O futuro não nos dá carros voadores até o presente momento, mas vivemos inovações inimagináveis para as pessoas até pouco tempo atrás.
Entre as mais diversas, podemos destacar aquelas dos meios de pagamento que estão pluralizados e com um propósito em comum: facilitar a vida das pessoas.
Dentre esses, ganha destaque uma forma que é necessário apenas encostar um dispositivo para pagar, mudando totalmente a forma como fazemos pagamentos.
Entretanto, muitas pessoas ainda desconhecem todo potencial que tem dentro do seu bolso e acabam perdendo seus benefícios.
Para ajudar essa grande massa de pessoas, conheça as principais informações que você precisa conhecer sobre os pagamentos por aproximação.
O que é o pagamento por aproximação?
Tecnologias que permitem um acesso remoto ou sem qualquer tipo de conexão por cabos ou entrada não é uma novidade para usuários conectados.
O Bluetooth, wifi, por exemplo, já existem a décadas, entretanto, cada um com funcionalidades já determinadas.
Entretanto, quando falamos em pagamentos, podemos mencionar outra tecnologia, conhecida pelas letras NFC.
Assim, quando entra nas proximidades de um meio de pagamento, esse realizará a transferência sem quaisquer barreiras.
Isso pode incluir a dispensa do uso de senhas para realizar pagamentos e cortar em grande parte possíveis filas que precisam ser enfrentadas para finalizar determinadas ações.
Suas aplicações já são vistas em outros setores como nos transportes coletivos e permitem aos usuários não ficarem refém apenas de um meio de pagamento.
Como funciona o pagamento por aproximação?
O Near Field Communication é uma comunicação pelo campo magnético em que o dispositivo está próximo.
Assim, terá uma região já determinada para entrar em contato com a máquina de pagamento compatível e realizar a transação de um ponto para outro.
A má notícia de todo esse processo é que nem todos os bancos nacionais estão abertos a essa tecnologia até o presente momento.
Por isso, mesmo instalando as carteiras digitais, você não conseguirá realizar os pagamentos até que a instituição permita ou troque de banco.
No quesito segurança, é de rotina que estes bancos já conheçam os possíveis crimes que podem ser cometidos por pessoas mal intencionadas.
Fornecendo um teto de compras iniciais que podem ser feitas por dia e bloqueando todo o restante automaticamente.
Vantagens do pagamento por aproximação
Vale muito a pena conhecer as principais vantagens dos pagamentos por aproximação, sendo as mais recorrentes:
- Agilidade: Sem dúvidas, um pagamento por aproximação será tão rápido quando ativado e pode eliminar realidades onde perder tempo com isso ainda existe.
- Versátil: Não é apenas um luxo de cartões de crédito, mas relógios, celulares e uma série de dispositivos já estão se atualizando sobre essa novidade.
- Saúde: Como enfrentamos uma pandemia recentemente, vimos a importância do distanciamento social e foi um dos momentos mais propícios para a implementação de pagamentos aproximados.
- Acessibilidade: Qualquer pessoa consegue utilizar sem muitos problemas e se torna acessível para a grande maioria dos públicos.
Desvantagens do pagamento por aproximação
Como nenhuma ferramenta é perfeita, você precisa conhecer os pontos negativos para contorná-los no cotidiano, assim, os mais recorrentes são:
- Segurança para o cliente: Mesmo com todos os recursos de proteção, com a aproximação permitida, é possível que ladrões ou fraudadores utilizem esse meio de pagamento sem muitas barreiras.
- Segurança para os comerciantes: O pagamento por aproximação é tão rápido que golpistas podem usar os cartões sem precisar de senha e se o dinheiro for devolvido dará prejuízo ao estabelecimento.
- Simplicidade maquiada: É comum que os bancos forneçam mecanismos de segurança, entretanto, podem fazer um pagamento “simples” ser ainda mais complexo.
Como utilizar o pagamento por aproximação?
A primeira coisa que você precisa entender é que as tecnologias precisam ter a tecnologia NFC.
Para saber disso, você tem que procurar as especificações do dispositivo nos manuais físicos ou digitais.
Depois disso, é necessário baixar uma carteira digital disponível para seu sistema operacional.
As duas mais populares atualmente são:
- Apple Pay: Para os usuários do sistema IOS, a Apple Pay é uma ferramenta de outro mundo quando o assunto são pagamentos por aproximação;
- Google Pay: Ajudando na felicidade da maioria das pessoas, o Google também tem uma carteira bem competitiva e consegue oferecer bons serviços em seu sistema;
- Samsung Pay: A Samsung é uma das maiores fabricantes de tecnologia do mundo e não poderia deixar de estar presente. Assim, você pode ter uma carteira digital da empresa.
Com isso, você já pode imaginar que irão surgir, nos próximos anos, milhares de aplicativos com a mesma função.
A recomendação é sempre procurar plataformas como o Reclame Aqui que reúnem avaliações sinceras das empresas e procurar entender como ela se comporta em relação a gestão das suas finanças.
Qual o futuro do pagamento por aproximação?
Com a popularização dos QR Codes e uma série de pagamentos inovadores como o Pix, dá a impressão que o por aproximação tem seus dias contados.
Entretanto, apesar das tecnologias serem revolucionárias, elas não atingem toda a população de forma democrática.
Afinal, o papel moeda ainda é o mais desejado e utilizado é um dos desafios para quaisquer meios de pagamento é o acesso da população as ferramentas.
Por este motiv, se você está pretendendo investir nesse segmento é preciso pensar muito além dos próximos meses.
Mas nos próximos, 5 ou 10 anos tomar as decisões de investimento utilizando as variáveis que colocamos nas linhas anteriores.
Conclusão
Agora, você já conhece tudo sobre os pagamentos por aproximação, ficará muito mais fácil lidar com essa tecnologia no seu dia-a-dia.
Diminuindo os tradicionais limbos entre teoria e prática que as tecnologias podem proporcionar quando são lançadas no mercado consumidor.
E pode levar consumidores a não utilizar da maneira correta uma ferramenta, impedindo o desenvolvimento de uma determinada região.
Até que toda a massa consiga acessar de maneira simples, essa pode ser a rotina de várias cidades espalhadas pelo país.
Desse modo, você pode ajudar a diminuir esses problemas, o processo é muito simples, basta compartilhar o nosso artigo em suas redes sociais.