Há alguns anos, a formalização tinha uma imagem muito pejorativa na mente do empreendedor que estava começando seu negócio. Felizmente, nosso país está em constante evolução para proporcionar melhorias à maneira dos negócios existirem e cooperarem para o desenvolvimento social.

Assim, todas as empresas já conhecem ou pelo menos tem contato com essa ferramenta que promete desburocratizar nosso sistema. Para isso acontecer, é preciso conhecer as soluções e como ela pode se integrar ao seu cotidiano sem ruídos.

Por este motivo, criamos um guia para você conhecer, de uma vez por todas o eSocial e continuar direcionando sua empresa para o caminho do sucesso.

O que é o eSocial?

ESocial é um nome “emagrecido” do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas. Lançado em 2013 por meio de uma emenda constitucional, é um meio obrigatório que os empregadores participam para agilizar seus processos e atrair os olhos dos empresários para suas obrigações.

Para realizar e participar ativamente, é preciso ficar atento(a) ao calendário para não perder prazos e sofrer multas. E engana-se que o eSocial trabalha sozinho, pelo contrário, atua em conjunto com a Receita Federal, Caixa Econômica, INSS e o Ministério do Trabalho.

Seu mix de utilidades dará direito a utilizar 15 diferentes soluções em uma única plataforma, veja a seguir:

  • GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
  • CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT;
  • RAIS – Relação Anual de Informações Sociais;
  • LRE – Livro de Registro de Empregados;
  • CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • CD – Comunicação de Dispensa;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário;
  • DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;
  • DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • QHT – Quadro de Horário de Trabalho;
  • MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais;
  • Folha de pagamento;
  • GRF – Guia de Recolhimento do FGTS;
  • GPS – Guia da Previdência Social.

Quais os benefícios que o eSocial oferece?

Diante dos 15 serviços diferentes que o sistema integra, já podemos perceber o primeiro e melhor ponto positivo que é a desburocratização. Imagine isso a alguns anos atrás, teria que ser necessário uma equipe multidisciplinar para analisar e processar cada caso isoladamente.

Demorando dias, semanas e até meses para que tudo fechasse no positivo. Essa integração é a parte maior que compõe o primeiro benefício. Além deles, a diminuição de fraudes consegue ser reduzida e até eliminada. Uma proteção tanto para as empresas, quanto para o trabalhador.

Por fim, caso tenha perdido os dados, pode ficar tranquilo que a armazenagem deles também é um ponto positivo e faz você continuar de onde parou e não precisar começar do zero.

Como o eSocial muda nosso dia a dia?

Em prática, o novo sistema de gerenciamento atua em simbiose em 3 áreas diferentes que cooperam entre si para proporcionar os benefícios propostos ao empresário.

Assim, o primeiro deles é a questão do sistema. Onde muitas empresas possuem lacunas de comunicação e integração antes da implementação da plataforma. Por este motivo, tenha sempre um bom profissional de T.I por perto para conseguir aproveitar todas as funcionalidades a que tem direito.

Outro pilar muito importante está relacionado aos processos. Envolvendo até a contratação de novas pessoas que precisam passar pela plataforma. Desde o primeiro momento do processo seletivo, até o seu desligamento da empresa.

Finalizando, a cereja do bolo corresponde às pessoas. Seus stakeholders serão atingidos de maneira direta com o eSocial e capacitá-los com as inovações fará toda a diferença.

Quais as penalidades por não usar o eSocial?

As penas são variáveis e isso significa que cada ação pode sair de 170 reais a muitos milhares de reais.

Um exemplo bem claro é em relação a divulgação de Condições Ambientais do Trabalho e Fatores de Risco. Quando a empresa se omite em falar o que estará em contato com seu funcionário, as multas podem ultrapassar mais de 180 mil reais.

Quem achava que seria “leve”, achou errado. O governo sempre tenta atacar o bolso para que as empresas repensem suas ações. Por este motivo, não pense que se adequar ao eSocial é prejuízo ou que vai gastar inicialmente.

Mas pensar no longo prazo é toda a quantia financeira que você não precisa abrir mão porque tomou uma boa decisão.

Conclusão

Por tudo que vemos até aqui, só há uma coisa a se pensar, daqui 5 ou 10 anos, quais inovações vão estar esperando o empreendedor? O governo como um parceiro é o começo qualquer inovação, estimular e permitir que outras pessoas participem ativamente na criação das suas futuras soluções.

Assim, nunca se esqueça de participar se você deseja mudar o sistema em que vivemos para um ainda melhor. A cooperação não é só para ganhar mais impostos, mas resulta em melhorias para todos os setores, direta ou indiretamente.

Ajude a desburocratizar a vida de outras pessoas, compartilhe nas suas redes sociais e leve o conhecimento mais longe.