A cada dia que passa, conseguir um emprego formal está mais difícil. Com essa baixa na oferta, muitas pessoas têm procurado suas formas para ganhar uma grana e garantir seu sustento.

Ainda, com a crise financeira, essa situação tem se agravado. Além disso, ainda que alguns consigam empregos formais, muitos desejam ser donos do próprio negócio.

A combinação desses 3 fatores: crise financeira, baixa oferta de empregos e desejo por ser seu próprio patrão fazem com que o empreendedorismo cresça em nosso país a passos largos.

Segundo uma pesquisa internacional feita em 55 países, o Brasil é a quarta população mais empreendedora do mundo. De acordo com o levantamento, mais de 38% dos adultos daqui têm sua própria empresa.

Mas muitos ainda ficam com o pé atrás, pensando que essa opção é uma coisa muito distante da realidade, ou até mesmo uma coisa que precisa de muuuitooo dinheiro.

Sim, há alguns negócios que pedem um investimento bem alto, não podemos negar. Porém, há opções mais possíveis para quem não tem muita grana para começar.

Esse é o seu caso? Então, vem com a gente que iremos te apresentar 8 ideias de negócio para montar com menos de R$10 mil.

Mas antes de abrir seu próprio negócio…

Como abrir meu próprio negócio? Você pode estar se fazendo essa pergunta, e ela faz todo o sentido. Mas antes de começar a pensar nisso, é necessário dar alguns passos para trás.

O primeiro de tudo é pensar que isso requer um planejamento, e isso inclui não só o financeiro, mas também o de expectativas. Muitos querem um retorno imediato e se não conseguem pensam que está tudo perdido.

Mas não é bem assim, concorda? Todos os grandes empreendedores que conhecemos começaram pequeno. A Apple, por exemplo, que é uma grande empresa, que trouxe muitas inovações, não começou com um escritório chique e sendo vendida em vários países do mundo.

Steve Jobs, o criador da marca, começou os trabalhos em uma garagem emprestada pelo pai adotivo, e o olha o que tudo isso virou!

Sabendo disso, você já deve ter notado que é preciso ter muita perseverança, dedicação e muita humildade.

Depois que você se conscientizar sobre isso, já pode começar a pensar nas questões financeiras, de documentação, como a do registro de Microempreendedor Individual e por aí vai!

Dicas para abrir o próprio negócio com pouco dinheiro

Agora vamos ao objetivo principal desse conteúdo que é te apresentar formas de ganhar dinheiro e abrir seu próprio negócio com menos de 10 mil reais. A ideia é disponibilizar várias opções em diferentes segmentos, assim você encontrará uma que combina com você.

Além disso, em muitas delas, o investimento inicial pode ser bem menor que 10 mil reais. Ou seja, dá para abrir o próprio negócio e também fazer com que ele caiba no seu bolso. Analise nossas dicas a seguir.

Lojas Online

Se você tem interesse em comercializar um produto, pode ser que você pense em montar uma lojinha em um ponto bom da sua cidade ou do seu bairro.

Mas isso inclui algumas despesas como água, luz, aluguel do espaço, mobiliário e outros investimentos. Não que essa seja uma má ideia de todo, muitas lojas físicas prosperam nesse modelo.

Mas já pensou se você abrisse uma loja online? Essa é uma dica de como abrir um negócio que pode ser muito positiva. Você eliminaria os gastos que citamos anteriormente, poderia trabalhar da sua casa e ainda alcançar pessoas de várias localidades usando a internet. Já pensou nisso?

Dá para criar sua própria loja ou usar plataformas como Elo 7 e Mercado Livre. Sem esquecer, é claro, das redes sociais.

Para você ter uma ideia, o faturamento desse setor no Brasil ultrapassa a marca de 10 milhões e no mundo de 3,4 trilhões de reais.

Cada vez mais, as pessoas procuram por comodidade e fazem compras online. Essa área só cresce e pode ser a sua forma de ganhar dinheiro trabalhando por conta própria.

Marketing de conteúdo

Você manja de algum assunto ou tem alguma habilidade? Se sim, você pode estar perdendo dinheiro e deixando de abrir seu próprio negócio por bobeira.

Você pode produzir conteúdos na internet, pode ser usando o Instagram, o Youtube, blog. Independente da mídia, você pode usar seu conhecimento para alcançar uma audiência que acredite que ele é relevante.

Há várias maneiras de produzir seu conteúdo. Veja alguns exemplos.

  • Cursos: seja sobre trajetórias de vida ou sobre uma área de conhecimento. Você pode criar materiais que podem ser vendidos na internet;
  • Redes sociais: tenha um nicho e use as redes sociais para gerar conteúdo, conquiste seguidores e viva com a renda de publicidades e parcerias;
  • Escreva: você pode ser redator de blogs e conseguir uma grana interessante escrevendo para empresas.

Alimentos congelados

Com a vida cada vez mais corrida, muita gente tem abandonado o hábito de ir para cozinha e preparar sua própria comida. De acordo com a pesquisa internacional, entre 2015 e 2020, o setor de alimentos congelados cresceu 33% com expectativa de aumento em 25% até 2025.

