Ter muito dinheiro é o sonho de muita gente. Os milionários representam uma faixa muito pequena da população.

Daí, podemos notar que não é todo mundo que consegue, eles têm algo de especial, algo que fizeram que os diferenciam dos demais.

Você deve se perguntar, mas há tanta gente esforçada, que trabalha duro, mas que nunca chega lá. Será que faltou trabalhar mais?

Olha, geralmente, esse não é o caso, sabe? Ser milionário envolve trabalhar pesado, mas também uma série de estratégias que às vezes não são praticadas pelas outras pessoas.

Além disso, temos que deixar claro uma coisa: ninguém fica milionário em um piscar de olhos. Ter um patrimônio que te coloque nesse hall seleto requer tempo e disposição.

Mas existem algumas práticas que geralmente fazem com que as pessoas adquiram essa fortuna. São segredos que os milionários não te contam.

Mas calma, hoje vamos te contar o que você pode fazer. Claro, pensando em uma perspectiva a longo prazo.

O que é ser milionário?

Para muitos, riqueza é sinônimo de poder comprar roupas, alimentos de qualidade, ter uma moradia própria e muito bem equipada, poder fazer viagens tanto para fora do país quanto dentro com certa frequência.

Isso é muito bom, mas não significa exatamente que essa pessoa seja milionária. Podemos dizer que ter acesso a essas coisas significa ter uma qualidade de vida.

Mas, então, o que é ser um milionário? Ser milionário é ter acesso a isso e muito mais sem depender do seu trabalho. Ou seja, não é exatamente um salário alto que promova o acesso a bens de consumo e serviços de qualidade.

O milionário, ainda que trabalhe diariamente, não precisa trabalhar para sobreviver. O seu dinheiro, de uma certa maneira, é o que faz com que ele fique mais rico.

Mas, vale lembrar que eles precisam ficar sempre atentos e movimentando o patrimônio para que ele cresça cada vez mais.

Os segredos que os milionários não te contam

Agora, vamos à parte que talvez mais te interesse. Afinal, o que essas pessoas fizeram (e fazem) para ser milionárias? Vamos contar algumas atitudes que essas pessoas tomaram para acumular patrimônio.

Lembrando que você precisa ter em mente que você não passará de classe média para milionário de um dia para o outro. Isso requer tempo e paciência, além de outras virtudes que iremos te contar.

Vamos aos segredos!

1. Finanças organizadas

Quando pensamos em pessoas milionárias, talvez venha a ideia de que elas esbanjam. Gastam sem nem pensar. Mas não é assim, ricos são ricos, pois organizam suas finanças pessoais.

Pode parecer meio sovino, mas um milionário não gasta com uma bala sem colocar em seu orçamento. Cabe a você começar a praticar isso, agora você já sabe que isso pode te levar ao sucesso.

Por isso, faça o levantamento de todas as despesas, cheque sua conta com frequência, anote tudo o que gasta. Assim, você pode, inclusive, evitar gastos desnecessários.

2. Não gaste tudo que você ganha

Para ser milionário é preciso ter dinheiro “sobrando”. Pois é isso que te tornará um milionário, o dinheiro rende mais dinheiro, que rende mais dinheiro e por aí vai.

Por isso, é importante que você não planeje suas finanças contando com 100% daquilo que você ganha.

É necessário que seus gastos sejam menores do que sua renda. Reveja suas despesas e pense naquilo pode ser cortado sem prejuízos a sua qualidade de vida.

3. Cuide de seu patrimônio

Não importa se você tem muito ou pouco. Sabe aquela casinha que você aluga, mas não toma conta ou até mesmo recebe menos do que o valor do mercado por ela?

Aqueles pontos de fidelidade ou milhas do cartão? Se você não gerenciar com mãos de ferro, você está perdendo dinheiro.

E esse é um dos segredos que os milionários não te contam: cuide de perto do seu patrimônio. Seja ele do tamanho que for.

Nada que você possui pode ser subestimado ou deixado de lado. Fique de olho e faça crescer com estratégias de gerenciamento. Tenha muita disciplina e foco.

4. Poupe

Pelo menos 10% do que você ganha deve ser poupado. Talvez, esse número pode ser meio alto para você que não tem tanta grana.

Mas é uma meta que você pode estipular para começar a traçar os seus objetivos. Você pode começar com menos e ir aumentando a quantidade.

Mas não pare nos 10%. Aos poucos e dentro das condições (não dá para ficar sem o básico, não deixe que isso afete a sua qualidade de vida), vai aumentando essa porcentagem. A longo prazo você vai ver que vai ter acumulado uma boa quantia.

Analise suas despesas e veja o que você pode separar para começar com muita inteligência. Pouco é melhor do que nada, não se esqueça disso.

5. Invista

Como comentamos anteriormente, o que faz do milionário um milionário é o dinheiro que vira dinheiro e engorda o patrimônio. Mas, para isso acontecer, é necessário começar a investir.

Pois, se você juntar uma grana e não aplicar, aquele valor continuará sendo aquele valor e isso não faz sentido para quem quer ser rico.

Estude bastante as possibilidades de investimento e selecione o que mais se adequa à sua situação atual.

E não deixe de acompanhar e estudar as movimentações do mercado, só assim você verá seu patrimônio crescer.

6. Juros compostos + tempo + determinação

Juros compostos, tempo e determinação, essa é a combinação perfeita para entrar no seleto grupo de milionários.

Se você começar a investir, mesmo que seja pouco, mas começar agora e pensar a longo prazo, conseguirá engordar seu patrimônio.

Não comece a investir e tire o dinheiro rápido, pois isso é perder grana.

Os juros compostos fazem de fato diferença a partir dos 20 anos de aplicação. Se você desanimar, não conseguirá ver resultados. Lembra que falamos que é necessário pensar a longo prazo?

7. Cuidado com a inflação

Escolha investimentos que evitem que você perca dinheiro. Temos que pensar que 20 reais hoje podem comprar coisas que você não conseguirá comprar daqui uns anos.

Sabe aquela história do “Ah, o Kinder Ovo era um real na década de 90, hoje eu não consigo comprar uma barrinha de chocolate com esse dinheiro”? É isso que acontece com investimentos.

Escolha para a sua carteira investimentos que rendam de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), assim você mantém o poder de compra do seu dinheiro.

Conclusão

Esses são alguns dos segredos que os milionários não te contam. Além de aplicá-los em sua rotina, lembre-se de ter paciência e disciplina, isso é fundamental.

Sem elas, mesmo aplicando muito dinheiro você não consegue criar riquezas e aumentar seu patrimônio.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo.

Até a próxima!