Uma das datas comemorativas mais celebradas mundialmente é o dia 25 de Dezembro, época de reafirmação da fé para vários cristões, mas, nem todos sabem o porquê dessa celebração e se perguntam o que é o Natal.
Afinal de contas, o que significa o Natal e o que se faz durante o evento natalino? Entenda agora o que o Natal representa biblicamente e tire todas as suas dúvidas!
Qual a sua origem?
O Natal é uma data muito importante principalmente para os adeptos ao catolicismo, mais especificamente a data do dia 25 de Dezembro.
Ela foi incluída no calendário como feriado pelo Papa Júlio l, no ano de 350, ou seja, a mais de 1600 anos atrás. Essa data surgiu como uma substituição da festa pagã de Saturnália.
Ela acontecia entre os dias 17 e 25 de Dezembro, e foi incluída no calendário como uma forma de incentivo para que os pagãos aceitassem o cristianismo.
Existem algumas conspirações sobre a data verdadeira em que Jesus Cristo teria nascido, estudiosos afirmam que Jesus teria nascido em Abril, mas nenhum fato foi apresentado.
Hoje em dia tem peso comercial
Nos dias atuais, o Natal é sinônimo de decoração, entrega e recebimento de presentes em diversos lugares em todo o mundo, o que sinaliza um maior peso comercial.
Inclusive, alguns cristões apontam uma desvalorização do seu real significado, entretanto, outros cristões afirmam que a união das famílias para a comemoração é uma afirmação de um dos ensinamentos de Jesus Cristo.
Para outras religiões, Natal é mais do que presentes
Praticantes de outras religiões como os budistas, judeus e os mulçumanos não consideram e não comemoram o dia 25 de Dezembro.
Entretanto, muitos acabam vivenciando a experiência do Natal da mesma forma, já que nos tempos atuais, a grande maioria das famílias são formadas por membros de diversas religiões.
Dessa forma, onde um cristão estiver comemorando, é bem provável que seguidores de outras religiões também estarão, mas da sua forma. Uns por motivos religiosos e outros por descanso ou diversão.
Qual o significado do Natal para os cristãos?
A data do dia 25 de Dezembro, o Natal, tem um significado muito especial para os cristões, é um dia onde se comemora e se contempla a dádiva que a humanidade recebeu, o nascimento do filho de Deus.
Uma expressão clássica, que é “se fez carne” é o significado de que Deus se manifestou em carne humana através do seu filho Jesus Cristo.
Isso aconteceu para que o ser humano soubesse compreender os seus ensinamentos de uma melhor forma.
O que significa a palavra Natal?
A palavra Natal é originada da palavra “natalis” em latim, do verbo nascer, e é usada como anunciação da data em que aconteceu o nascimento de Jesus Cristo.
Quais são as maiores tradições natalinas?
Quando o Natal se aproxima, diversas tradições começam a ser colocadas em prática, como por exemplo a montagem da árvore de Natal e dos diversos enfeites espalhados pela casa e luzes que simbolizam a alegria da comemoração.
Ruas e praças enfeitadas podem ser vistas em diversas localidades, não só no Brasil como em vários outros países, e é claro que o bom velhinho não poderia ficar de fora dessa comemoração.
O papai noel pode ser visto em diversas decorações, que é uma das maiores alegrias para as crianças, inclusive, muitas delas começam a se perguntar o que pedir de Natal meses antes da data tão aguardada por elas.
Existem várias outras tradições, que são a montagem do presépio, a realização da ceia de Natal, assistir filmes com a família, entre várias outras que trazem a simbologia e a magia do Natal.
Como é o Natal em outro países
O brasileiro pode se surpreender com a diferente forma de comemoração do Natal em outros países, que em alguns momentos chega a ser bastante curioso, como na Islândia, onde a maioria dos presentes trocados são livros.
Um exemplo de como existe uma grande diversidade na forma de comemoração em outros países é o Japão, onde uma grande parte dos japoneses fazem sua ceia na rede do KFC, que é um fast-food muito popular no país.
Na França é bem comum que as crianças coloquem meias penduradas próximo as lareiras como um atrativo para o papai noel, e na Inglaterra um evento importante é a transmissão ao vivo que a família real faz discursando.