Se você acompanha nosso site, já deve ter visto a gente falar da importância de realizar um orçamento familiar bem esquematizado e organizar as suas despesas com muito foco. Nós pregamos isso a todo momento, mas além dessa prática, há outras coisas que precisam ser feitas em prol de ter uma vida financeira saudável.

Uma delas é conseguir juntar dinheiro e formar uma reserva de emergência para situações que fogem a seu controle e te façam perder a sua renda.

O fundo ou reserva de emergência é muito importante para criar estratégias para lidar com adversidades da vida e gastos inesperados e não ser pego desprevenido.

Hoje iremos falar sobre uma opção muito simples que irá te ajudar a poupar: a poupança programada. Vamos conhecer juntos o que é e como funciona no post de hoje, por isso continue com a gente.

Vamos lá?

O que é poupança programada?

A poupança programada é um serviço sem custos adicionais, basta ser cliente de uma conta corrente ou poupança em alguma instituição financeira.

Mas você pode estar se perguntando: qual a diferença desse tipo de procedimento em relação à poupança convencional?

Então, a diferença é que você não vai fazer aplicações aleatórias no dia que sobrar um dinheiro e o quanto você pensar em usar naquele momento.

O valor e o dia de aplicação é estipulado e é automático. A grana cai e no dia acordado e no valor estipulado antes vai direito para a poupança.

Mas vale ressaltar aqui que o rendimento não é grande. A vantagem aqui é que é um esquema mais simples, usado por diversos brasileiros e que tem risco muito baixo, quase zero. Então, será um dinheiro que você não irá perder.

Além disso, a poupança programada, além de te ajudar a juntar uma grana e criar sua reserva de emergência, vai te ajudar a criar a disciplina necessária para uma vida financeira saudável. Quem sabe, depois de um tempo, você não se anima a alçar voos mais altos e começar a investir?

Como funciona a poupança programada

O nome já explica, não é mesmo? Na poupança programada, você escolhe um valor e uma data para que todo mês o acordado caia diretamente na sua poupança. Você só precisa acordar os critérios e o restante será totalmente automático.

Uma coisa precisa ficar clara: o valor que você escolher deve estar de acordo com seu orçamento. Às vezes a gente pode se empolgar e acabar estipulando um valor que faz falta para as despesas do dia a dia.

Lógico que você pode reavaliar seu orçamento, fazer cortes e economias para conseguir destinar um valor maior, mas é necessário que tudo isso seja muito bem planejado para evitar problemas financeiros, ok?

Se caso o valor que você acordou previamente precisar mudar, não tem problema. Você pode reajustar os valores e as datas. É possível também cancelar sem ter nenhum problema, já que é um serviço gratuito. É uma forma bem tranquila e sem custos para juntar uma grana e sem grandes burocracias.

Como fazer a poupança programada?

Para fazer uma poupança programada, você deve ter uma conta corrente ou uma conta poupança em seu nome em qualquer banco. Esse é o primeiro passo necessário para começar a fazer as suas aplicações.

Depois, você deve entrar em contato com a instituição. Pode ser pelo aplicativo, pelo internet banking ou até na própria agência, caso você seja cliente de bancos tradicionais. Em banco digitais, o processo vai ser totalmente digital.

Algumas instituições possuem nomes diferentes para esse serviço, em algumas é poupança programada mesmo. Em outros pode ser “Aplicação programada mensal” ou “Depósito programado na poupança”. É importante que você fique atento a esse ponto para conseguir solicitar a sua participação.

Aí, depois é só escolher o dia do depósito automático e o valor que deseja poupar. Quando essa data chegar, o dinheiro vai direto para a conta poupança.

Vantagens da poupança programada

A grande vantagem da poupança programada é te ajudar a poupar dinheiro. Muitas vezes, pensamos em reservar uma grana para guardar todo mês, mas acabamos nos empolgando com outros gastos e no final das contas acabamos não poupando a grana que queríamos.

Para esses casos, principalmente, a poupança programada te ajudará a ter disciplina, pois você será “obrigado” a reservar essa grana, pois o desconto será automático.

Você só precisa ficar de olho para ver se esse dinheiro não faz falta em seu orçamento. Como falamos, o planejamento financeiro é fundamental antes de começar a realizar seus depósitos programados. A ideia não é que você fique apertado, o objetivo é te ajudar a ter uma vida financeira mais equilibrada e saudável.

Vamos conhecer quais são os benefícios dessa opção. Confira na lista os pontos positivos da poupança programada.

  • Ajuda a economizar uma grana;
  • É você quem define as condições de valor e data;
  • É possível alterar qualquer um dos fatores;
  • Cancelamento quando precisar sem interferência no valor que conseguiu juntar;
  • Não tem taxas bancárias;
  • Não é descontado o Imposto de Renda;
  • É muito simples, pois você não precisa ir ao banco, tudo acontecerá de forma automática.

Como vimos, é muito vantajoso fazer esse tipo de aplicação, pois te ajuda a juntar dinheiro. Essa grana vai render, mas pouco. Precisamos ser sinceros com você, né?

Mas é uma ótima forma de começar a investir, pois não é necessário ter conhecimentos aprofundados e ficar acompanhando as flutuações do mercado.

Conclusão

Como vimos, a poupança programada é uma forma muito interessante de formar sua reserva de emergência. Ela funciona com depósito mensais automáticos no valor e data que você escolher.

Esperamos que o conteúdo tenha sido bem útil. Se precisar de mais ajuda, é só nos mandar uma mensagem, ok? Estamos aqui para te ajudar, sempre!

Não deixe de compartilhar com os seus amigos e familiares, eles também podem precisar dessa força, né?

Até o próximo post!