Pode parecer simples ter um cartão de crédito ou conseguir um empréstimo, entretanto, essas aquisições envolvem diversos passos a serem seguidos.

Tanto por parte da instituição financeira quanto para o consumidor que precisa se adequar a certas exigências.

Entre elas, não estar negativado, pois, uma pessoas que não consegue manter as contas em dias dificilmente são aceitas nesse processo.

O grande problema disso tudo está no fato de que 66 milhões de pessoas no Brasil estão com o nome sujo.

Sendo a ponte para a estagnação do consumo e desenvolvimento em todo território. Por este motivo, reunimos as principais informações para tentar ajudar essa parcela da população, veja:

Desvantagens de estar negativado

Como combustível para você utilizar para sair de vez da negociação, é preciso lembrar de alguns pontos negativos desse momento financeiro.

Sendo assim, podemos mencionar os principais:

  • Acesso a empréstimos: A grande maioria das boas ofertas de empréstimos e financiamentos não são ofertadas e você fica impedido de realizar seus objetivos;
  • Falta de crédito: Cartões de crédito são constantemente negados por não atender às expectativas da instituição financeira quando o assunto é a honra dos pagamentos;
  • Perda do poder de compra: Mesmo não gostando de sair comprando, ter o poder de compra limitado é uma âncora que faz você estagnar em um lugar sem acesso a bens de consumo;
  • Taxas de juros altas: Nada é impossível, por esta razão, você pode conseguir empréstimos, entretanto, como está negativado, os juros são altíssimos pela falta de confiança das instituições financeiras.

8 soluções para o nome negativado

Agora que você já sabe os principais pontos ruins de estar negativado, é hora de mudar o curso da sua vida, veja os principais caminhos a seguir:

1.Controle gastos

Controlar suas ações talvez seja a parte mais simples de todo o processo. Entretanto ela precisa ser pensada com cautela.

Afinal, você terá de decidir o que é fundamental ou não para a sua vida e cortar despesas desnecessárias da lista.

Comece analisando despesas recorrentes, menos um serviço de streaming pode tirar seu salário, mesmo com uma taxa baixa de cobrança, mas com vários meses de cobrança.

2.Feiras de negociação

As feiras de negociação são organizadas por birôs de crédito como SPC e Serasa em diversas épocas do ano.

São excelentes oportunidades para você aproveitar e pagar suas dívidas com descontos gigantes.

Assim, não só você ganha, mas a instituição a ser paga recebe um fluxo de caixa por participar, motivando a todo momento o surgimento de novos eventos.

3.À vista

Como você pode estar sem limites de cartões de crédito, pode sim, haver uma luz no fim do túnel nesse meio tempo.

Pois, você será forçado a utilizar mais pagamentos à vista. Sendo assim, a boa notícia é o poder de negociação.

Obrigatório pelo código de defesa do consumidor, o preço de produtos e serviços precisa ter descontos para que você faça o pagamento integral no momento da aquisição.

4.Renda extra

Os salários de modo geral estão presentes em nossa vida, mas com um grande problema que é o de ser fixo.

Ele ajuda até certo ponto e depois, será necessário esperar mais 30 dias para receber novos rendimentos.

Entrando em ação a renda extra, pois você utiliza suas habilidades para ganhar mais dinheiro, fazer boas reservas e antecipar o pagamento de dívidas.

5.Capacite-se

O propósito de conteúdos como os que publicamos constantemente é sempre aperfeiçoar o conhecimento financeiro das pessoas.

Afinal, com a educação, é o único meio conhecido que consegue resolver todos os problemas pelo fato de você se antecipar para possíveis erros.

Com isso em mente, continue acompanhando sites como este e busque cada vez mais formas de melhorar o conhecimento das finanças e da economia como um todo.

6.Transforme sua rotina

O mindset financeiro é a primeira coisa que precisa entender para seguir a risca todo o processo de melhoria.

Assim, utilize aplicativos no celular, computador etc para levar com você a todo momento seus objetivos e metas que precisam ser cumpridas.

Evitando que em certos momentos você tome decisões erradas porque deixou em casa sua planilha orçamentária.

7.Invista

Não importa os zeros que tem no seu holerite, você precisa começar a investir para não deixar seu dinheiro ser degradado pela inflação.

Além disso, existem opções viáveis para todos os tipos de público, desde seguras e rentáveis como fundos imobiliários, tesouro direto, quanto variáveis como bolsa de valores, mini índice, mini dólar entre outros.

Para começar é muito simples, basta escolher uma corretora da sua confiança ou muito bem recomendada e começar a colocar suas rendas para trabalhar sozinhas.

O que fazer para nunca mais voltar a ser negativado?

Você está quase no caminho para resolver sua situação financeira, é interessante pensar em hábitos para não estar na mesma situação no futuro.

Por isso, as principais regras a serem seguidas são:

  • Parar de realizar compras impulsivas e sem uma justificativa concreta para você se comprometer financeiramente;
  • Controlar o uso de limites de cartões de crédito;
  • Continuar se esforçando para pagar à vista;
  • Não considerar os limites de cartões como parte adicional do seu salário;
  • Leia contratos na íntegra de empréstimos, financiamentos ou qualquer outra forma de endividamento a longo prazo;
  • Entender que toda a sua família precisa caminhar junto para seguir um bom planejamento financeiro.

Conclusão

Viu como estar negativado é apenas uma fase passageira com as dicas que colocamos para você em todas as linhas anteriores?

Ter essa mentalidade irá simplificar todo o processo e acabará com aquele velho mito de não procurar melhorar sua imagem financeira como opção.

Além de diminuir o peso que é estar monitorando suas finanças, por isso, você pode criar motivações para não perder o ritmo.

Fornecendo um bom alicerce para aproveitar tudo que um bom poder de compra pode oferecer às pessoas.

Por fim, você precisa ajudar outras pessoas nesse processo, basta compartilhar o nosso artigo nas redes sociais agora mesmo.