As vendas online só crescem Se você tem o sonho de se tornar seu próprio patrão, queríamos te perguntar uma coisa: já pensou em montar um negócio digital? Pois é, se sua resposta foi sim, pode ser que você acabou desanimando no meio do caminho e nem chegado a tirar as ideias da sua cabeça e colocar no papel.

Mas se você não pensou nisso, temos um dado para te mostrar. Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2020, as vendas online cresceram mais de 56%. Ta aí uma informação que pode te animar e fazer você começar a arregaçar as mangas, tanto que já pensou nisso quanto quem não estava cogitando.

Mas não pense que isso é uma coisa 100% simples, que não requer esforço e planejamento. Você precisa se organizar e pensar em muitas coisas antes de montar um negócio digital. Iremos conversar sobre isso hoje.

Estamos aqui, você já sabe? Vem com a GETG e entenda um pouco mais sobre o assunto.

Vamos lá?

O que é o negócio digital?

O negócio digital nada mais é que vender um produto ou serviço utilizando-se de plataformas online. O bom é que dá para criar um negócio começando do zero, pois há muitas empresas que facilitam muito o processo. O custo costuma ser menor, mas isso não quer dizer que ele é zero e nem que não requer esforço de quem está empreendendo, ok?

As coisas não acontecem em um passo de mágica, concorda? Mas podemos dizer que ter um aparelho celular ou computador com internet já é o primeiro passo.

Criar um negócio digital significa comercializar um serviço ou produto em um ambiente online. Iniciar um empreendimento digital do zero hoje, devido a tecnologia, ficou muito mais fácil.

Uma das vantagens é que nem sempre é necessário ter um espaço físico para colocar seu negócio para funcionar, ou seja, já eliminamos aquele gasto de aluguel de lojas ou escritórios. Além disso, tem a questão da flexibilidade.

Você não precisará sair de casa ou ter contato presencial com seus clientes. Em muitos tipos de negócios digitais, inclusive, você pode criar um produto e depois apenas gerenciar vendas, sem ter que ficar trabalhando a todo momento.

Outro ponto muito positivo é que você pode atingir pessoas de diversas regiões dentro e fora do nosso país, já que a internet proporciona esse contato e acesso. Sem contar que as possibilidades de negócio são quase infinitas, né? Desde produtor de conteúdo, lojinhas online até venda de cursos, por exemplo.

Primeiros passos para montar um negócio digital

Já mandamos a real: montar um negócio digital é mais simples, mas isso não quer dizer que você não precise de empenhar e se organizar muito bem para tirar suas ideias do papel. Planejamento é a palavra-chave.

Do mesmo jeito que as vendas online estão aumentando, o número de pessoas que usam a internet para vender seus produtos e serviços também. Por isso, é necessário um planejamento bem feito, assim você terá mais controle de tudo, vai saber exatamente o que fazer e se destacar.

Vamos dar algumas dicas para montar um negócio digital. Elas são dicas elementares, essenciais, serão seus primeiros passos nessa empreitada. Fique ligado e saiba o que fazer para fazer sua empresa digital acontecer!

Continue com a gente e conheça os primeiros passos para montar um negócio digital!

Defina seu público-alvo

Quem tudo quer nada tem, já dizia o ditado. Você não deve sair atirando para tudo quanto é lado na hora de montar seu negócio digital. Muitas pessoas acabam ficando confusas no momento de definir o público-alvo.

Lembra que falamos que a concorrência está alta? Se você não for muito específico, vai acabar atingindo pessoas que não têm interesse em seu produto ou serviço. Por isso, escolha bem com que nicho ou grupo deseja se relacionar. Assim, as vendas online serão mais efetivas.

Pense nas coisas que gosta ou que tenha habilidade e depois pense qual público poderia se interessar. Depois, adeque sua ideia para agradar e atender as necessidades desse grupo.

Desenhe seu negócio

Já pensou como irá fazer o negócio acontecer? Não? Então você precisa desenhá-lo, formatá-lo. Depois de definir seu público-alvo, pense como seu produto ou serviço será comercializado, o investimento que poderá fazer e o tipo de produto escolhido. Além disso, você precisa pensar em formas de divulgação do seu serviço.

Preparamos um check-list básico com perguntas que você precisará responder:

  • Qual o meu investimento inicial?
  • Tipo de negócio digital: produtos físicos, infoprodutos ou serviço;
  • Divulgação: redes sociais, WhatsApp, site, blog?
  • Onde vou vender: WhatsApp, redes sociais, e-commerces, plataformas de venda de cursos?
  • Depois de pensar sobre isso, ter tudo bem desenhado e estipulado, você pode começar.

Um passo de cada vez

Sabemos que quando começamos a tirar as ideias do papel, costumamos ficar muito animados. Essa animação deve servir de combustível, sem dúvida. O que não pode acontecer é você tomar os pés pelas mãos e ser afobado.

Não deixe se levar pelos sentimentos na hora de fazer suas escolhas, é preciso ser racional quando falamos de montar um negócio digital. Comece aos poucos, teste o que dá certo e o que não é tão interessante e recomece se preciso for.

Dê uma olhada na concorrência

Sim, você precisa entender o seu público e defini-lo, mas o trabalho não para por aí. Você precisa entender a concorrência. Apesar de pensarmos em um grupo ou nicho que queremos atingir, não seremos a única empresa a trabalhar com ele.

Estudar o mercado é fundamental. Por isso, veja as estratégias que as outras empresas que trabalham no mesmo segmento fazem. Não estamos aqui falando para você copiar, nada disso! Mas estudar o mercado é uma ótima forma de entender as tendências, as estratégias de comercialização e divulgação. Assim, fica mais fácil cometer alguns erros básicos, já que terá a inspiração de quem já está atuando com seu negócio digital.

Sem divulgação não dá

Você quer montar um negócio digital, certo? Então nada mais justo do que estar presente nesse meio. Essa é uma dica que a princípio parece besta, mas não é. Apesar de parecer óbvia, muitas pessoas não usam as redes sociais para alavancar suas vendas na internet.

Mas lembre-se que o objetivo é atingir seu público. Por isso, não dá para postar só quando dá na telha e não tem uma presença efetiva e de valor nesse meio. Esteja próximo, crie uma relação íntima com seus seguidores e invista nas redes sociais.

Só que também não é só sair postando. Entenda onde seu público está. Não adianta nada produzir conteúdo para o Twitter se seus potenciais clientes não usam, certo?

Além disso, você precisa entender o que seu público gosta de ver. Por isso, não se esqueça de analisar as métricas (quantas pessoas interagem, curtem, comentam, compartilham e por aí vai). Só assim você consegue tomar decisões de fato estratégicas e fazer bom uso das redes sociais.

Autocrítica é fundamental

É fundamental ter autocrítica. Você deve sempre se questionar sobre o que funciona ou não, o que precisa ser aprimorado, que novas ideias podem ser implementadas. Você pode fazer e refazer sua estratégia e o desenho do seu negócio sempre que necessário. Só assim, você conseguirá crescer. Ter um negócio digital exige muito estudo, você deve estar sempre antenado ao que acontece e às necessidades de seus clientes, as coisas mudam com uma certa facilidade na internet.

Conclusão

Neste post, mostramos quais são as vantagens de montar um negócio digital e como dar os primeiros passos. Esperamos que tenha sido útil para você e te ajude a começar a tirar o seu projeto da gaveta.

Dúvidas? Mande uma mensagem no site!

Até a próxima!