Quando falamos em investimento no Brasil, parece algo “grego”, mesmo que tenhamos algumas opções, somos crianças perto das grandes potências mundiais. Tal fato pode desanimar as pessoas que têm um dinheiro sobrando e não querem que ele seja devorado pela inflação ou deixado na poupança sofrendo o mesmo problema.

O que pouca gente sabe é que há soluções interessantes, lucrativas e acessíveis para todos os públicos, por isso, nossa missão nesse texto é você conhecer mais sobre a modalidade de aplicação patrimonial em BDRs.

O que é BDR?

Brazilian Depositary Receipt é um nome muito difícil para algo tão fácil de ser entendido, basicamente é um certificado de depósito emitido e negociado no nosso próprio país que representa ações de outras nações listadas nas suas principais bolsas de valores.

Esse fácil alcance quebra por terra a falácia de que investimento é restrito apenas a norte-americanos que ficam milionários com suas empresas famosas no mundo inteiro.

Como funcionam os BDR’s?

A primeira coisa que precisamos diferenciar é que não necessariamente você está comprando as ações da empresa X ou Y quando adquire um BDR, mas sim, títulos que representam as ações.

É confiável? Pode ter certeza que sim, todos eles tem um lastro ( emitido pela empresa que recebe o depósito) que conecta você comprador com a empresa e impede que você pague caro em algo que não não existe.

Apesar de parecerem únicas, elas se subdividem em:

  1. BDRs Não Patrocinados Nível I : Títulos sem a participação da corporação que emite as ações de forma direta.
  2. BDRs Patrocinados Nível I: sem a obrigação de registro na CVM, essa modalidade de título só pode ser negociada em balcão ou certos segmentos.
  3. BDRs Patrocinados Nível II: Registrados obrigatoriamente na CVM, os de nível 2 podem ser negociados na bolsa ou em balcão organizado. Essa rigidez força as empresas a seguirem as mesmas leis aplicadas às outras nacionais.
  4. BDRs Patrocinados Nível III: Basicamente a mesma forma de atuação da anterior, acrescido apenas do fato que podem participar de uma oferta pública mais ampla.

Ranking da Easynvest conseguiu elencar as melhores empresas para ter retorno financeiro dos últimos tempos, veja quais são:

  • Coca-Cola
  • JOHNSON & JOHNSON
  • Pfizer
  • JP MORGAN
  • Bank of America
  • FACEBOOK
  • Grupo Alibaba

Estas tiveram uma pontuação igual ou superior a 90% e podem ser uma excelente maneira de começar, vendo as principais empresas mundiais.

Vantagens de se investir em BDR

Agora que você já sabe como funcionam os BDR’s, é preciso ter, de fato, motivos racionais para investir, afinal, quando falamos em investimento, o resultado é a meta principal.

A primeira e melhor vantagem dessa renda variável é que você tem uma facilidade enorme em acessar o mercado externo, e o melhor, sem burocracias que as conversões monetárias proporcionarão a você.

Não podemos deixar de mencionar também a acessibilidade que qualquer pessoa, dos quatro cantos do Brasil têm ao optar por essa modalidade, não precisando de somas milionárias no bolso para conseguir participar.

Vale ressaltar que mercados grandes, como das nações mais desenvolvidas economicamente, sofrem menos com volatilidade e interferência interna que os nacionais, permitindo que a saúde mental seja preservada por grande parte do tempo.

Por fim, a diversificação é um alicerce muito bom para você que não quer depender apenas de um resultado bom, mas sim, ter uma certa consistência e evolução com o passar do tempo.

Quais livros posso aprender mais sobre BDR?

Conhecimento é poder, e para tornar-se poderoso, veja a lista que selecionamos para você desenvolver sua atuação em relação a investimento em renda variável.

  • Valuation: Como Precificar Ações
  • Fora da Curva — O Segredo dos Grandes Investidores do Brasil e o que Você Pode Aprender Com Eles
  • Análise Fundamentalista de Empresas para Investimentos em Ações
  • Os Ensaios de Warren Buffett — Lições para Investidores e Administradores

Unindo assim, teoria e prática como norteadores da sua tomada de decisão, já decidiu qual o primeiro que lerá?

Quais impostos precisam ser declarados ou pagos?

Segundo as regras da Receita Federal, você terá que pagar 15% sobre todos os seus ganhos.

Mesmo que sejam menores e não possam alcançar 20 mil reais devem entrar na sua lista de afazeres quando saírem positivamente. Caso ocorra a distribuição de proventos por parte da empresa que você está investindo, as regras válidas são aquelas do país onde a corporação está instalada e não nas nossas nacionais.

Apesar de invisível, outra taxa muito comum é aquela de administração dos seus BDR que algumas corretoras podem cobrar e você não perceber.

Dessa maneira, escolher uma que ofereça um custo x benefício ideal para o seu perfil de investimento é o primeiro e melhor passo a ser dado.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre os BDR’s, está pronto para colocar na balança a sua decisão de operar nesse oceano de oportunidades. Por fim, compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam conseguir sua independência financeira.