Você tem habilidades culinárias? Então você já sabe o que vai fazer para abrir o seu negócio. O ramo de produtos alimentícios congelados tem ganhado o coração dos consumidores brasileiros que buscam praticidade. E, olha, dá para começar a montar sua própria empresa investindo pouco.

Ainda, é possível segmentar esse setor e conseguir conquistar clientes mais específicos. Esse é o caso de alimentos saudáveis, fitness, vegetarianos ou veganos e ainda refeições para quem tem intolerâncias alimentares como à lactose ou ao glúten.

Mercado Financeiro

Se você pensa que abrir o próprio negócio é sinônimo de um produto ou serviço vendido a um consumidor, saiba que não é só isso que você pode fazer. É possível ir para o setor de mercado financeiro e começar a investir.

No começo, além de estudar bastante, você pode começar a trabalhar com investimentos mais seguros e depois partir para voos mais altos como a Bolsa de Valores.

Só não caia naquele conto da Carochinha de que isso vai te trazer um retorno super alto em pouquíssimo tempo.

Esse tipo de trabalho exige paciência e muita perseverança, é preciso estar sempre atento às movimentações do mercado.

Artesanatos

O artesanato é uma das atividades mais antigas do mundo. E ela está aqui até hoje, e isso prova o quanto pode ser uma boa montar um negócio nessa atividade. E o mais interessante de tudo é que tem para todos os gostos.

Está em dia com as habilidades manuais? Tem esse dom? Então bora abrir a sua empresa nesse ramo. Faça uma pesquisa dos tipos de artesanato e do que está em alta, aquilo que as pessoas mais têm procurado e mãos à obra.

Só não se esqueça de divulgar seu trabalho. Use as lojas digitais e o Instagram para vender os seus produtos que vai ser sucesso! E o investimento necessário pode ser beeem menor que 10 mil reais.

Soluções digitais

Tem interesse pela área de tecnologia da informação e programação? Então aqui você pode encontrar o seu espaço! A cada dia que passa as pessoas estão mais conectadas e as empresas, que não são bobas nem nada, não podem perder a oportunidade de oferecer serviços digitais aos seus clientes.

Seja um aplicativo ou um software de computador, se você for bom nisso ou tiver interesse na área pode descolar uma boa grana, pois tudo está cada vez mais digital e informatizado. Se você ainda não possui muita prática, o bom é que dá para aprender tudo pela internet e, em alguns casos, até de graça.

Consultoria

Se você é fera em um assunto, não pode deixar de usar isso a seu favor. Há muitas pessoas por aí que dariam muito dinheiro em troca do conhecimento que você tem. Por isso, uma boa dica para abrir o próprio negócio gastando pouco é oferecer consultorias.

A partir daquilo que você domina, você escolhe uma área de atuação para iniciar a sua empresa. Aqui, é bacana mostrar porque você é referência na área.

Por isso, você deve divulgar seu serviço online nas redes sociais. O importante aqui é que além de dizer que você presta o serviço, mostrar ao que veio.

Para isso, é bacana utilizar estratégias de marketing de conteúdo para mostrar e dar um gostinho daquilo que o seu cliente pode ter acesso. Crie conteúdos de valor e comece a divulgá-los.

Aulas particulares

Quem nunca precisou de um professor particular para aprender alguma coisa? Essa área é muito produtiva e sempre tem demanda.

Além disso, o investimento é baixo, além do seu “capital cultural” (conhecimento), você vai precisar de poucas coisas. De um computador e internet se as aulas forem online, por exemplo.

Para abrir um negócio nessa área, você não precisa necessariamente ser professor escolar ou ter essa formação. Dá para oferecer aulas daquilo que você sabe, seja um instrumento musical ou ensinando receitas culinárias.

Tem gente precisando aprender muitas coisas por aí, se você estiver disposto a ensinar e achar que pode fazer isso, essa é uma ótima forma de ser o seu próprio patrão.

Conclusão

Você viu nesse post que, para abrir o seu negócio, você não precisa ter uma montanha de dinheiro para investir. Ao contrário do que muitos pensam, é possível começar uma empresa com pouco dinheiro. O que precisa ser muita é a sua determinação e o seu foco.

O mercado consumidor está cada vez mais sedento por profissionais que ofereçam produtos ou serviços de qualidade, e é nessa que você pode começar a dar os primeiros passos rumo a sua independência financeira. Quem sabe se além de virar seu próprio patrão, você não consegue ficar rico sem precisar nem de jogar na loteria?

Nós da GETG estamos aqui na torcida para que tudo dê certo. E pode ter certeza que estaremos aqui de mãos dadas com você. Combinado?

Se você tiver alguma dúvida, não deixe de nos enviar uma mensagem. Aproveite e dê uma olhadinha em nosso site, temos muitos conteúdos que podem te ajudar.

Até mais, nos vemos no próximo post!