Ganhar mais dinheiro é o sonho de toda pessoa que está pretendendo concretizar seus objetivos e não consegue, pois na maioria dos casos é pela falta do capital financeiro.
E isso acontece com mais frequência do que podemos imaginar, de acordo com uma matéria da revista Administradores.com, apenas 8% das pessoas realmente conseguem realizar seus objetivos.
Isso tem várias causas e problemas associados, um destes motivos está a falta de consciência financeira, perdendo oportunidades e deixando passar aquela tão prometida nova fase de vida que as pessoas pensam quando 31 de Dezembro aparece.
Para ajudar você a conquistar sua independência financeira, criamos um guia completo para aprender mais sobre as rendas passivas, veja:
O que é renda passiva?
A renda passiva é definida por um capital investido e que está sempre garantindo uma certa rentabilidade, independente das condições impostas ao dono do capital.
Muitos consideram como “ganhar dinheiro dormindo”, pois não são necessárias jornadas altas de trabalho para conseguir ter um dinheiro extra no final do mês.
Assim, é um assunto ainda novo entre os brasileiros que buscam sair do tradicional e realizar a sua independência financeira através de investimentos seguros e que possam trazer uma rentabilidade aceitável para as suas carteiras.
Afinal, ninguém quer perder dias e noites para tirar aquela tão sonhada férias em família que tanto está sendo planejado durante anos.
Qual a diferença entre renda passiva e ativa?
Você pode pensar na renda ativa como sendo o oposto da renda passiva. Por exemplo: uma pessoa trabalha 30 dias para receber algo conhecido como salário.
Nos meses em que ela não trabalha, infelizmente, ela para de receber a sua antiga remuneração.
Isso significa que, para ser considerado renda ativa, é preciso ter o envolvimento de um gasto energético para conseguir sua bonificação.
Assim, a melhor forma que as pessoas acham para ter uma renda ativa melhor é se qualificando, buscando promoções e destaque em comparação às outras pessoas.
Para depois, seu empregador ou quem faz o seu pagamento perceberá a evolução e a tendência natural é oferecer uma renda melhor para não perder essa mão de obra especializada para a concorrência.
10 meios de conseguir uma renda passiva?
- Aluguéis de imóveis: Com as facilidades que temos de financiar um imóvel, você pode usar a entrada do seu FGTS.
- Fundos de investimento: Por oferecerem mais confiança, afinal, são criados por grandes instituições financeiras do mundo todo, atraem grande quantidade de pessoas.
- Bolsa de valores: Com o avanço dos bancos digitais, já é possível escolher empresas nacionais e até internacionais para colocar seu dinheiro para trabalhar.
- Venda infoprodutos: Justamente por estarem disponíveis na internet, os infoprodutos são facilmente escaláveis e podem ser vendidos para a maior quantidade de pessoas possível.
- Redes sociais: Os influenciadores ganharam bastante destaque nos últimos anos e já são responsáveis por grande parte dos aportes com divulgação das empresas.
- Blogs: Os blogs também podem garantir algum retorno e um dos meios é alugar espaços nos sites para que as empresas façam sua publicidade.
- Drop shipping: Similar a uma loja virtual, essa modalidade utiliza parceria com grandes marcas que já tem seu produto criado e apenas oferecem para um determinado público comprar.
- Direitos autorais: Como acontece nas músicas, é possível ganhar dinheiro com criações suas e que apenas é disponibilizado para um determinado grupo ou pessoa utilizá-lo.
- Invista em empreendimentos: Veja quais pessoas conseguem gerir uma empresa e ofereça seu dinheiro em troca de juros no futuro.
- Use a criatividade: Muita das vezes você não precisa reinventar a roda para conseguir uma renda passiva, pense no ambiente em que você vive, quais soluções podem estar mais adequadas para investir.
Vantagens da renda
Para você decidir se opta ou não por essa modalidade de investimento, é preciso pensar sobre os seguintes benefícios que você ganha ao optar pela renda passiva, veja:
- Caminho para a independência financeira: O desejo de todas as pessoas é não precisar trabalhar 40, 50 ou até 60 anos para conseguir se aposentar e ter uma aposentadoria, com a renda passiva, você alcançará essa meta mais rápido.
- O padrão de vida aumenta e você pode se dedicar a áreas realmente fundamentais como cuidar melhor da família, entre outros.
- Retorno financeiro sem realizar tanto esforço como se precisasse trabalhar em 3 empregos para ganhar o que realmente consegue na passiva.
Desvantagens da renda passiva
Como nem tudo são flores, a renda passiva possui algumas desvantagens, entre elas:
- Necessidade de muito aporte financeiro para conseguir um retorno aceitável, isso acontece porque poucas quantias financeiras não conseguem ter uma taxa de juros alta e acaba não atendendo muito as necessidades das pessoas.
- Muito mais do que apenas ganhar dinheiro dormindo, apesar de ficar na mente das pessoas que você ganha dinheiro sem esforço, há todo um trabalho e estudo por trás das tomadas de decisão.
- O dinheiro fica muitas vezes estacionado em uma determinada escolha para conseguir trazer um retorno aceitável e você não consegue usá-lo para qualquer coisa.
Como declarar a renda?
Para cada modalidade de investimentos você precisa de um tipo de declaração específico, muito mais do que apenas ganhar dinheiro, pensar nisso vai te livrar de possíveis problemas e bloqueios do seu CPF.
Como por exemplo, no caso da bolsa de valores, você é obrigado a declarar quando ultrapassa um determinado valor de lucro, diferente de outras opções que podem ser declaradas mesmo sem haver retornos como no caso do Day Trade.
Evitar isso é preciso comprometimento, acompanhamento das regras e datas que a receita federal publica constantemente em seus meios de comunicação.
Outra coisa muito boa de se fazer é contratar um contador especialista na sua área de atuação.
Conclusão
Pode parecer um pouco fora da realidade conseguir uma renda passiva, mas o passo mais importante você está dando nesse momento.
Conhecer a fundo uma modalidade de investimento o ajudará a tomar as decisões certas no futuro quando realmente tiver a oportunidade de investir.
E se você já está com a “faca e o queijo”, comece a aplicar tudo que você aprendeu em nossa postagem na prática, faça a gestão dos resultados, aprenda com os possíveis erros e altere o que for necessário para atingir o ponto que você considera ideal.
Agora, compartilhe para mais pessoas, utilize as suas redes sociais e coloque o link sobre a nossa postagem de renda passiva.