetivo.

CDB: essa opção é um título emitido por bancos com intuito de arrecadar dinheiro para poder, por exemplo, oferecer financiamentos e empréstimos para seus clientes. Mas fique tranquilo, pois apesar de o banco usar o dinheiro arrecadado para esses fins, o resgate é seguro. Você, se o escolher, vai emprestar sua grana ao banco e ele te pagará esse valor com as devidas taxas ao final do prazo estipulado.

Dicas para começar a investir

Antes de começar a investir, quem tem menos de 18 anos ou até quem tem mais e está começando, precisa ficar atento a algumas questões. Por isso, separamos aqui algumas dicas que te ajudarão a dar os primeiros passos.

  1. Estude sobre o assunto: leia, pesquise e busque materiais que falam sobre investimentos. Aqui em nosso blog temos uma seção especial para isso. É fundamental que você entenda um pouco do mercado financeiro antes de começar.
  2. Trace metas: qual o seu objetivo? Antes de escolher o investimento (ou investimentos) é ideal que você escolha a finalidade dele. Você deseja guardar uma quantia para estudar, viajar, ter uma reserva de emergência. Defina sua meta de maneira clara.
  3. O que espera do seu investimento?: defina o valor que você deseja ter ao final de seu investimento. Estime também o quanto pode investir e se será periodicamente, mensalmente ou outra frequência.
  4. Escolha uma operadora: bancos, seguradoras ou corretoras. Pesquise uma com bons índices de confiabilidade para te acompanhar nessa empreitada.
  5. Escolha seu investimento: o tipo de investimento deve ser escolhido com base nas informações que você aprendeu, seu perfil de investidor, o objetivo e quanto poderá ser investido ao longo do tempo.
  6. Peça ajuda: caso tenha dúvida, você pode pedir a ajuda de um adulto com mais experiência em investimentos, não se arrisque sem ter uma base mais sólida.

Conclusão

Se você é menor de 18 anos, saiba que é possível fazer ótimos investimentos. Ainda você precisará de seus responsáveis para te dar o suporte legal para dar inícios aos seus projetos, claro.

Mas isso não é um impedimento, pois não há nada muito burocrático, temos certeza que eles irão te apoiar.

Lembre de fazer as pesquisas antes de tomar a sua decisão final. Comece devagar até se sentir seguro para alçar vôos mais altos.

As opções que mostramos aqui são de investimentos seguros, que não precisam de um acompanhamento muito de perto, como ações da Bolsa, por exemplo. Assim, você ganhará tempo para aprender.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente. Ficaremos muito felizes em te ajudar!