Você costuma usar o PIX no seu dia a dia? Provavelmente a sua resposta foi sim, afinal essa ferramenta permitiu que o processo de realizar compras se torne algo bem mais dinâmico, principalmente em situações de emergência. Até porque, quem nunca precisou comprar algo para comer no meio da rua e notou que esqueceu o dinheiro, não é? Entenda as novas regras do PIX.
Com o PIX, lidar com essa situação é perfeitamente possível, basta acessar o aplicativo do seu banco, selecionar a chave PIX e realizar o pagamento. Além de ajudar quem é comprador, o PIX também foi uma grande ajuda para empreendedores, que agora podem realizar vendas de uma maneira muito mais simples.
É possível até mesmo realizar pagamentos de contas através do aplicativo do banco utilizando o PIX, isso inclui pagamentos de contas de órgãos federais como, por exemplo, taxas como a inscrição do Enem, inscrições de concursos públicos e até mesmo a conta de luz.
Novas regras do Banco Central para o uso do pix no Brasil
Contudo, as regras de utilização do PIX mudaram, e hoje te explicaremos como funcionam as mudanças a respeito do funcionamento dessa ferramenta, sendo assim separe um caderno e uma caneta e anote cada detalhe a respeito do PIX.
Porém antes disso te mostraremos um pouco a respeito de quais são os golpes mais comuns com o PIX e como você pode se proteger, afinal tenho certeza que você não quer perder dinheiro a toa por cair em um golpe.
E a melhor forma de não cair em golpes é entender como exatamente os golpistas operam, pois só assim você saberá como se proteger.
Golpes mais comuns com o pix
De uma maneira bem resumida existem dois golpes principais quando se trata de PIX existem dois golpes principais, o primeiro é o golpe do PIX agendado, esse golpe funciona de uma forma bem simples, basicamente o golpista realiza uma compra, e seleciona o PIX como forma de pagamento.
Entretanto na hora de realizar o pagamento o golpista escolhe o PIX agendado, com a ajuda de um aplicativo de edição de fotos faz com que o comprovante pareça de um PIX que já foi enviado e envia para o comprador, para não cair nesse golpe é muito simples, basta não disponibilizar o produto até que o saldo seja depositado em sua conta.
O segundo golpe é aquele onde o golpista se passa por alguém próximo a você e pede para que você realize um PIX pois precisa pegar um Uber ou algo do tipo, normalmente esses golpistas clonam o número da pessoa próxima a você ou falam que perderam ou trocaram de número.
Para evitar cair nesse golpe é muito simples, primeiramente é importante estar atento a forma que essa pessoa está falando, se essa pessoa não fala como a pessoa que ela está fingindo ser, já é um motivo para suspeita, a segunda coisa necessária para se proteger é ficar de olho nos dados disponibilizados pelo PIX.
O que realmente mudará?
Agora, falaremos a respeito das mudanças, de uma forma bem resumida, agora existirão horários fixos para realização de transferências via PIX, um alerta será emitido caso você esteja enviando dinheiro para uma conta laranja e por fim os bancos serão responsabilizados por vazamentos dos dados do usuário.
Conclusão
O intuito dessas mudanças é permitir que as transferências via PIX possam ser realizadas de uma maneira mais segura, por isso se esse artigo de alguma forma foi útil para você, então não deixe de compartilhar com um amigo que ainda não conhece as novas regras do PIX.