Há algumas décadas, ter um diploma de graduação era tão raro que os poucos que conseguiam logo ganhavam destaque no mercado de trabalho, mantendo-se na mesma posição durante vários anos até chegar a tão sonhada aposentadoria.

Com o passar dos anos, chegamos no momento em que ter um diploma já não é tão raro, o conhecimento que antes era limitado a uma determinada classe começou a ser democratizada por grande parte da população.

Apesar do lado positivo, a grande oferta de mão de obra pressiona por uma oferta de empregos que infelizmente não acompanha o mesmo ritmo.

Assim, as pessoas que tentam entrar em mercados tradicionais começam a se frustrar, nisso estão surgindo outras profissões, as que envolvem principalmente criatividade e habilidades que as máquinas não conseguem fazer.

Para ajudar você a decidir qual carreira promissora seguir, criamos um guia das melhores, veja:

1.Cientista de dados

Clive Humby uma vez disse: “ Os dados são o novo petróleo” e isso teve um motivo, as empresas já estão começando a entender que quanto mais conhecerem seus clientes, mais chances de um produto fazer sucesso e ela dominar o mercado.

E com uma das maiores médias salariais da nossa lista, o Cientista de Dados chega a ganhar em média 6.144 reais, mostrando a força da área e como é o reconhecimento dos profissionais.

Entre as habilidades mais requisitadas na profissão estão:

  • Comunicação;
  • Gestão de Dados Estruturados;
  • Matemática;
  • Gestão de Projetos;
  • Data Mining e Visualização;
  • Design de Experimentos;
  • Gestão de Dados;
  • Design e Desenvolvimento de Produtos.

2.Copywriter

Um redator é a pessoa responsável pela elaboração de textos, muitas vezes relacionados a um tema que já domina e criou bastante conteúdo relacionado.

De maneira semelhante, esta é a atividade principal do copywriter, a diferença para um redator comum é que o Copy sempre faz suas criações com a missão de fazer seu leitor realizar uma determinada ação.

Seja comprar, trocar, qualquer que seja, o copywriter sempre entra em ação. Apesar de ser relativamente nova no Brasil, a área já tem diversos anos de desenvolvimento no exterior, principalmente nos Estados Unidos.

Outro campo de atuação que cresceu nos últimos anos é a participação em lançamentos de infoprodutos e pode ser uma excelente maneira de conseguir ganhos muito bons.

3.Gestor de mídias sociais

Uma empresa que não está na internet fica quase invisível para o público, a quantidade de pesquisas diárias que os futuros clientes fazem na internet ajudam a alavancar empreendimentos e também os responsáveis pela gestão de mídias sociais.

As habilidades mais requisitadas são a criação de designs, legendas, publicação das postagens no momento certo, planejamento. Todos estes fatores precisam caminhar juntos e a organização é característica indispensável do gestor.

Há diversos programas que funcionam como alicerce no dia-a-dia do gestor de mídias sociais, entre eles estão:

  • AgoraPulse;
  • Buffer;
  • Commun.it;
  • IFTTT;
  • Hootsuite;
  • ManageFlitter;
  • Social Flow.

O ideal é testar todas as plataformas e ver quais atendem mais as suas necessidades.

4.Programador

Entre as principais vantagens de ser um programador é a possibilidade de se especializar em uma determinada área, com um certa ferramenta mais apropriada para você e ganhar dinheiro com isso.

As mais populares atualmente no mercado são:

  • Python;
  • Java;
  • C++;
  • JavaScript;
  • Go.

Segundo o site Vagas.com, o salário médio de um programador está em 2700 reais, mas alcança patamares superiores a 10 mil reais. Tudo é muito variável e vai depender do projeto que você está executando.

Uma dica que pode ajudar você a crescer muito mais rápido e aprender a ler em inglês, a grande maioria dos conteúdos de programação são de fora, justamente por já terem a tecnologia a disposição da população a mais tempo e mais facilmente.

5.Desenvolvedor mobile

Um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas mostrou como os dispositivos digitais viraram uma pandemia no Brasil. Cerca de 424 milhões de eletrônicos estão em terras tupiniquins e esse número tende a aumentar.

