Você já pensou em começar a empreender? Se a sua resposta foi sim, então você deve ter em mente o quanto a nota fiscal é importante, entretanto. Para quem está entrando agora no mundo do empreendedorismo, muitas vezes acaba sendo bastante confuso entender como exatamente funciona uma nota fiscal.

Mas, para quem empreende, ter em mente não só como exatamente funciona a nota fiscal em si, como entender quais são os principais tipos de notas fiscais. E qual é a função de cada uma delas, ao longo desse artigo, te mostraremos tudo o que você precisa saber a respeito das notas fiscais.

Aqui você verá que isso é sim algo bem mais simples e prático do que você imagina entender como a nota fiscal funciona e do que se trata, dito isso. Confira a seguir todas as informações que devem ser levadas em consideração para que a sua vida como empreendedor prossiga sem complicações.

O que é a nota fiscal?

Primeiramente, o que é a nota fiscal? Praticamente todos os dias temos contato com uma dessas, sempre que vamos a uma farmácia, a um mercado. Ou até mesmo a loja da esquina comprar um chiclete, em todos esses casos temos em mãos uma nota fiscal, a famosa notinha.

Sendo esse um dos tipos de notas fiscais mais famosas, quando temos contato com notas fiscais de supermercado, é bem comum que a pessoa apenas amasse e jogue fora. Ou que até guarde, mas deixe esquecida no guarda roupas, ou dentro da carteira,sem nunca precisar utilizar.

Mas, conforme te mostraremos ao longo deste artigo, a nota fiscal tem se a sua importância, que deve ser levada em consideração, sendo ela. Um documento fiscal, que comprova que a propriedade foi passada de uma pessoa para outra, vale frisar que explicaremos isso de uma maneira mais aprofundada a seguir.

Qual é a sua função?

A função da nota fiscal é garantir que a propriedade passou de pessoa x para pessoa e, além disso, também serve para provar que o dinheiro recebido. Pela empresa, têm origem lícita, a propriedade passada de uma pessoa para outra pode ser uma propriedade física, como um produto.

Tomando como exemplo uma garrafa térmica, ou uma propriedade digital, como uma música, um e-book ou uma imagem, no tocante à pessoa. A transferência pode ocorrer entre pessoas físicas e pessoas físicas, pessoas jurídicas e pessoas jurídicas, ou entre pessoas jurídicas e pessoas físicas.

Tipos de nota

Também é muito importante ter em mente quais são os tipos de notas que existem, antes de estarmos começando a te mostrar como cada tipo de nota funciona. É indispensável que você tenha em mente que seria inviável mencionar como todos os tipos de notas fiscais que existem funcionam.

E isso se dá pelo simples fato que existe uma variedade quase infinita de notas fiscais no mercado, e a tendência é que mais tipos de notas fiscais surjam a cada instante. Nesse caso, foi necessário selecionar apenas os principais tipos de notas fiscais, confira a seguir como exatamente funcionam as notas.

Nota fiscal eletrônica de serviço

Em primeiro lugar temos as NFS-e sendo essa uma sigla que significa Nota fiscal eletrônica de serviço, esse tipo de nota fiscal é normalmente emitida por pequenas e médias empresas. Como o próprio nome já diz, essa não é uma nota fiscal física, então ela é solicitada on-line.

E enviada normalmente via e-mail, vale frisar que quando o assunto é prestar serviços on-line entre pessoas físicas, como serviços e não como produtos. Essa é majoritariamente a nota fiscal que será emitida, podendo em alguns casos muito específicos mudar de tipo de nota fiscal.

Manifesto de documentos fiscais de serviços

A segunda categoria de nota que te mostraremos aqui é o Manifesto de documento fiscal de serviço, e o nome é bastante auto explicativo, mas caso você não tenha percebido o que diz respeito. Essa nota de maneira geral também é gerada por pequenas e médias empresas, no que diz respeito a serviços.

A diferença entre esse tipo de nota fiscal, e a nota fiscal apresentada anteriormente,  é que no caso da nota em questão você pode pegar a nota. Pois, nesse caso se trata de uma nota fiscal física, e não uma nota virtual, como no caso da que apresentamos agora a pouco.

Cupom fiscal eletrônico

Temos também o cupom fiscal eletrônico, e aqui voltamos a mencionar notas que são eletrônicas, as notas do tipo se tratam de uma opção. Que tem como função validar os cupons fiscais, como aqueles utilizados para dar descontos em compras on-line, no caso desses cupons. 

Eles podem ser impressos, ou também podem ser emitidos de maneira completamente eletrônica, ficando a critério de quem emite. Assim como você deve imaginar, esse tipo de nota fiscal é normalmente emitida por varejistas e também por comércios de todos os tipos.

Nota fiscal ao consumidor eletrônica

A próxima categoria da lista é a NFC-E aqui, temos uma nota fiscal semelhante à primeira mencionada no ao longo desse artigo, com uma diferença. Enquanto a primeira mencionada era utilizada quando se tratava de um serviço virtual, aqui temos notas que servem para registar a transferência de produtos.

Aqui podendo se tratar de um produto físico ou de um produto digital, pois atualmente até mesmo produtos físicos estão sendo enviados com notas físicas. E com uma segunda opção digital, sendo enviada para o e-mail do consumidor, e com isso, encerramos a lista de categorias de notas fiscais.

Como emitir nota fiscal?

A seguir, te mostraremos como você pode realizar a emissão de notas, assim como foi mencionado anteriormente, existem tipos de notas. No tocante a emissão, emitir notas digitais é algo que atualmente pode ser feito de maneira completamente gratuita através de inúmeros sites.

Já quando se trata de notas fiscais, para que a emissão seja possível, já se trata de um processo um pouco mais complicado, sendo algo pago. Mas não se preocupe, pois não te causará nenhum tipo de dor de cabeça, por mais que seja algo um pouco mais chato de emitir.