Há milhares de investimentos a disposição do brasileiro, ainda mais nos últimos anos onde os bancos digitais tomaram conta da rotina e democratizaram o acesso a diversos serviços. Isso acontece em grande parte porque seu custo de operação é baixo e consegue oferecer diferenciais aos usuários

Gerando uma dúvida em diversas pessoas que tem o dinheiro sobrando, mas continuam indecisas sobre os futuros aportes a serem realizados, tornando o retorno mais demorado pela longa fila  Por isso, veja as principais informações para nortear seus investimentos CDB, LCI e LCA e descomplicar de vez a forma como você guarda seu dinheiro:

O que é  CDB, LCI e LCA?

Quando falamos em CDB, o Certificado de Depósito Bancário é uma forma de investimento que se divide em dois ramos:

  • Pré fixados: Como o valor só é pago no final do contrato, você pode perder para a inflação se escolher esta modalidade. Além de ser mais arriscado, sua lucratividade é congelada.
  • Pós Fixados: Segue como orientações as porcentagens definidas do CDI e se torna uma opção mais segura por ter casos raros de perda para a inflação.

No caso da LCI é uma modalidade de investimento que é uma das mais seguras existentes no mercado brasileiro, justamente porque você tem a proteção do Fundo Garantidor de Crédito, onde define um teto de até 250 mil reais para cada CPF.

E, por fim, com a LCA ou Letra de crédito do agronegócio, é um segmento que busca apoiar as iniciativas da maior indústria nacional em troca de juros a longo prazo. Assim como a LCI, é protegido pelo FGC com o mesmo teto de 250 mil reais.

Os três fazem parte de um pilar que ajuda diversos brasileiros em busca de suporte para seus investimentos.

Como funcionam os investimentos em  CDB, LCI e LCA?

De maneira geral, é uma forma de você ajudar os setores da economia brasileira se desenvolverem indiretamente e assim, ganhar um bom lucro no final de um determinado período. Ganhando, em 99% das vezes da poupança que não pode ser considerada um investimento e, dependendo do seu aporte supera a inflação.

Ao comprar, você precisa de um intermediador, este serve como conexão e pode cobrar desde nenhuma taxa até tirar uma grande parte do seu investimento na hora de sacar o dinheiro. Porém, para isso se concretizar você deve estar com o CPF regularizado pela Receita Federal, caso contrário terá grandes chances de ficar empacado.

Caso queira diversificar a carteira de investimentos, é preciso ficar atento com as declarações dos impostos, afinal, podem ser requisitados de maneiras diferentes.

Vantagens dos Bancos Pequenos

Entre os principais benefícios podemos destacar:

  • Como são bancos iniciantes, na maioria das vezes, é sempre comum que eles diminuam as taxas administrativas para você pagar menos e acabar se fidelizando na plataforma.
  • Personalização dos produtos é muito mais simplificada.
  • Dá a independência que o usuário tanto necessita para gerir seus investimentos sem qualquer tipo de interferência.
  • O atendimento remoto também é muito bem investido e você pode ter suporte a qualquer momento que precisar e independente da sua localização.
  • Esse valor baixo também é reflexo de possíveis anuidades ou taxas que deixam de ser cobradas por usar a plataforma.

Desvantagens dos Bancos Pequenos

Como nem tudo são flores, os pontos negativos dos Bancos Pequenos são:

  • Como ainda estão no estágio embrionário, as parcerias com outras instituições é mais complicada e você pode acabar isolado dos benefícios que a maioria das pessoas recebe de maneira indireta.
  • O cadastro é muito mais difícil de ser aprovado pela alta demanda comparada à estrutura que eles têm à disposição.
  • Pouca variedade de opções e para quem já está acostumado com o mundo dos investimentos é uma tortura, pois, é comum que as pessoas flutuem de opções constantemente.

Como declarar imposto de renda?

Um dos principais medos dos investidores que conhecem o sistema financeiro nacional é saber que a Receita Federal não economiza recursos para colocar as pessoas na malha fina e acabar na “boca do leão”.

Assim, cada tipo de investimento tem um estilo de declaração que confunde diversas pessoas com algum tempo guardando seu dinheiro.

Porém, quando falamos em renda fixa tem algumas peculiaridades como:

  • Rendimentos tributáveis acima de 28 mil reais.
  • Recebeu mais de 40 mil em rendimentos não tributáveis.
  • Seus bens ultrapassam 300 mil reais de valor.
  • Mais de 142.798 reais em receita com atividade rural.
  • Saldo superior a 140 reais até mesmo com LCI e LCA.

Este último ponto é muito importante ser destacado, pois, geral algumas dúvidas, entre elas a de que você pode não pagar imposto sobre seus aportes, mas informar é necessário.

Qual escolher?

O primeiro item a ser considerado é que, quando escolhemos bancos além dos tradicionais, tendemos a perder os benefícios da experiência. Ou seja, muitos serviços internos oferecidos por eles fazem parte de um grande diferencial dos bancos mais novos e ainda menores não conseguem alcançar.

Como sugestão, veja alguma das alternativas que as pessoas mais escolhem para seus investimentos:

  • Bancos Tradicionais: Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Pan, Itaú, Banco Inter, BMG.
  • Novos Bancos e ainda pequenos: Nubank, Toro Investimentos, C6 Bank.

Assim, você consegue ter um bom norte para diferenciar as opções disponíveis no mercado e tornar seu investimento mais rentável. Outro ponto fundamental é a tradição com os bancos, com o tempo de uso, é preciso considerar os benefícios que pode abrir mão ou não se continuar com a mesma opção.

Além disso, você pode começar a investir para seus filhos. Dessa forma quando eles começarem a entender e precisarem do dinheiro já estará tudo mais encaminhado. Veja aqui algumas forma de começar a vida financeira de suas crianças.

Conclusão

Os investimentos dão a impressão de que não tem fim, ainda mais com variáveis sendo aplicadas sobre eles a todo momento. Assim, o pensamento após essa postagem pode seguir dois caminhos. Sendo o primeiro o destinado a continuar se capacitando e não perder os conteúdos publicados constantemente no blog e ficar ainda mais atualizado sobre o assunto.

Já o segundo, é entender os momentos financeiros que está vivendo para decidir em qual banco você pode colocar o seu dinheiro, por isso, leve o tempo necessário para a tomada de decisão. Por fim, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam decidir entre colocar seu dinheiro em bancos menores.