Isso favorece não só a venda de celulares, tablets ou smartphones, mas a criação de aplicativos e outras ferramentas que estejam disponíveis nessa plataforma com muito mais fluidez para o usuário.

Entrando em ação o papel do desenvolvedor mobile que irá adaptar e corrigir possíveis falhas de acesso nos dispositivos. Com uma média salarial acima até dos programadores convencionais, batendo 3700 reais o valor que mais aparece de remuneração em nosso país.

6.Gestor de projetos

A missão de toda empresa é criar o máximo de retorno com o mínimo de investimento possível.

Entre em jogo o papel do gestor de projetos que irá analisar todas as variáveis que ela tem contato para criar um caminho possível e alcançar o sucesso de maneira controlada.

Uma das grandes vantagens do gestor de projetos é que pode atuar com uma corporação específica ou vender seus serviços de forma independente e sendo responsável por determinar o preço que deseja ser remunerado.

Para aumentar a credibilidade da sua atividade, há instituições mundialmente renomadas que oferecem algumas certificações para diferenciar os gestores de projetos atuantes, podemos mencionar:

  • PMP;
  • CAPM;
  • CSM: Certified ScrumMaster;
  • CompTIA Project+;
  • PRINCE2 Foundation/PRINCE2 Practitioner;
  • CPMP: Certified Project Management Practitioner;
  • Associate in Project Management.

7.Recrutador

Quando falamos em novas profissões surgindo, muitas empresas não sabem nem como contratar e avaliar os candidatos para as vagas de emprego. Criando uma necessidade enorme de recrutadores cada vez mais capacitados e antenados com o mercado de trabalho.

Tendo um teto salarial esbarrando 12 mil reais mensais. Esse é o reflexo da importância do recrutador nos dias atuais. Atuando para que a procura de diamantes em forma de pessoas possam ser encontrados, lapidados e aproveitados para o crescimento exponencial da sua corporação.

Por isso, se você é da área de recursos humanos, comece a procurar saber ainda mais sobre sua área de atuação e principalmente, quanto seu serviço realmente vale.

8. Analista de serviço ao cliente

Os chatbots é uma ferramenta que ficou muito popular nos últimos anos e funcionava da seguinte forma: um programa de computador automatizado com perguntas e possíveis respostas que os clientes de uma determinada empresa fariam.

Falou-se muito sobre a substituição dos atendentes virtuais e a eliminação total da profissão. O que poucos imaginavam é que o atendimento humano é mais necessário do que nunca.

E, as pessoas que se destacam nessa profissão recebem salários muito atraentes e chegam até 6.500 reais.

A valorização é reflexo de uma cultura que as empresas perceberam que vale muito mais a pena manter quem já é cliente do que tentar conquistar outros públicos novos.

9.Influenciador

Apesar de parecer um mercado saturado, os influenciadores atuais estão concentrados em áreas e nichos específicos. Assim, você pode unir uma área que você gosta de paixão e que não há grandes nomes por trás, facilitando a sua entrada no mercado.

Entre as principais formas de ganhar dinheiro como influenciador são:

  • Criando seus próprios infoprodutos;
  • Parcerias com outros influenciadores;
  • Loja virtual;
  • Venda de produtos de terceiros como afiliado;
  • Publicidade de empreendimentos que querem aumentar a visibilidade das próprias empresas;
  • Atente-se também com as regras de publicidade que regem seu mercado, evitando assim, possíveis processos e problemas judiciais por ações simples de serem evitadas.

Conclusão

É difícil entre todas estas que falamos escolher a mais fantástica, todas tem seus excelentes mercados e estão preparadas para receber profissionais de diversos tipos, idade, gênero.

Isso acontece porque as empresas de hoje, que preocupam-se em contratar profissionais e não apenas robôs, precisam de pessoas diferentes e que trabalhem em harmonia para o desenvolvimento da empresa.

Ajudando a criar um ambiente produtivo e que brote a criatividade de maneira constante, esta é a principal habilidade que precisamos ter e um ambiente com pessoas totalmente iguais não cria coisas novas.

Por isso, compartilhe nosso artigo em suas redes sociais para que as pessoas possam entrar em quaisquer destas áreas e mudar de vida.